Quais as atividades terapêuticas do HSM? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

[Extensão 1000] - Quais as atividades terapêuticas do HSM?

O processo de restabelecimento da saúde de um paciente não depende apenas dos tratamentos médicos. O ideal é mesclar a intervenção clínica com  atividades terapêuticas que possam complementar o tratamento.

Nesse sentido, escolher um hospital que disponibilize diariamente práticas recreacionais e lúdicas que favoreçam a recuperação física e o bem-estar mental dos pacientes é fundamental. Além de desenvolver o ser humano em sua totalidade, essas atividades têm alto poder reparador e curativo.

Nessa perspectiva, apresentaremos as principais atividades terapêuticas oferecidas pela equipe multiprofissional do Hospital Santa Mônica. Confira a importância de cada uma delas e veja como elas são essenciais à reabilitação da saúde integral. Acompanhe!

Conheça as atividades terapêuticas oferecidas pelo Hospital Santa Mônica

O HSM conta com profissionais qualificados nas mais diversas áreas de apoio ao tratamento da Saúde Mental. O trabalho psicoterapêutico oferece atendimento individualizado e grupos diversos com temáticas voltadas à reflexão e à análise crítica do paciente.

Além das terapias convencionais, os fisioterapeutas integram as equipes de atividades externas como futebol, vôlei, basquete, recreação em piscina e o acompanhamento nas modalidades de ginástica da nossa academia.

Junto aos outros profissionais, os terapeutas ocupacionais executam para reabilitação clínica ligada à sua área específica. Eles também integram as equipes de apoio na aplicação das atividades recreativas e lúdicas para o paciente.

Listamos algumas das atividades oferecidas diariamente pelo nosso hospital. Veja quais são!

Musicoterapia

É uma técnica terapêutica que utiliza a música e os instrumentos musicais para reabilitação da saúde mental e física. Essas atividades promovem o relaxamento, melhoram a comunicação, auxiliam na expressão e integram os pensamentos, sentidos e emoções.

Desse modo, a aplicação da musicoterapia adquire significativa relevância sobre o controle do processo de adoecimento, bem como na involução dos quadros clínicos de diferentes atividades.

Algumas regiões cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias moduladoras das emoções — como a serotonina, por exemplo — podem ser estimuladas por meio da música. A melodia atua em todas as áreas do cérebro e, por conseguinte, favorece o alcance de bons resultados durante a intervenção clínica.

Terapia com cães

Na atualidade, os animais domésticos têm sido amplamente utilizados como ponto de apoio emocional para melhorar a saúde e o bem-estar, sobretudo de indivíduos que têm constantes crises depressivas ou de ansiedade.

Esses bichinhos servem de companhia e de interação nos momentos de lazer entre adultos e crianças. Os cães treinados para essa finalidade são dotados de habilidades que auxiliam bastante nos processos de reabilitação da saúde, principalmente no que se refere ao controle emocional. Vale ressaltar que os cães adotados para complementar os tratamentos terapêuticos são criteriosamente treinados para participar desse tipo de terapia.

Algumas características são essenciais para que o animalzinho assegure os benefícios positivos ao tratamento. Antes dos procedimentos, os cães são devidamente avaliados para que atendam a expectativa dos profissionais — médicos psiquiatras e psicólogos — e dos pacientes envolvidos nesse método terapêutico.

Os animaizinhos escolhidos para essa finalidade precisam ser obedientes, ágeis, dóceis, atenciosos e gentis. Além de gostar de brincar, é imprescindível que estejam com todas as vacinas em dia.

Hidroginástica

Além de recreacional, a hidroginástica tem seu papel extremamente terapêutico. Essa atividade utiliza as propriedades da água como complemento das terapias convencionais. Os exercícios são realizados em piscinas com a água em temperatura confortável, e são indicados como auxílio no tratamento de diferentes doenças.

Tanto as enfermidades físicas como as de ordem emocional ou psíquica podem ser controladas por meio da prática da hidroginástica. Pessoas de todas as idades e perfis tem relatado significativa melhora na saúde com a adesão a essa atividade.

Os médicos indicam e apostam nos benefícios da hidroginástica para pacientes com AVC, Alzheimer, Parkinson e outras condições clínicas típicas da idade avançada.

Por meio de movimentos suaves na água, os pacientes conseguem atingir diretamente as regiões mais complexas do sistema nervoso e de todo o corpo. Com a melhoria das funções cerebrais, em pouco tempo outros benefícios são percebidos.

Pilates

Muito procurado nas academias, o pilates também é bastante recomendado para a reabilitação de pacientes acometidos por diferentes doenças. Essa metodologia torna-se bem eficaz ao combinar exercícios de fisioterapia, técnicas da ioga, aparelhos e acessórios específicos.

Seu objetivo está voltado para o tratamento de dores, idosos e pessoas com déficits neurológicos como os causados por derrames.

Dançaterapia

A dançaterapia é uma modalidade de atividade terapêutica que está em expansão nas clínicas de reabilitação de diferentes segmentos. O orientador explora, com bastante habilidade técnica, o uso da dança e a execução de movimentos como complemento das intervenções clínicas.

Assim como a música, a dança tem o poder de infiltrar intimamente em algumas regiões cerebrais e modular os reflexos negativos considerados gatilhos de diversas enfermidades.

Por conseguinte, o paciente vai evoluindo mentalmente e superando importantes estágios clínicos que possibilitam a recondução dos sentimentos. Fatores como o equilíbrio das emoções, o controle do estresse, a cognição e até mesmo propiciar o reconhecimento da própria identidade podem ser recuperados pela prática da dança terapêutica.

Práticas desportivas

Nosso hospital atua em três modalidades de tratamento voltados à reabilitação da saúde integral: saúde mental da criança e do adulto, recuperação de dependentes químicos e doenças do envelhecimento.

Em todas essas áreas recomenda-se — de acordo com o perfil e a condição clínica do paciente — a prática de exercícios físicos em diferentes modalidades. São incontáveis os benefícios físicos e psicológicos resultantes de modalidades como o futebol, vôlei e basquete, por exemplo.

Além de promover a interação com outros pacientes, esses jogos detêm o poder de recuperar importantes valores. Entre eles, destacam-se a disciplina, o respeito mútuo, a superação de desafios e muitos outros necessários à reestruturação da saúde.

Veja como essas atividades auxiliam especificamente os tratamentos

A adesão a essas atividades visam trazer ao paciente autonomia, autoconhecimento e principalmente, o autocontrole. O foco na recuperação da estabilidade emocional torna o indivíduo mais ativo em seu tratamento e, por conseguinte, eleva a sua autoestima perante a sociedade.

Para estimular a participação da maioria dos internos, o hospital disponibiliza uma programação terapêutica personalizada para cada público. O paciente deverá cumprir estas atividades e, no decorrer do tratamento, ele vai se habituando e superando o ócio. Tais medidas auxiliam consideravelmente o empoderamento e faz com que o indivíduo recupere o sentimento de ser “dono” de sua vida.

Quanto ao tipo de atividade escolhida, isso fica a critério de cada um. Cabe ao hospital formular um cronograma com os horários das atividades e incentivar a adesão. Entretanto, cada paciente precisa “cumprir´ algumas tarefas que são sugeridas pela equipe multidisciplinar.

Porém, são inúmeras opções e horários que podem ser escolhidos de acordo com a preferência. Geralmente, no decorrer do tratamento, os próprios pacientes vão demonstrando interesse e se encantando por algumas atividades antes até desconhecidas.

Para o tratamento contra a dependência química, as atividades têm uma importância em regrar o indivíduo que, não raro, burla ou negligencia suas responsabilidades. Assim, essas intervenções amenizam os efeitos das drogas no organismo e tornam o paciente mais confiante, calmo e seguro.

Já para os pacientes com mais idade, essas atividades são peças fundamentais para vencer o ócio e para promover a recuperação da autonomia do idoso. Atividades mais leves como caminhada em grupo, alongamento e hidroginástica são as mais indicadas para a superação dos problemas da terceira idade.

Quanto às influências dos exercícios físicos na reabilitação da saúde mental, o objetivo é trazer o paciente para uma realidade que, por ora, parece perdida e distante.

O empoderamento, a valorização da autoestima e o estímulo à superação dos pensamentos negativos e de tristeza são quesitos essenciais, e que podem ser trabalhados por meio das atividades terapêuticas e lúdicas.

Conheça a estrutura do Hospital Santa Mônica

O HSM oferece atividades através de programação terapêutica que o paciente recebe desde o momento de sua internação. É como se fosse “um diário de bordo”, no qual a programação é especificada.

Para maior controle dessas atividades, o paciente recebe um caderno e uma caneta para anotar cada passo do seu tratamento. Isso possibilita a percepção de sua constante melhora. Para motivar a adesão a essas alternativas terapêuticas e lúdicas, nossa programação é oferecida diariamente das 08 às 20h.

Oferecemos uma estrutura hospitalar que favorece um atendimento completo e mais qualificado. O objetivo maior é promover a recuperação da saúde integral e o bem-estar de nossos pacientes. Confira!

Infraestrutura oferecida pelo Hospital Santa Mônica:

Serviços especiais voltados para as atividades terapêuticas:

  • piscina;
  • salão de beleza;.
  • quadra de vôlei;
  • espaço conviver;
  • campo de futebol;
  • espaço bem-estar;
  • academia de ginástica;
  • espaço de terapia ocupacional.

Confira os benefícios proporcionados pelas atividades terapêuticas do HSM

Veja quais são os benefícios mais relevantes resultantes das atividades terapêuticas.

  • diminui a fadiga;
  • reduz o estresse;
  • melhora  o humor;
  • alivia dores crônicas;
  • diminui a ansiedade;
  • combate a depressão;
  • promove a interação social;
  • aprimora a coordenação e as habilidades motoras.

Percebe-se, por fim, que todas atividades terapêuticas do HSM desempenham um papel fundamental para evolução do quadro de saúde dos pacientes. Por isso, um dos pontos mais relevantes ao sucesso do tratamento de recuperação da saúde mental é a escolha de uma instituição especializada nessa área.

Agora que você já conhece nossas atividades terapêuticas, que tal entrar em contato com o HSM e conhecer, mais de perto, os tratamentos oferecidos? Aguardamos sua visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos