Publicado em 2 comentários

Tratamento contra drogas: como ele funciona?

Tratamento contra drogas como funciona?

A dependência química, além de magoar a família e todos aqueles que estão próximos do dependente, é uma situação capaz de comprometer trabalho, vida afetiva e sonhos a curto, médio e longo prazo. Ela pode, entretanto, ser revertida com tratamento contra drogas, realizado adequadamente em todas as fases.

Ideal para lidar com o uso de substâncias como cocaína, crack, ecstasy, heroína, LSD e maconha, além do próprio álcool, o procedimento vai desde a desintoxicação até a fase pós-terapia, na qual a pessoa retoma suas atividades de rotina.

Quer saber mais sobre tratamento contra drogas e entender como ele funciona para ajudar alguém que você ama? Então, não deixe de ler a continuação de nosso artigo adiante!

Como iniciar o tratamento

Para iniciar esse processo, é fundamental entender, antes, que cada doença requer um tipo de terapia. Assim, pode ser necessário mais ou menos tempo, além de medicamentos distintos.

A primeira etapa, assim, consiste na avaliação psiquiátrica a fim de verificar o risco e depois disso, então, com equipe composta por médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, prosseguir com as fases até a reabilitação.

Tipos de tratamento e internação

Uma vez realizado o diagnóstico, o médico é responsável por decidir, ao lado do paciente, de sua família e companheiros, se o tratamento será interno, externo ou de internação parcial.

Caso seja interno, o paciente permanece todos os dias, 24 horas por dia no hospital especializado ou na clínica, de forma que receba cuidados intensivos para lidar com o vício. Quando externo, ele realiza suas atividades normalmente, dorme na própria residência e, nos horários estipulados, frequenta o local para se tratar.

Há ainda os casos de internação parcial, na qual se combinam tratamentos interno e externo. Ou seja, o paciente permanece a maior parte do dia sob cuidados médicos e, ao final deles, retorna para casa.

Em boa parte dos casos, a internação tende a ser voluntária, mas pode acontecer também involuntariamente, em um caso de internação compulsória. Nela, familiares, cônjuges ou amigos decidem internar o indivíduo contra a vontade dele a fim de preservar sua vida e de evitar que ele seja perigoso para si e para as demais pessoas.

Etapas do tratamento

Agora que você já conhece os tipos de internação, entenda a seguir como funcionam as principais etapas do tratamento contra drogas!

Desintoxicação

Essa fase é determinante para o sucesso da recuperação. Não à toa, nela ocorre o processo de remoção das substâncias danosas do corpo, o que requer monitoramento constante de cada paciente a fim de evitar que haja sintomas de abstinência.

Essa situação, afinal, faz com o organismo e a mente sofram sem a droga e favorece o desenvolvimento de sintomas como desconforto, tremores, ansiedade e pressão arterial aumentada.

Ansiolíticos e antidepressivos são os medicamentos mais utilizados para evitar a sensação de fissura. Além deles, a depender da substância usada pelo paciente, há também opções de remédios que atuam contra convulsões e interferem nos mecanismos cerebrais relacionados à euforia e ao prazer.

Terapia comportamental

Após a desintoxicação, a terapia com psicólogo e psiquiatra conduz os pacientes rumo à raiz do vício e os ajuda a evitar o descontrole em situações futuras.

Nessa etapa bastante relacionada ao emocional, há controle de ansiedade e de quaisquer outros distúrbios emocionais, de modo a transformar o comportamento e fazer com que cada indivíduo entenda as origens de seu vício, combatendo todos os gatilhos que o levam às drogas.

Reinserção na sociedade

Durante essa etapa bastante delicada, o paciente recebe cuidados continuados e um trabalho voltado à prevenção de recaídas de forma que possa retomar sua vida e convívio social.

Aos poucos, reaproxima-se da família, dos amigos e de suas atividades de rotina, como trabalho e demais locais que frequenta, com autoestima reconquistada.

O tratamento contra drogas, ao fim, é um processo longo e pode ser bastante desafiador. Mas com o auxílio de um hospital psiquiátrico, em que haja equipe especializada, faz com que todo o esforço do paciente e daqueles que o amam valha muito mais a pena, retomando seus sonhos e objetivos na vida sem o estigma da dependência química.

Gostou de nosso artigo e ainda tem dúvidas ou experiências a compartilhar sobre o tema? Então deixe seu comentário abaixo!

2 comentários sobre “Tratamento contra drogas: como ele funciona?

1. Eu a espousa de flvio preciso muito de ajunda meu marido ele e usuario de cocaina estar muito doente ele precisa de entetnamento com urgência ele estar com transtorno mental as veszes fica muito agrecivo ele precisa de intenção isso ja yem muitos Anos de usso da cocaina

1. Olá você pode levá-lo para uma avaliação médica, sendo recomendado poderá internar, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 99534-4287