Saúde Mental e Psiquiatria - Hospital Santa Mônica

Se você ou um familiar estiver em passando por problemas de saúde mental e estiver sofrendo para resolver a situação, não se culpe e vá a luta! Nós do Hospital Santa Mônica entendemos a sua dor e os preconceitos que nos cercam quando o assunto é psiquiatria, então é natural essa dificuldade. Mas para que seja possível recuperar a saúde mental é preciso começar a aprender e procurar ajuda com um especialista.

O que é transtorno mental?

É uma doença que causa distúrbios leves a graves no pensamento e/ou comportamento, resultando em uma incapacidade de lidar com as demandas e rotinas comuns da vida.

Alguns dos transtornos mais comuns são depressão, transtorno bipolar, demência, esquizofrenia e distúrbios de ansiedade. Os sintomas podem incluir mudanças no humor, na personalidade, hábitos pessoais e/ou isolamento social.

Com cuidados e tratamento adequados, muitos indivíduos aprendem a lidar ou se recuperar de uma doença mental ou transtorno emocional.

Como identificar os possíveis sintomas de transtornos mentais

Diminuição da produtividade no trabalho

Perceber que a sua produtividade no trabalho está comprometida com a diminuição significativa no seu desempenho.

Isolamento social

Isolamento social dos amigos ou da família, permanecer mais tempo trancado no quarto.

Distúrbios do Sono

Apresentar problemas para dormir como ter pesadelos persistentes, insônia, hipersonia.

Depressão e Ansiedade

Apresentar mudanças no humor, negatividade. Demonstrar sinais de preocupação excessiva e ansiedade com os acontecimentos do dia a dia.

Mudanças no apetite

Perceber mudanças no apetite provocando o ganho ou perda significativa de peso.

Agressividade e Raiva

Como a mudança de humor, também pode apresentar-se mais agressivo com frequência ou demonstrar sinais de raiva.

Ideação Suicida

Pensamento contínuo sobre como acabar com o sofrimento, com a dor. Surge como a representação mental sobre como acabar com a própria vida.

Abuso de substâncias

O abuso de substâncias como álcool e drogas, são causados por múltiplos fatores, incluindo vulnerabilidade genética, estressores ambientais, pressões sociais, características de personalidade individual e problemas psiquiátricos.

Quando procurar ajuda de um psiquiatra?

Saber quando procurar tratamento para transtornos de saúde mental é importante, muitas vezes, a família ou os amigos são os primeiros a suspeitar que alguém próximo está sendo desafiado por sentimentos, comportamentos e/ou condições ambientais que o fazem agir de forma disruptiva, rebelde ou triste. Isso pode incluir, mas não está limitado, a problemas com relacionamentos, sono, alimentação, abuso de substâncias, dentre outras condições. É importante saber que pessoas de diferentes idades terão diferentes sintomas e comportamentos.

É importante que as famílias que suspeitarem de um ou mais problemas nessas áreas busquem tratamento o mais rápido possível.

Tipos mais comuns de transtornos mentais

Depressão

É um transtorno de humor grave que afeta todo o seu corpo, incluindo seu humor e pensamentos. É importante saber que a depressão não é uma falha de fraqueza ou caráter. É um desequilíbrio químico em seu cérebro que precisa ser tratado.

Saiba mais

Transtorno de Humor

É uma categoria de doença relacionada a mudanças de humor e inclui outras doenças como: transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno depressivo persistente, ciclotimia  e o transtorno afetivo sazonal.

Saiba mais

Transtorno Bipolar

É um transtorno do humor. Faz com que uma pessoa tenha ciclos de mudanças extremas de humor que vão além dos altos e baixos normais. Uma pessoa com este transtorno terá períodos de alegria e extrema excitação. Seguido de sensação de tristeza e depressão.

Saiba mais

Ansiedade

A maioria das pessoas apresenta sentimentos de ansiedade antes de um evento importante, como um exame, apresentação de trabalho, casamento. Faz com que as pessoas se sintam assustadas, angustiadas e desconfortáveis sem motivo aparente.

Saiba mais

Distúrbios Alimentares

São doenças psiquiátricas reais e complexas que podem ter sérias consequências para a saúde, produtividade e relacionamentos. Inclui a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno compulsivo são doenças biopsicossociais.

Saiba mais

Esquizofrenia

É uma doença cerebral complexa. Geralmente é hereditária e pode causar sintomas preocupantes. Isso pode incluir ouvir vozes e ter problemas para pensar de forma clara. Muitas vezes, começa de repente no início da idade adulta, não há cura para esta doença, mas pode ser tratada.

Saiba mais

Transtorno de Personalidade

Pessoas que lutam com um transtorno de personalidade têm grande dificuldade em lidar com outras pessoas. Tendem a ser inflexíveis, rígidos e incapazes de responder às mudanças e exigências da vida.

Saiba mais

Síndrome do Pânico

É um episódio súbito de medo intenso que desencadeia reações físicas severas quando não há perigo real ou causa aparente. Podem ser muito assustadores. Você pode pensar que está perdendo o controle, tendo um ataque cardíaco ou mesmo morrendo.

Saiba mais

 

Tratamentos eficazes em ambiente seguro e familiar. Converse com nossos médicos especialistas.
VENHA NOS CONHECER

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h