Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo

O estresse e o esgotamento físico e mental são comuns à maioria das pessoas. Seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais, a ansiedade invade o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e provocando desânimo. Porém, é possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos.

Para isso, há algumas práticas que podem ser inseridas na rotina e que provocam o relaxamento. Embora a situação de estresse não tenha dia e nem hora para acontecer, é possível trabalhar para desfazer seus efeitos e encontrar o equilíbrio.

Por isso, continue a leitura para conhecer algumas maneiras de aliviar o estresse e ter uma vida mais tranquila.

Banner com oferta de e-book gratuito sobre "Surtos em Sáude Mental"

1. Faça pelo menos uma caminhada curta

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.

Além disso, os exercícios físicos têm impacto direto na melhoria do sono, que sempre é afetado pela ansiedade, e promovem também confiança e bem-estar mental.

Para quem não tem muito tempo de se exercitar, saiba que mesmo uma caminhada de 20 minutos é suficiente para sentir alguns efeitos benéficos. Nesse caso, escolha fazer a caminhada em um parque ou local arborizado, onde a mente e o corpo poderão entrar em contato com a natureza.

O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que gere prazer, pois assim você cria um hábito positivo, que auxilia na diminuição dos sintomas do estresse; insônia, irritabilidade, cansaço e ansiedade.

2. Aprenda exercícios de respiração

O estresse provoca algumas reações no corpo que fogem do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.

Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.

A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.

Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.

3. Coloque uma música relaxante

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.

A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.

Os sons da natureza tem efeito calmante. O melhor é que já existem aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, cachoeiras e canto dos pássaros.

4. Tenha prioridades para aliviar estresse

A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos estressantes, pois elas tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias.

Essa atitude causa ansiedade, pelo desejo de concluir rapidamente o que se adiou para fazer. Para aliviar o estresse, nesse caso, é importante criar o hábito de anotar os afazeres do dia em uma lista organizada por prioridades e com prazos estipulados.

A medida em que forem realizadas, as tarefas podem ser excluídas da lista. Assim, a sensação de dever cumprido e a visualização das atividades concluídas geram tranquilidade na rotina diária.

5. Pratique a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos é um método criado pelo coach de fortalecimento mental, Andrew D. Wittman. Ele propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.

O objetivo é fazer com que a pessoa não manifeste apenas uma reação emocional diante do conflito. Mas que, por dois minutos, trabalhe para encontrar uma resposta viável para resolver o desafio, por mais impossível que possa parecer.

Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o pensamento lógico e alivia o estresse cerebral, pois esse método tira o foco do problema e o coloca na busca por soluções.

6. Aceite o que não se pode mudar

Por mais óbvio que possa parecer, algumas coisas são incontroláveis. As atitudes das outras pessoas, o que elas pensam ou falam, não são possíveis de controlar. Por isso não ocupe seus pensamentos com perguntas ou culpas.

O hábito de se martirizar e produzir pensamentos negativos gera ansiedade, estresse e baixa autoestima, o que faz a pessoa se sentir cada vez mais ansiosa e impotente. Para aliviar o estresse, aceite o problema como ele é.

Não fique pensando em como poderia fazer diferente. Ao contrário, tente manter a mente e o corpo ocupados com as tarefas que exijam maior nível de atenção e não sejam entediantes. Isso vai trazer calma, gerando equilíbrio dos pensamentos e alívio do estresse.

7. Tenha bons hábitos

Quando as situações enfrentadas parecem não ter solução, provocando a sensação de descontrole, a prática de bons hábitos vai gerar alívio. Veja algumas práticas que geram qualidade de vida.

Dormir

O estresse pode causar insônia. Por isso, dormir bem é muito importante. Inclua na rotina o hábito de ir cedo para a cama, reduzir o excesso de luzes duas horas antes de dormir, especialmente dos aparelhos eletrônicos e diminuir as distrações.

Para isso, crie um ambiente aconchegante e tente controlar os pensamentos. Essas atitudes podem promover um sono melhor e uma noite mais tranquila.

Rir

A famosa frase “rir é o melhor remédio” pode parecer clichê, mas é muito verdadeira. O riso alivia a sensação de estresse e tensão, provocando o relaxamento dos músculos, enquanto leva mais oxigênio ao corpo.

Por isso, tenha o hábito de se divertir com os amigos, assistir shows ou programas de TV que façam rir e procure ver a vida de forma mais leve. Saiba rir de si mesmo! A risada alivia as tensões físicas e fortalece o sistema imunológico.

Ler

A leitura provoca o equilíbrio entre o cérebro e a mente, pois o corpo exige maior concentração da área da visão para interpretar o que está sendo lido, isso vai relaxar a tensão dos demais músculos.

Ler faz a pessoa desligar-se dos outros sentidos físicos, por isso há um descanso mental e alívio das preocupações. Dessa forma a sensação de bem-estar aumenta e o estresse é minimizado.

A leitura pode ser feita a qualquer hora do dia, mas antes de dormir ela vai promover melhores resultados, porque estimula a imaginação e o faz se desligar dos problemas mais imediatos.

Transformar a rotina e introduzir essas maneiras de aliviar o estresse em sua vida vai  garantir melhoria na saúde, nos relacionamentos e no corpo. Dessa forma, os desafios diários serão enfrentados com mais disposição e coragem, o que terá impacto direto no aumento da qualidade de vida.

A mudança de hábitos é uma escolha. Se você gostou dessas dicas e deseja ajudar mais pessoas a aliviar o estresse, compartilhe este artigo em suas redes sociais.

44 Comentários em “Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo”

  • Marcelo pennella Byrne

    diz:

    Ótimo muito bom

    Responder

    • Eli

      diz:

      Olá, foi de grande valia ler essas referências, ansiedade Só conhece quem s tem….
      Parabéns, pelas dicas!
      Vou fazer todas!!!

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Olá Eli, muito obrigada, ficamos à disposição, abraço

        Responder

  • Adilson Lira

    diz:

    Sou Nutricionista, meu nome Adilson lira e quero dar os parabéns está matéria de vida e saúde .

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Adilson, muito obrigada, grande abraço

      Responder

  • MARIA

    diz:

    NãO CONSICO ALIVIAR O ESTRESSE MAS ESSASDICAS ME AJUDARAM

    Responder

  • Fernanda cassia

    diz:

    O stress pode causar dor no estômago?
    Por que quando me stresso muito doi meu estômago. E essa dor so passa quando me deito e começo a respirar lentamente e profundo..*quando me acalmo a dor passa

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Fernanda, pode sim, mas também pode ser outro problema gástrico, o ideal seria você passar por uma avaliação médica para identificar a real origem desta dor, ficamos à disposição, abraço

      Responder

  • Renan Gomes dos santos

    diz:

    Vou tentar fazer todas 7 pra ver se consigo parar de ser tão estressado se funcionar vou vim aqui comentar è mandar o link do site pra vários amigos q conheço… uma pergunta porque quando estou no serviço nem Sempre fico estressado mas quando Chego em casa isso muda sou grosso com a minhas esposa sem motivo eu msm Não me entendo sabe

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Renan, no dia a dia com o trabalho pode não se sentir, mas ao chegar em casa e relaxar, pode começar sentir o peso da pressão das atividades diárias… Faça isso sim, irá ajudar. abraço

      Responder

  • Elimario silva

    diz:

    Tipo meu trabalho é super de boa não é cansativo! Super tranquilo mesmo assim eu não consigo ficar calmo sempre estressado, com o pensamento a mil.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Elimario, não está na hora de pensar em mudar de emprego? sabemos que o mercado não está fácil, mas um emprego tão estressante assim, pode não fazer bem para a sua saúde física e mental. abraço

      Responder

  • Adenildes

    diz:

    Gostei das dicas vou tentar colocar em prática

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Obrigada Adenildes, ficamos à disposição, abraço

      Responder

  • André Luiz Tribuzy Ribeiro

    diz:

    Muito boa essas dicas, irei aderir no meu dia a dia .

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá André, obrigada pelo feedback, abraço

      Responder

  • adorei.mais a minha filha precisa cuidar do irmão dela ,e ela vai ter que ajudar a impregada enquanto eu e meu marido trabalhamos e isso acaba gerando estresse nela ,mas ela disse que não consegue arrumar tempo e nãoconsegue execultar os exercissios oque ela pode fazer

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Renata, esperamos que esteja bem, ela precisa ter uma válvula de escape, algo que goste de fazer, como dançar, cantar, enfim, procure ter pelo menos 1 hora diária fazendo aquilo que realmente dê prazer.

      Responder

  • Maria Jordana

    diz:

    Adorei as dicas, vou tentar coloca-las em pratica

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Que bom que foram úteis para você, abraço e fique bem.

      Responder

  • Cici Braz

    diz:

    Ótimas dicas..Adorei, e com certeza vou tentar por em prática.

    Responder

  • Analice

    diz:

    Excelentes e valiosas dicas vou colocar todas em prática , mente sã corpo sã .

    Responder

  • Maria ivanilda ribeiro sobrinho

    diz:

    Como faço pra aliviar o estresse ..pois ta saindo ate ferimento no meu braço. Ja passei remedio pra pele pra germe alergia e nada melholha cossa muito

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Maria Ivanilda, você leu a matéria, tem várias dicas aqui, e também realizamos lives no Facebook e Youtube do HSM, todas as segundas e quintas-feiras a tarde, participe!

      Responder

  • Maria do Socorro Wanderley de Mesquita

    diz:

    Nossa tudo de bom e o que realmente estava precisando e com essas necessidades.Com certeza colocar em prática.Um forte abraço.Deus abençoe.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Desejamos sucesso para você, abraço

      Responder

  • Meyriane Pereira

    diz:

    Amei ótima dicas muito bom

    Responder

  • Claudinei da silva

    diz:

    Sou taxista na minha cidade sofro de ansiedade e stress, tento me controlar com a respiração,mais tenho dor pelo corpo todo por causa disse, tem dias que está bom, ótimo,mais tem dias que só jesus.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Claudinei, está em tratamento??

      Responder

  • Maria

    diz:

    Tenho sentido tantas dores no corpo por causa do estresses,tento me acalmar mais as vezes é difícil.
    Tudo parece que incomoda meu deus ??

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Maria, recomendamos que busque ajuda com um psiquiatra ou psicólogo, abraço

      Responder

  • Vilma

    diz:

    Obrigada por esses sábios ensinamentos,para mim serão muito útil,pois tenho passado por frequentes momentos de stress,por problemas familiares sem aparente solução,que tem me desgastado bastante e isso tem baixado minha imunidade. Obrigada

    Responder

  • Erasmo José de Melo

    diz:

    Foi maravilhoso foi muito bom eu tinha lido tudo isso deu até mais paciência aliviei muito eu agradeço

    Responder

  • Carlos Roberto

    diz:

    Me sinto só mesmo com a minha esposa e filhos perto de mim!

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Carlos, você já pensou em fazer terapia? A terapia ajuda a encontrar caminhos diferentes para a situação vivida no dia a dia, pense nisso!

      Responder

  • Bianca

    diz:

    Olá, muito obrigada pelas dicas, vou tentar por em prática! Ultimamente viagem para o Nordeste, e algo me causou muita agonia, stress, nervosismo, preocupação e etc… Mas enfim, muito obrigada de novo!

    Responder

  • Rosangela C Martins

    diz:

    Meu problema é que eu até sinto minha cabeça boa, mas o meu físico responde mal a qualquer tipo de transtorno. Sinto tremedeira, angústia, tensão e até fico enjoada. Meo não tendo mais pensamentos ruins

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Rosangela, recomandamos que agende uma consulta com um psiquiatra que irá analisar melhor o seu quadro e indicar um tratamento adequado, abraço

      Responder

  • Eu m sinto enjoada dor d cabeça febres dor nas costas e n peito constipação tontura vertiz fraqueza….

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Eunice, agende uma consulta com um clínico para uma análise do seu quadro.

      Responder

  • Luciana

    diz:

    Olá queria saber ,Estresse pode fazer o cabelo cair muito ? Na hora q eu to lavando cai muito ,cabelos no chão, na cama.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      OLá Luciana, sim, o estresse crônico também influencia a queda capilar e, se contínuo, pode levar à rarefação do cabelo devido prolongamento da perda de cabelo. Melhor procurar ajuda!

      Responder

  • Érica

    diz:

    Tô tentando fazer esses passos. Mas tô péssima, sem dormir há dias e com muitos pensamentos negativos. Creio que preciso de ajuda.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Sim, Érica agende uma consulta com um psicólogo, ele poderá te instrumentalizar com técnicas para aliviar o estresse, abraço

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo