Publicado em 45 comentários

5 sinais de quem possui transtornos mentais

De acordo com pesquisa da WHO (World Health Organization), uma a cada quatro pessoas vai apresentar sinais de transtorno mental em algum momento da vida. As causas ou fatores de risco dos transtornos podem ser desde a predisposição genética e evento traumático até o abuso de drogas.

São diversos transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, entre outros. Cada um tem seus sintomas característicos, mas existem alguns indicativos abrangentes que podem significar um possível transtorno. Confira a seguir e entenda melhor o tema!

1. Apresenta problemas de sono

Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. Uma pessoa deve dormir de 7 a 9 horas por noite, dependendo dos hábitos e das próprias necessidades.

Sendo assim, ficar noites sem dormir direito ou dormir horas demais pode indicar problemas como depressão, ansiedade ou, até mesmo, abuso de substâncias.

2. Está sempre ansioso ou tenso

É comum ficar ansioso antes de uma prova, viagem ou antes de algum evento muito esperado. Porém, quando isso passa a atrapalhar o modo de viver, trazendo preocupações excessivas, é um sinal de que passou dos limites de normal e saudável.

Tudo traz preocupação e tensão, fazendo com que fique remoendo pequenos diálogos e acontecimentos e isso acaba atrapalhando o sono, trabalho e outras atividades. Muitas vezes a ansiedade pode ser tão grande que chega a causar falta de ar, dor de barriga, palpitações e até dores de cabeça. Então, fique atento!

3. Humor se altera com facilidade

É completamente normal reagir a acontecimentos da vida, sejam eles bons ou ruins. Afinal, nem tudo é perfeito e existem, sim, momentos de alegria e tristeza. No entanto, se você percebe uma falta de equilíbrio no humor, saiba que isso pode indicar algum problema.

O humor desregulado seria aquele que se altera sem motivo aparente ou que muda com muita facilidade, por exemplo, reagir de forma exagerada, ficar triste ou frustrado com facilidade. Além disso, repare na dificuldade em superar os momentos de tristeza e na constante sensação de que perdeu o controle da sua vida.

4. Tem se afastado das pessoas

Passar o dia trancado no quarto, não querer sair de casa para ver amigos e parentes e não querer receber visitas são alguns dos sinais. No entanto, também pode se demonstrar mais “fechada”, sem querer compartilhar sentimentos com pessoas próximas.

Essa conduta pode indicar que a pessoa tem algo a esconder ou que se sente incapaz de ter uma vida social, optando por ficar sozinha e isolada. Geralmente, tende a sair do emprego, trancar a faculdade e inventar desculpas para não sair de casa.

5. Esquecimento frequente

O esquecimento pode ter causas neurológicas, mas também pode ser decorrente de uma dificuldade de se concentrar e de tomar decisões. Alguns dos transtornos mentais atrapalham os processos cognitivos, fazendo com que a pessoa se esqueça mais facilmente.

Portanto, caso você ou algum conhecido apresente alguns desses sinais de transtorno mental, procure ajuda médica para realizar um diagnóstico. Os sintomas podem não significar nada demais, como também podem ser um importante indicativo de que algo não vai bem.

Agora que você já sabe quais são os sinais de transtorno mental, quer aprofundar os seus conhecimentos ainda mais sobre o tema? Então, assine nossa newsletter para receber postagens semelhantes!

45 comentários sobre “5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. A minha irmã tem 21 anos antes quando ela morava com a minha mae ela era uma menina linda doce mas ela arrumou um namorado e fugiu com ele de casa com isso ela teve uma filha agora ela briga com toda a familia so quer saber da familia do marido so vive suja esta anorexa o marido humilia ela e ela age como se nao fosse nada e se minha mae fala algo ela xinga a minha mae toda nao gosta que agente va na casa dela e toda vez que agente tenta levar ela a um medico ela briga com agente e é muito agressiva nao sabemos mais oque fazer

    1. Olá Anna Julia, entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-428

  2. acho que estou louco…..

  3. Eu estou com alguns sintomas .

  4. Bem eu sou Fábio tenho 36 anos tenho dificuldade de concentração esqueço com facilidade das coisas minha vida é uma merda sou ansioso sou péssimo pra lidar com cálculos sempre fui uma derrota na escola hoje tenho que tomar um fitoterápico a base de Maracugina para dormir no trabalho procuro não ter muito contato com outros colegas pois meu humor não é dos melhores já quase separei da minha esposa porque quando eu chegava em casa ela já dizia chegou o insuportável 😬 tudo ficou pior depois dos meus 18 anos meus pais se separaram cheguei ficar sem voz durante dois dias eu me escondia para que a minha mãe não percebesse enfim hoje sou adulto tudo que faço ou tento fazer tenho dificuldade não sei que rumo tomar lembro que tentei suicídio dentro de casa minha mãe e meu irmão mais novo me tiraram do banheiro com a faca na mão isso as vezes tenho vontade de sumir sem direção pois é tudo complicado.

    1. Olá Fábio o ideal seria passar por uma consulta e verificar se você não tem défict de atenção, só o psiquiatra ou o neurologista poderão avaliar melhor, caso precise nossa clínica é 11 98500-3238

    2. 😂😂dois

  5. Bem, eu nunca fui muito feliz kkkk, alegre sim. Porém de tempos pra cá tenho me esquecido com maior frequência, não consigo me concentrar , na verdade é como se eu não tivesse lido ou tido “aquela conversa”. SIMPLESMENTE não sei. Provocando muitos atritos com pessoas queridas. Recentemente tive um problema com minha filha e sei que a responsabilidade foi minha.
    Preciso de ajuda, de um diagnóstico, pra saber por onde começar.

    1. Olá Denise, bom dia, o ideal seria passar por uma avaliação médica, segue o telefone da nossa clínica onde poderá agendar uma consulta abraço 11 98500-3238

  6. Eu tenho os cinco sintomas,será q posso estar louco?

    1. Olá Nilton, infelizmente não podemos afirmar sem uma avaliação com um psiquiatra, mas se você identificou seria bom fazer uma consulta com um profissional, caso precise entre em contato para agendar 11 98500-3238

  7. Eu estou com a cabeça pessada, sinto medo, incerteza, falta de ar, tontura, e cabeça parece cheia, como se eu vivesse algo q n sou eu vivendo

    1. Olá Vinicius, já passou por uma consulta com um psiquiatra? este seria o melhor caminho neste momento, nosso contato para agendamento de consulta é 11 98500-3238, grata

  8. Caraca….eu tenho apenas 13 anos e..comecei a sentir isso com 11 :)…as vezes eu me pergunto como isso foi acontecer ou eu durmo de nós ou de menos fico traçada no meu quarto não gosto de sair eu desabafo mas ninguém nunca me estente sofro de ansiedade depreção insônia ou durmir demais…..e penso em suicídio todos os dias…bem…foi só isso 🙂

    1. Olá Lana, nossa recomendação é que converse urgente com os seus pais e procurem juntos um psiquiatra que irá orientá-la ok, mas não deixe de conversar com os seus pais imediatamente, isso será muito importante, abraço

  9. Meu marido tem tido atitudes muito estranhas, começou com mania de limpeza,nunca a casa está suficientemente limpa e me acusa de desleixada, é introvertido com a família, mas extremamente extrovertido e inconveniente com amigos. Não consegue controlar a raiva e os episódios estão cada vez mais frequentes, já destruiu o carro dando cavalo de pau em uma rua residencial cheia de crianças, deu uma paulada na cabeça de um rapaz que trabalha com ele, saiu de casa tem 20 dias pq minhas filhas e eu estávamos assistindo um programa e torcendo e falando alto e nós o acordamos com o barulho,não veio mais nem ver as filhas, está falando mal de mim pra todo mundo e eu não consigo entender essa atitude, não pode ser normal. Ele nunca me agrediu fisicamente, mas essas explosões frequentes não têm sentido. Não sei o que pensar, mas estou até com medo dele estar com algum transtorno psicológico e ele é do tipo que jamais procuraria ajuda.

    1. Olá Yara, o que você poderia fazer é agendar uma consulta com um psiquiatra para entender o que pode estar causando isso. Ficamos à disposição pelos telefones (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287

  10. Olá, apesar de me achar muito jovem já que tenho 13 anos me identifiquei com todos os sintomas de forma aprofundada e de longa duração, a alguns anos tenho tido muita insônia, estou sempre tensa sem motivo o que frequentemente me causa dores de cabeça, o caso infeliz da mudança de humor é que já pesquisei todo tipo de mudança do tipo e sempre acabo me identificando, já na questão social realmente só fico em meu quarto o que levou a ter discussões com meus pais porém não consigo socializar com os outros e nem entender muito bem o conceito de algumas opiniões que para mim parecem normais mas avista de outros é algo irracional ou estranho, agora o ultimo é o que mais tem causado caos porque falam comigo ou pedem para mim fazer alguma coisa e se não fizer no momento acabo esquecendo e dificilmente me lembro depois principalmente ações. Me diga qual a melhor maneira de resolver isso?

    1. Olá Flávia, como você tem 13 anos, recomendamos que converse abertamente com os seus pais ou com alguma pessoa maior de idade como uma tia em que confie e fale o que está sentindo, peça ajuda, passe em consulta com um psiquiatra, ele poderá orientar qual é o melhor caminho, mas não fique sozinha!

  11. Eu tenho problemas mentais; Ansiedade, depressão e transtorno bipolar, me sinto muito vazia, comecei a desacreditar de tudo, tenho ódio da raça humana.
    Não sigo mais nenhuma religião. Eu me machuco e me estresso muito rápido.
    Não consigo me concentrar em algo, e esqueço das coisas facilmente
    Tenho família, mas eles só pioram tudo e meus pais não me ajudam, e eu não quero ajuda deles,pois eles vão dizer que é frescura. Nunca falei com um psiquiatra, pois tenho certeza que nada vai mudar. Nem sei quem eu sou mais
    Estou doente mentalmente e me sinto louca.Tenho 15 anos, é isso.

    1. Olá Ellis, se você nunca passou em um psiquiatra como sabe que tem todas esses transtornos? o ideal seria pedir ajuda paraa sua família e passar por uma avaliação com um psiquiatra, você é menor e sua família precisa participar deste processo, ok? abraço

  12. Eu era doce e amável porém mudei completamente pq cansei de como minha família me tratava sem motivo e tenho todos os 5 sintomas hoje sou considerada um mostro por todos o que faço ?

    1. Olá Bruna, você já passou por uma avaliação com um psiquiatra?

  13. Olá, tenho 18 anos e desde os 11 anos venho acompanhando um comportamento estranho em mim. Nessa idade, uma mulher gritou comigo, a partir desse dia minha mente começou a mudar. Quando saia à rua era como se todas as pessoas fossem olhar para mim e me chamar de louco. Sofro muito porque não consigo ter uma vida normal. Ao sair, fico nervoso, tenso, não consigo me concentrar em nada. De fato, acho que estou ficando louco de verdade. Dói muito não poder se sentir normal, mas ao invés disso minha mente fica colocando o tempo todo que sou maluco. Minha timidez chegou a um ponto muito exagerado que começei a andar de cabeça baixa. Com isso, minha coluna começou a ficar encurvada. Eu preciso tirar isso da cabeça urgente, se não vou parar num hospício. Já tentei de tudo mas não consigo me curar. Eu já estou pensando em desistir. Minha mente tá tão doente que acha q todo mundo vai falar mal de mim. Será esse um sintoma de esquizofrenia. Se for isso prefiro desistir. Não quero dá trabalho a ninguém no futuro. Meu maior objetivo aqui é ajudar outras pessoas e não dá trabalho a elas. Parte muito meu coração não ser uma pessoa normal e poder viver livre sem ligar para o que outras pessoas pensam de mim. Parece que eu respiro dióxido de carbono o tempo todo, meu corpo tensionado. Por favor me ajudem, se quiserem mando meu Facebook.

    1. Olá Áureo você já conversou com a sua família? o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra para avaliar seus sintomas e a um diagnóstico mais preciso e consequentemente poder ajudá-lo. Ficamos à disposição.

  14. ola sou eurides yanne tenho 13 anos e tenho todos os sintomas a vida nao faz nenhum sentido ou nao mais um vazio sem fim com uma vida sem sentido apenas estudar e eu gosto de estuda mais estou perdendo muita atencao em tudo! sofro por minha mascara infeliz pq acho que se eu conversar com alguem vou ser fraca com tudo e com frescura quero alguem que nao seja uma simples folha de papel para escrever o que eu sinto e me quebra em tudo durmo no maximo 7 horas por dia no caso bem dificil e umas 5 horas estou acordada e sofri muito com minha mae na infancia ele me magoou muito mentalmente e so queria ser feliz comer sem culpa fazer amizades e nao ser estranha e que todos me conhece de verdadeiramente quem pude tenho zap 55 82 988166322
    me ajude pq nao sou perfeita gosto de minha solidao no meu quarto paraaaaaaaaaaaaaaa eu sou humana ta tenho proplemas nao e porque voce e um adulto ‘ os dias estao passando rapido de mais e nao aproveito um minuto literalmente nada e nada eu nao quero ser infeliz e sofre muitoooooo na vida como todos dizem que vou eu serei um mostro como minha mae que me destroi so de eu fica perto dela a cada monento sinto falta de minhA INFANCIA QUE TUDO ERA NADA MAIS EU ERA FELIZ NAO TINHa tanta pressao como agora de que nao serei nada e que eu sou um mostro que e doida

    eu nao tenho minha privacidade que eu quero sem apaga conversar ou te minha liberdade pq eu lendo vivo uma vida de fantasia que me faz senti viva e de vesti minha roupas pretas usa o cabelo do jeito que eu quero que e como eles diz cabelo de drogada que e quando esconde o rosto mais eu gsoto pq e como ser ninguem estivesse meolhando pq eu juro tenho uma raiva tao grande da sociedade por ser uma merda fudida que nao vale posta assim como eu

    estou usando computado por isso coisa errada

    1. Olá, como você só tem 13 anos, você precisa conversar com um adulto que você confie, nos seus pais, tios, primos mais velhos, que possam ajudar, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra que possa avaliar os seus sintomas e fazer um diagnóstico mais adequado, mas não fique sozinho, busque ajuda, se abra com alguém em quem confie, mas que seja mais velho e possa orientar o melhor caminho, ok?

  15. Tenho sentimos sintomas horríveis, acho que estou com alguma doença mental ou neurológica, pois tenho sentido sintomas físicos, sinto uma pressão na cabeça, na nuca, que não chega a ser dor de cabeça, arde, e parece que minha cabeça fica enrijecida, ler muito me causa loucura sensação de desmaio e tenho sensação de enjoo , tenho impressão que a minha boca ( céu da boca, língua, mandíbula ) ficam dormente, por alguns segundos, sinto aperto no peito e respiração lenta, me sinto fraca fisicamente, mesmo estando bem alimentada. Me ajudem, isso acontece involuntariamente, não tô conseguindo fazer minhas coisas, tenho vontade de sair correndo do ambiente de trabalho, estudar se tornou algo impossível. Será que estou com algum transtorno metal.?

    1. Olá Jaqueline, infelizmente não temos como afirmar,o ideal seria passar por uma avaliação com um psiquiatra e informar todos os sintomas e sinais que está sentindo, ok? Se preferir agendar conosco, nosso contato é 11 98500-3238.

  16. Sinto que estou a perder a cabeça que a sociedade onde estou não devia estar aqui

    1. Olá Dario, converse com alguém, busque ajuda com um psiquiatra, não fique sozinha, se precisar podemos ajudar!

  17. Tenho 15 anos. Eu tenho alguns sintomas de taquicardia, meu coração acelera, enjoos, vômito, sonolência, sono excessivo, dificuldade de me concentrar às vezes, o que pode ser?? Por favor, aguardo uma resposta, muito obrigada.

    1. 18 anos* e eu estou sofrendo de irritabilidade fácil, preocupação, mudanças de humor e problemas intestinais e urinários antes dos enjoos e vômitos.

    2. Olá Isa, infelizmente não temos como responder por este canal, mas o ideal seria procurar um clínico para fazer uma anaminese.

  18. Olá! Eu não tinha intenção de comentar nada, porém, pude ler vários comentários e me identifiquei com alguns… Enfim, tenho 20 anos tenho ansiedade ( eu acho pq eu me auto-diagnostiquei) bom, quando eu fico ansiosa perco noção da hora e tempo não consigo definir datas nem eventos. Os gatilhos que me fazem agir dessa forma é quando penso na faculdade ou algo que tenha haver com minha carreira profissional, eu tenho mudanças de personalidade que demoram alguns dias/semanas mudanças drásticas, meus familiares têm dificuldade em lidar comigo, essa mudanças chegaram ao ponto de eles falarem que eu não estou bem. Eu ja tinha algumas características distintas das outras pessoas, na infância tinha impulsos que até então achava normal uma criança ter, más, eu não conseguia controlar pensava em algo e quando me dava conta já estava feito. Já cortei cabelo de coleguinha aos 8 anos, enfiei uma tesoura em mim aos 9, comecei a sofrer bullying pesado aos 10 a 11 anos enquanto fazia um tratamento de outro caso, aos 15 comecei a sentir sintomas de fobia social faltei a maior parte do ano, aos 18 perdi meu pai e comecei a notar mudanças drásticas no meu humor forma de agir e pensar não consigo mais lidar com as pessoas e perco a paciência rapidamente, não penso em suicídio nem nada relacionado, mas depende do meu humor. Não me sinto magoada facilmente mas depende do meu humor, tudo depende do meu humor. Bom, é isso haha sinto por ter escrito esse pequeno texto, entretanto tentei ao máximo resumir algumas coisas.❤️🤭

    1. Olá Angela, obrigada pelo seu depoimento, com tantas coisas e sentimentos que você relatou pelos quais passou, seria legal se pudesse fazer uma terapia, com certeza irá ajudar a colocar as coisas em ordem, fique bem!

  19. Olá Áureo. Vc é normal sim. Apenas esta passando por problemas psicológicos. Eu também achava que estava louca e que ia surtar a qualquer momento. Mas eu fiz um tratamento no psiquiatra e com 35 dias eu ja comecei a respirar aliviada.
    Na verdade era Apenas um transrorno de ansiedade generalizada Depressao e Obia social.
    Saiba que tem cura tudo isso que vc ta passando.
    Eu gostaria de saber como vc esta hoje e se ja foi no médico.
    Att
    Natali

  20. Eu tenho 32 anos e tenho medo de estar ficando louca ou esquizofrenica, queria saber se quem eh louco sabe que eh louco e se quem tem esquizofrenia sabe que tem esquizofrenia. Eu tenho um pouco de toc, quando era crianca la pelos 11 anos era muito forte e eu fazia os rituais, mas depois q descobri que tinha a doenca atraves da internet parei de fazer os rituais, o meu problema no momento eh que fica vindo pensamentos indesejados na minha mente e eu fico com medo de ter falado em voz alta eles, mesmo eu nao tendo falado. Eu sou muito timida e quieta, nunca soube como fazer amizades e nunca consegui emprego. Eu nao sei porque algumas pessoas da familia gostam de implicar comigo e arranjar briga, eu nao falo nada o dia todo e quando falo vem uns demonios procurar briga e com isso fico estressada e acho q piora minha situacao mental pois comeco a sentir raiva de mais familiares e me torno mais quieta e isolada. Enfim, eu so queria saber se tem como eu falar algo que eu estava pensando sem perceber?
    Tenho medo de estar falando em voz alta os pensamentos intrusivos porque tenho um tio que tem toc e esquizofrenia e ele fica falando as coisas em voz alta e repetidamente.

    1. Olá Cristina se você está em dúvida o ideal seria procurar ajuda de um psiquiatra, agende uma consulta e leve os seus sinais e sintomas para discutir com ele, é a forma mais adequada, porque se realmente estiver com algum problema de saúde mental, ele poderá fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Fique bem!

  21. Olá Sam, o importante é ao constatar suas dificuldades, procurar ajuda com um psiquiatra, você não precisa viver essa vida, pode ter tratamento, pense nisso! Se precisar nosso whatsapp é (011) 99534-4287.

  22. Eu sou uma pessoa extremamente extrovertida, consigo lidar até bem com os meus problemas pessoais, eu leio, converso, gosto muito de escutar música, mas com o passar dos anos, já não tenho gosto pra muitas coisas. As oportunidades de empregos são difíceis, tenho 20 e até hj não tive nenhum emprego, fico numa grande desesperança se eu vou conseguir um dia ou não. Outro problema que está acontecendo comigo é que eu não tenho interesse algum em conversa com meus amigos ou pessoas próximas. As pessoas vem até mim, eu converso normal como se estivesse tudo normal, mas no fundo eu só queria estar sozinho. Outro motivo pra eu não querer mais ter uma vida social ou ficar isolado, e a paranóia que sinto. Se alguns dos meus amigos sente alguma indiferença com a minha presença. É bastante estranho disser isso, são assuntos complexo, sinto como se eu tivesse atuando, sinto que preciso estar feliz, sinto que preciso rir, que preciso entrar no clima pra não estar nada estranho. E as vezes bebo alguma bebida álcoolica pra quebrar essa tensão que habita em mim. Assim essas coisas que ficam na minha mente se afastam quando estou bebendo e me sinto feliz. Isso é apenas um breve resumo do que se passa comigo, eu sinto que eu preciso de ajuda psicológica.

    1. Olá Pedro, o ideal seria agendar consulta com um psiquiatra para entender melhor suas emoções e sensações e chegar a um dianóstico mais correto, tenho certeza de que ele irá ajudar você a se sentir melhor!

  23. Muito Obrigado pela Informação

  24. A minha filha tem transtorno bipolar eu nao sei mais o q/ fazer para ajuda_la foi desde os 18 anos hj ela tem 30 anos conseguiu fazer o curso técnico em infemagem e um amor de pessoa e muito ansiosa peço me ajude ajude_la eu peço todos os dias a JESUS CRISTO para mostrar uma saida nos ajude…

    1. Olá Doralice, ela está em tratamento com um psiquiatra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais