Quem Somos

Contribuir para a reabilitação da saúde física e mental do paciente e promover sua reinserção social, com uma vida digna e autônoma é a nossa missão desde 1969.

“Nós acreditamos que conseguimos transformar vidas, integrando atenção e técnicas de ponta no tratamento de nossos pacientes psiquiátricos”, Suzana Bellizia, CEO do Hospital Santa Mônica.

O Hospital Santa Mônica foi fundado em 1969, na cidade de Itapecerica da Serra – SP, localizado à 10 km do bairro do Morumbi. Fundado pelo Doutor Romolo Bellizia, reconhecido e diversas vezes premiado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Geral. Trabalhou voluntariamente, por mais de 20 anos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Desde a época de estudante e residente, sempre se importou com a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes crônicos que precisam de cuidados especiais, muito carinho e atenção. Assim, o Hospital Santa Mônica nasceu com o objetivo de dar condições mais humanas e dignas de tratamento aos pacientes crônicos internados.

Ao longo dos mais de 50 anos de atividades em prol da medicina do País, o Hospital Santa Mônica passou por importantes momentos de conquistas e expansão, e foi em um desses momentos, que o hospital se reposicionou no mercado focando seu atendimento para o tratamento de pacientes psiquiátricos, atuando em saúde mental e dependência química, além de manter a assistência na área de retaguarda clínica para atendimento aos pacientes crônicos.

Estabelecido em uma área de mais de 83 mil m², sendo 50 mil m² aproximadamente de mata atlântica nativa preservada, proporciona mudança de ambiente e condições de bem-estar aos pacientes. Hoje o Hospital Santa Mônica conta com 270 leitos e investe sempre na formação de suas equipes médicas e multiprofissionais e na formação de novos profissionais, para que se mantenham orientadas em oferecer um tratamento mais humanizado sempre alinhados com as novidades de congressos e estudos internacionais.

É o primeiro hospital psiquiátrico privado acreditado pela ONA Nível 3, Excelência em Gestão, em São Paulo. O que demonstra a preocupação constante com segurança e a qualidade de tratamento. Responsabilidade voltada ao paciente e sua jornada durante o tratamento psiquiátrico. Além de contar com Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Experiência do paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, coordenador por uma médica infectologista.

Estruturado para acolher e cuidar bem

Diferenciais do Hospital Santa Mônica

O Hospital Santa Mônica possui completa estrutura hospitalar e equipe especializada no atendimento aos pacientes infantojuvenil, adultos e idosos com problemas de saúde mental e dependência química. Estamos prontos para auxiliar no processo de recuperação para ajudar a construir uma nova história, além de orientar a família a lidar com a situação.

  • Hospital Privado Psiquiátrico Acreditado ONA III (Excelência em Gestão) – 1o Hospital Psiquiátrico Privado certificado pela ONA em 2018.
  • Conta com Enfermagem, Médico Clínico e Farmacêutico – 24h.
  • Tratamento para transtornos mentais e dependência química a partir dos 8 anos de idade.
  • Equipe médica composta por: psiquiatras, clínicos, nutrólogo, infectologista que atuam em conjunto com a equipe multiprofissional: enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistente social, terapia assistida por cães, terapeuta holístico, terapeuta em dependência química, arte terapeuta.
  • Comissões de avaliação do prontuário eletrônico, de Ética, CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e EMTN – Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.  
  • Núcleos de Segurança e de Experiência do Paciente.
  • Aplicação de Invega Sustenna. 
  • ECT – Procedimento de Eletroconvulsoterapia.
  • Atendimento centrado no paciente e em sua reinserção na vida social.
  • Espaço Bem-Estar (beleza e autoestima)
  • Espaço Conviver
  • 270 Leitos
  • 83 mil m² de Área e 50 mil m² de Mata Nativa Preservada
  • Academia de Ginástica
  • Campo de Futebol, Quadra de Volei e Piscina
  • À 20 minutos do Bairro do Morumbi – SP
  • Centro de Cuidados em Saúde Mental na Praça da Árvore – HD e Consulta

Atividades que resgatam a autoestima e convívio social

São realizadas diariamente atividades que visam à reabilitação física, reintegração sociofamiliar e profissional quem ajudam a melhorar a autoestima. Todas as atividades propostas têm fins terapêuticos e são de extrema importância para a recuperação do paciente, além de proporcionar momentos de lazer e recreação, o que torna o tratamento mais agradável.

  • Futebol, Vôlei e Basquete
  • Hidroginástica
  • Academia
  • Pilates e Alongamento
  • Atividades de Pintura e Artesanato
  • Musicoterapia
  • Dançoterapia
  • Terapia com Cães
  • Terapias em Grupo e indivídual
  • Terapias online
  • Grupo Terapêutico da Família
  • Terapias Manuais e Lúdicas

Reconhecimento

Medalha Belchior de Pontes ao dr. Romolo Bellizia

Em 2019, a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, SP, por meio do seu presidente, Marcio Roberto Pinto da Silva, concede ao Dr. Romolo Bellizia, fundador do Hospital Santa Mônica, a medalha Belchio de Pontes, em virtude dos serviços prestados.

Título de Cidadão Itapecericano ao Ilustríssimo Doutor Romolo Bellizia

Em 2014, no Plenário David Farah, a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, concedeu o Título de Cidadão Itapecericano ao Ilustríssimo Doutor Romolo Bellizia em reconhecimento aos excelentes serviços prestados ao Município de Itapecerica da Serra.

Doutor Romolo Bellizia nasceu em 14 de fevereiro de 1933, na Cidade de São Paulo, se formou na quarta turma da PUC de Sorocaba. Especializou-se em Cirurgia Geral e foi agraciado com prêmio pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Geral. Trabalhou voluntariamente por mais de 20 anos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Casou-se em 22 de outubro de 1962 com Ana Maria Domingues e desse casamento gerou cinco filhos e nove netos, sendo os filhos: Suzana Bellizia Amaral, Alexandre Bellizia, Cristiana Bellizia Stallone, Marcos Bellizia e Luciana Bellizia. Em 1969, fundou o Hospital Santa Mônica na cidade de Itapecerica da Serra com o objetivo de dar condições mais humanas e dignas de tratamento aos pacientes crônicos internados. Este empreendimento contava na época com um imóvel de 18.000 m² de terreno e aproximadamente 1.000 m² de área construída e 60 leitos para internação.

Doutor Romolo Bellizia sempre enfrentou as inúmeras dificuldades e adversidades ao longo destes 51 anos de existência do Hospital Santa Mônica, com muita fé em Deus, coragem, empreendedorismo, sem qualquer ganância, custeando o Hospital por muitos anos com seus próprios recursos, apenas pelo idealismo de dar ao paciente internado, o atendimento por ele preconizado no Hospital Santa Mônica, tratando-o como se fosse da sua família, com atenção, preocupação e respeito a dignidade, fornecendo além de cuidados técnicos, o calor humano.

O Homenageado sempre buscou formar equipes médicas e de trabalho com profissionais competentes e comprometidos em dar as melhores e mais atuais técnicas médicas, com honestidade e muita humanização. Trata a todos como amigos e irmãos. É abençoado por Deus por conceder meios para que o Hospital Santa Mônica continue atendendo e beneficiando inúmeras famílias que usam seus serviços.Em 14 de fevereiro, o Homenageado completou 80 anos de vida e mantém-se ativo trabalhando diariamente no hospital. Dr. Romolo é um exemplo de vida para seus familiares, amigos, pacientes e a toda sua equipe de trabalho, afirmou o presidente da Casa de Leis, Cicero Costa.

O título foi votado e concedido por unanimidade pelos vereadores Cícero Costa – presidente, Hércules da Farmácia – Vice-Presidente, Prof. Ernandes Oliveira dos Santos – 1º Secretário, Gérson Lazarin – 2ª Secretário, Alex Pires, Toninho Trolesi, Cleber Bernardes, Fabinho Gêmeos ,Dr. Ramon Corsini, Prof. Jonas Feijó, Edicarlos Bispo dos Santos (Sangue Bom) e Zé Hélio.