Tratamentos da Dependência Química
Saber quando procurar tratamento para superar a dependência química é importante e muitas vezes a família ou os amigos são os primeiros a ajudar.
Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício. No entanto, é preciso entender que a dependência química faz com que o usuário de substâncias perca o controle do uso e, como consequência, perca também aos poucos, o controle emocional, físico e psíquico. Por isso, ao chegar nessa situação, é preciso buscar ajuda.
O que é Dependência Química?
A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Ela pode se referir a álcool, cocaína, crack, maconha e até mesmo medicamentos como calmantes. A dependência química é considerada como um transtorno mental resultante necessidade constante e uso abusivo de drogas.
Tratamento e Reabilitação de Dependentes Químicos
Uma variedade de programas de tratamento (ou recuperação) para o abuso de substâncias estão disponíveis em regime de internação ou ambulatório. Os programas considerados são geralmente baseados no tipo de substância abusada.
- Internação ou tratamento ambulatorial;
- A desintoxicação (se necessária, com base na substância abusada);
- A gestão de acompanhamento de longo prazo ou sistemas de cuidados orientados para a recuperação são características importantes do tratamento bem-sucedido;
- O gerenciamento de acompanhamento de longo prazo geralmente inclui reuniões de grupo formalizadas e sistemas de apoio psicossocial, bem como supervisão médica contínua.
- A psicoterapia individual e familiar é frequentemente recomendada para abordar as questões que podem ter contribuído e resultado do desenvolvimento de um transtorno de abuso de substâncias.
Sinais e Sintomas Apresentados por Dependentes Químicos

Tentativas sem sucesso de redução do consumo
Desejar continuamente ou tentar sem sucesso reduzir ou controlar o uso de drogas ou álcool.

Aumentar o consumo de álcool ou drogas
Usar ou beber grandes quantidades ou por mais tempo do que o planejado.

Passar muito tempo com foco no consumo
Gastar muito tempo obtendo, usando ou se recuperando do uso de drogas ou álcool.

Comprometimento da produtividade
Uso contínuo de drogas ou álcool interfirindo no trabalho, na escola ou nas tarefas domésticas. Até que desiste das atividades.

Aparecimento de doenças
Usar drogas ou álcool, mesmo diante do aparecimento ou agravamento de problemas físicos ou psicológicos.

Comprometimento dos relacionamentos
Usar drogas ou álcool, mesmo com problemas de relacionamento continuados causados pelo uso.

Assume riscos
Correr riscos, como riscos sexuais ou dirigir alcoolizado.

Desenvolvimento de Tolerância
Desenvolvimento de tolerância ou necessidade de usar mais drogas ou álcool para obter o mesmo efeito.

Mudança de amizades
Isolamento social da família, amigos e da sociedade. Permanecer mais tempo trancado no quarto ou outro ambiente.

Problemas Financeiros
Gastar a maior parte dos seus recursos financeiros com drogas, bebidas, cigarros.

Falta de Higiene Pessoal
Não cuida da sua higiene pessoal como tomar banho, escovar os dentes, usar roupas limpas.

Outros sintomas
Perda de peso, fadiga constante e olhos vermelhos.
Principais Substâncias Causadoras da Dependência Química
Quando Procurar Tratamento para Dependência Química?
Não se desespere. Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, a dependência química é considerada uma doença crônica que pode ser tratada. Os dependentes químicos precisam de ajuda para reconhecer o problema. Neste sentido, existem tratamentos psiquiátricos e terapias que ajudam na reabilitação e prevenção a recaídas.
Em muitos casos a internação, voluntária ou involuntária, é necessária para resgatar e desintoxicar o indivíduo e assim ajudá-lo a alcançar a sua harmonia e restaurar sua autoestima rumo a uma vida autônoma e livre de vícios.

Terapias e Atividades que Complementam o Tratamento Psiquiátrico
Consulta e Diagnóstico
Equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, clínicos, nutrólogo, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, entre outros.
Estrutura Hospitalar
O primeiro hospital psiquiátrico privado a receber a Acreditação Plena ONA 2, certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados na área de saúde.
Ambientes Adequados
Separados e adequados para jovens e adultos, homens e mulheres. Local com muita área verde, tranquilo e seguro para atender pacientes estáveis ou em crise.
Tratamentos Contínuos
Contribuir para a reabilitação da saúde física e mental do paciente e promover sua reinserção social, com uma vida digna e autônoma é a nossa missão.