Publicado em Deixe um comentário

5 sinais de quem possui transtornos mentais

De acordo com pesquisa da WHO (World Health Organization), uma a cada quatro pessoas vai apresentar sinais de transtorno mental em algum momento da vida. As causas ou fatores de risco dos transtornos podem ser desde a predisposição genética e evento traumático até o abuso de drogas.

São diversos transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, entre outros. Cada um tem seus sintomas característicos, mas existem alguns indicativos abrangentes que podem significar um possível transtorno. Confira a seguir e entenda melhor o tema!

1. Apresenta problemas de sono

Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. Uma pessoa deve dormir de 7 a 9 horas por noite, dependendo dos hábitos e das próprias necessidades.

Sendo assim, ficar noites sem dormir direito ou dormir horas demais pode indicar problemas como depressão, ansiedade ou, até mesmo, abuso de substâncias.

2. Está sempre ansioso ou tenso

É comum ficar ansioso antes de uma prova, viagem ou antes de algum evento muito esperado. Porém, quando isso passa a atrapalhar o modo de viver, trazendo preocupações excessivas, é um sinal de que passou dos limites de normal e saudável.

Tudo traz preocupação e tensão, fazendo com que fique remoendo pequenos diálogos e acontecimentos e isso acaba atrapalhando o sono, trabalho e outras atividades. Muitas vezes a ansiedade pode ser tão grande que chega a causar falta de ar, dor de barriga, palpitações e até dores de cabeça. Então, fique atento!

3. Humor se altera com facilidade

É completamente normal reagir a acontecimentos da vida, sejam eles bons ou ruins. Afinal, nem tudo é perfeito e existem, sim, momentos de alegria e tristeza. No entanto, se você percebe uma falta de equilíbrio no humor, saiba que isso pode indicar algum problema.

O humor desregulado seria aquele que se altera sem motivo aparente ou que muda com muita facilidade, por exemplo, reagir de forma exagerada, ficar triste ou frustrado com facilidade. Além disso, repare na dificuldade em superar os momentos de tristeza e na constante sensação de que perdeu o controle da sua vida.

4. Tem se afastado das pessoas

Passar o dia trancado no quarto, não querer sair de casa para ver amigos e parentes e não querer receber visitas são alguns dos sinais. No entanto, também pode se demonstrar mais “fechada”, sem querer compartilhar sentimentos com pessoas próximas.

Essa conduta pode indicar que a pessoa tem algo a esconder ou que se sente incapaz de ter uma vida social, optando por ficar sozinha e isolada. Geralmente, tende a sair do emprego, trancar a faculdade e inventar desculpas para não sair de casa.

5. Esquecimento frequente

O esquecimento pode ter causas neurológicas, mas também pode ser decorrente de uma dificuldade de se concentrar e de tomar decisões. Alguns dos transtornos mentais atrapalham os processos cognitivos, fazendo com que a pessoa se esqueça mais facilmente.

Portanto, caso você ou algum conhecido apresente alguns desses sinais de transtorno mental, procure ajuda médica para realizar um diagnóstico. Os sintomas podem não significar nada demais, como também podem ser um importante indicativo de que algo não vai bem.

Agora que você já sabe quais são os sinais de transtorno mental, quer aprofundar os seus conhecimentos ainda mais sobre o tema? Então, assine nossa newsletter para receber postagens semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *