Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Saúde Mental

6 benefícios comprovados do chocolate para o cérebro

Amantes de chocolate, alegrem-se! Neste Dia Mundial do Chocolate, 07 de julho, trazemos a notícia como se você precisasse de outro motivo para se deliciar com um dos alimentos mais populares do mundo, o chocolate pode realmente ser bom para você e seu cérebro. O chocolate, em sua forma bruta, é repleto de benefícios saudáveis. É todo o processamento comercial, açúcar, laticínios e aditivos que o transforma de um alimento saudável em um produto que deve ser consumido com moderação.

Várias pesquisas mostram que o chocolate amargo, sem açúcarde sem aditivos oferece benefícios substanciais. Confira!

O chocolate é bom para o seu cérebro e sua saúde mental, segundo estudos científicos

1. Reduz os sintomas depressivos.

O chocolate amargo contém o neurotransmissor feniletilamina, que está envolvido na regulação do humor e libera endorfinas de bem-estar no cérebro. De acordo com um estudo de 2019 na revista Depression and Anxiety , as pessoas que consumiram qualquer quantidade de chocolate amargo durante dois períodos de 24 horas tiveram 70% menos probabilidade de relatar sintomas de depressão do que aquelas que não comeram chocolate. Entre os consumidores de chocolate, os 25% que comeram a maior parte foram os menos propensos a dizer que experimentaram sintomas depressivos. Mas antes de correr para a loja para estocar barras de chocolate, tome nota. Foi apenas o chocolate amargo que produziu uma redução significativa no risco de sintomas depressivos.

2. Melhora a cognição.

Um estudo de 2017 na Frontiers in Nutrition sugere que consumir cacau leva a melhorias de curto e longo prazo na cognição geral, atenção, velocidade de processamento e memória no trabalho .

3. Melhora o fluxo sanguíneo.

Pesquisas no Journal of the American College of Nutrition descobriram que o cacau melhora a saúde dos vasos sanguíneos, e outros estudos apontaram para sua capacidade de reduzir a pressão arterial. Isso melhora o fluxo sanguíneo geral, que é uma das chaves para a saúde do cérebro. Baixo fluxo sanguíneo em estudos de imagem cerebral SPECT foi observado com depressão, suicídio, transtorno bipolar, esquizofrenia, TDA/TDAH, lesão cerebral traumática, acumulação, abuso de substâncias e muito mais.

4. Aumenta os neuroquímicos da paixão.

O chocolate contém feniletilamina (PEA), que libera endorfinas no cérebro. Estes são alguns dos mesmos neuroquímicos que o cérebro produz quando você se apaixona. Não é à toa que tantas pessoas dizem que amam chocolate. Acredita-se também que a PEA esteja associada a certos distúrbios de saúde mental. Por exemplo, um estudo de 2014 descobriu que o TDAH é caracterizado por baixos níveis de PEA e sugere que a PEA pode ser uma alternativa segura aos ISRSs no tratamento da depressão.

5. Reduz a inflamação.

O chocolate amargo possui alta concentração de flavonoides, que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório. A inflamação tem sido associada a uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo depressão, transtorno bipolarTOC , esquizofrenia, transtornos de personalidade e doença de Alzheimer. Estudos científicos também apontam para uma associação entre altos níveis de inflamação e diminuição da motivação e comportamento suicida , juntamente com a ativação de partes do cérebro que sentem rejeição social, medo e ameaças.

6. Aumenta a serotonina.

O chocolate amargo contém serotonina, o neurotransmissor “não se preocupe, seja feliz”, conhecido por melhorar o humor. A baixa atividade da serotonina aumenta o risco de depressão e pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer em idosos, de acordo com pesquisa em Neuropsicofarmacologia .

Não é uma desculpa para exagerar

Sim, a ciência confirma que o chocolate amargo oferece benefícios para o cérebro e a saúde mental, mas isso não significa que quanto mais, melhor. Atenha-se a não mais do que 1 pedaço pequeno e certifique-se de escolher uma variedade sem açúcar e sem laticínios que tenha pelo menos 70% de cacau.

Por fim, pode-se concluir que os benefícios da atividade física em portadores de doenças mentais são bem relevantes. Nesse sentido, os profissionais de saúde devem incentivar tais práticas, pois a intrínseca ligação entre corpo e mente exige medidas para promover o equilíbrio, o bem-estar e a saúde integral.

Mas se estiver sofrendo de algum problema mais sério de saúde mental, é melhor buscar ajuda profissional.

Agora é com você: gostaria de conhecer melhor os tratamentos especializados em saúde mental do Hospital Santa Mônica? Entre em contato conosco!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter