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Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo

O estresse e o esgotamento físico e mental são comuns à maioria das pessoas. Seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais, a ansiedade invade o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e provocando desânimo. Porém, é possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos.

Para isso, há algumas práticas que podem ser inseridas na rotina e que provocam o relaxamento. Embora a situação de estresse não tenha dia e nem hora para acontecer, é possível trabalhar para desfazer seus efeitos e encontrar o equilíbrio.

Por isso, continue a leitura para conhecer algumas maneiras de aliviar o estresse e ter uma vida mais tranquila.

1. Faça pelo menos uma caminhada curta

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.

Além disso, os exercícios físicos têm impacto direto na melhoria do sono, que sempre é afetado pela ansiedade, e promovem também confiança e bem-estar mental.

Para quem não tem muito tempo de se exercitar, saiba que mesmo uma caminhada de 20 minutos é suficiente para sentir alguns efeitos benéficos. Nesse caso, escolha fazer a caminhada em um parque ou local arborizado, onde a mente e o corpo poderão entrar em contato com a natureza.

O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que gere prazer, pois assim você cria um hábito positivo, que auxilia na diminuição dos sintomas do estresse; insônia, irritabilidade, cansaço e ansiedade.

2. Aprenda exercícios de respiração

O estresse provoca algumas reações no corpo que fogem do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.

Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.

A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.

Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.

3. Coloque uma música relaxante

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.

A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.

Os sons da natureza tem efeito calmante. O melhor é que já existem aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, cachoeiras e canto dos pássaros.

4. Tenha prioridades para aliviar estresse

A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos estressantes, pois elas tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias.

Essa atitude causa ansiedade, pelo desejo de concluir rapidamente o que se adiou para fazer. Para aliviar o estresse, nesse caso, é importante criar o hábito de anotar os afazeres do dia em uma lista organizada por prioridades e com prazos estipulados.

A medida em que forem realizadas, as tarefas podem ser excluídas da lista. Assim, a sensação de dever cumprido e a visualização das atividades concluídas geram tranquilidade na rotina diária.

5. Pratique a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos é um método criado pelo coach de fortalecimento mental, Andrew D. Wittman. Ele propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.

O objetivo é fazer com que a pessoa não manifeste apenas uma reação emocional diante do conflito. Mas que, por dois minutos, trabalhe para encontrar uma resposta viável para resolver o desafio, por mais impossível que possa parecer.

Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o pensamento lógico e alivia o estresse cerebral, pois esse método tira o foco do problema e o coloca na busca por soluções.

6. Aceite o que não se pode mudar

Por mais óbvio que possa parecer, algumas coisas são incontroláveis. As atitudes das outras pessoas, o que elas pensam ou falam, não são possíveis de controlar. Por isso não ocupe seus pensamentos com perguntas ou culpas.

O hábito de se martirizar e produzir pensamentos negativos gera ansiedade, estresse e baixa autoestima, o que faz a pessoa se sentir cada vez mais ansiosa e impotente. Para aliviar o estresse, aceite o problema como ele é.

Não fique pensando em como poderia fazer diferente. Ao contrário, tente manter a mente e o corpo ocupados com as tarefas que exijam maior nível de atenção e não sejam entediantes. Isso vai trazer calma, gerando equilíbrio dos pensamentos e alívio do estresse.

7. Tenha bons hábitos

Quando as situações enfrentadas parecem não ter solução, provocando a sensação de descontrole, a prática de bons hábitos vai gerar alívio. Veja algumas práticas que geram qualidade de vida.

Dormir

O estresse pode causar insônia. Por isso, dormir bem é muito importante. Inclua na rotina o hábito de ir cedo para a cama, reduzir o excesso de luzes duas horas antes de dormir, especialmente dos aparelhos eletrônicos e diminuir as distrações.

Para isso, crie um ambiente aconchegante e tente controlar os pensamentos. Essas atitudes podem promover um sono melhor e uma noite mais tranquila.

Rir

A famosa frase “rir é o melhor remédio” pode parecer clichê, mas é muito verdadeira. O riso alivia a sensação de estresse e tensão, provocando o relaxamento dos músculos, enquanto leva mais oxigênio ao corpo.

Por isso, tenha o hábito de se divertir com os amigos, assistir shows ou programas de TV que façam rir e procure ver a vida de forma mais leve. Saiba rir de si mesmo! A risada alivia as tensões físicas e fortalece o sistema imunológico.

Ler

A leitura provoca o equilíbrio entre o cérebro e a mente, pois o corpo exige maior concentração da área da visão para interpretar o que está sendo lido, isso vai relaxar a tensão dos demais músculos.

Ler faz a pessoa desligar-se dos outros sentidos físicos, por isso há um descanso mental e alívio das preocupações. Dessa forma a sensação de bem-estar aumenta e o estresse é minimizado.

A leitura pode ser feita a qualquer hora do dia, mas antes de dormir ela vai promover melhores resultados, porque estimula a imaginação e o faz se desligar dos problemas mais imediatos.

Transformar a rotina e introduzir essas maneiras de aliviar o estresse em sua vida vai  garantir melhoria na saúde, nos relacionamentos e no corpo. Dessa forma, os desafios diários serão enfrentados com mais disposição e coragem, o que terá impacto direto no aumento da qualidade de vida.

A mudança de hábitos é uma escolha. Se você gostou dessas dicas e deseja ajudar mais pessoas a aliviar o estresse, compartilhe este artigo em suas redes sociais.

 

20 comentários sobre “Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo

  1. Ótimo muito bom

    1. Olá, foi de grande valia ler essas referências, ansiedade Só conhece quem s tem….
      Parabéns, pelas dicas!
      Vou fazer todas!!!

      1. Olá Eli, muito obrigada, ficamos à disposição, abraço

  2. Sou Nutricionista, meu nome Adilson lira e quero dar os parabéns está matéria de vida e saúde .

    1. Olá Adilson, muito obrigada, grande abraço

  3. NãO CONSICO ALIVIAR O ESTRESSE MAS ESSASDICAS ME AJUDARAM

  4. O stress pode causar dor no estômago?
    Por que quando me stresso muito doi meu estômago. E essa dor so passa quando me deito e começo a respirar lentamente e profundo..*quando me acalmo a dor passa

    1. Olá Fernanda, pode sim, mas também pode ser outro problema gástrico, o ideal seria você passar por uma avaliação médica para identificar a real origem desta dor, ficamos à disposição, abraço

  5. Vou tentar fazer todas 7 pra ver se consigo parar de ser tão estressado se funcionar vou vim aqui comentar è mandar o link do site pra vários amigos q conheço… uma pergunta porque quando estou no serviço nem Sempre fico estressado mas quando Chego em casa isso muda sou grosso com a minhas esposa sem motivo eu msm Não me entendo sabe

    1. Olá Renan, no dia a dia com o trabalho pode não se sentir, mas ao chegar em casa e relaxar, pode começar sentir o peso da pressão das atividades diárias… Faça isso sim, irá ajudar. abraço

  6. Tipo meu trabalho é super de boa não é cansativo! Super tranquilo mesmo assim eu não consigo ficar calmo sempre estressado, com o pensamento a mil.

    1. Olá Elimario, não está na hora de pensar em mudar de emprego? sabemos que o mercado não está fácil, mas um emprego tão estressante assim, pode não fazer bem para a sua saúde física e mental. abraço

  7. Gostei das dicas vou tentar colocar em prática

    1. Obrigada Adenildes, ficamos à disposição, abraço

  8. Muito boa essas dicas, irei aderir no meu dia a dia .

    1. Olá André, obrigada pelo feedback, abraço

  9. adorei.mais a minha filha precisa cuidar do irmão dela ,e ela vai ter que ajudar a impregada enquanto eu e meu marido trabalhamos e isso acaba gerando estresse nela ,mas ela disse que não consegue arrumar tempo e nãoconsegue execultar os exercissios oque ela pode fazer

    1. Olá Renata, esperamos que esteja bem, ela precisa ter uma válvula de escape, algo que goste de fazer, como dançar, cantar, enfim, procure ter pelo menos 1 hora diária fazendo aquilo que realmente dê prazer.

  10. Adorei as dicas, vou tentar coloca-las em pratica

    1. Que bom que foram úteis para você, abraço e fique bem.

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