Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Geriatria

Atividade física no tratamento geriátrico: a importância de escolher um hospital que ofereça esse tratamento

Atividade física no tratamento geriátrico

Estar em movimento é uma atitude saudável para pessoas de todas as idades. Contudo, a prática regular de atividade física se torna ainda mais determinante aos idosos que buscam qualidade de vida e bem-estar.

Os brasileiros, afinal, estão envelhecendo e se conscientizando sobre a importância de cuidar de sua saúde. Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida da população é de 76 anos. Em 2000, não chegava a 70.

Para idosos, a prática regular de exercícios é essencial à saúde do corpo e da mente. Assim, ela ajuda não somente a melhorar seu condicionamento físico, mas também a amenizar sintomas de outros males, como estresse e depressão.

Leia mais sobre o tema a seguir e entenda como a atividade física pode ser utilizada no tratamento geriátrico.

De que forma a atividade física colabora com o tratamento?

Em geriatria, seja em casos de demência, Alzheimer, Parkinson ou de quaisquer transtornos mentais, a atividade física é uma das frentes que ajudam a melhorar o funcionamento do corpo, de modo que promove:

  • aumento da qualidade do sono;
  • melhora da flexibilidade e alongamento;
  • maior resistência;
  • preservação e ganho de massa muscular;
  • diminuição de dores articulares e quadros inflamatórios;
  • preservação da integridade óssea;
  • controle e manutenção do peso saudável.

Além disso, para aqueles que já apresentam doenças crônicas, tais quais diabetes ou hipertensão arterial, deixar o sedentarismo de lado diminui a intensidade dos sintomas incômodos e ajuda a normalizar resultados de exames. Entre eles, a aferição da pressão e as taxas de glicemia no sangue.

Atividades físicas recomendadas

Para eficácia do tratamento geriátrico, embora não haja dúvidas sobre os benefícios da promoção de uma vida em movimento, é fundamental ter alguns cuidados. Destes, prevalece a importância de escolher a atividade física adequada, na qual as possibilidades de lesões, quedas ou fraquezas sejam reduzidas.

Além disso, o acompanhamento de profissional da área permite que músculos, articulações e ossos sejam preservados enquanto os indivíduos da terceira idade os estimulam. A seguir, conheça mais sobre opções recomendadas à faixa etária.

Hidroginástica

A hidroginástica já é bastante popular entre idosos e é fácil compreender os motivos. Com aulas realizadas totalmente dentro de piscinas, a água faz com que não haja quaisquer impactos decorrentes dos exercícios executados.

Assim, durante a prática, o educador físico ensina sequências que trabalham a força, a resistência, o alongamento e a capacidade cardiorrespiratória, sem causar riscos a seus alunos. Além disso, a água ajuda a promover a calma e o bem-estar de todos.

Caminhada

Sem tanto impacto quanto outros exercícios aeróbicos, como a corrida, a caminhada é uma ótima opção de atividade física.

Nela, dá para visitar lugares que o paciente gosta e proporcionar a ele o acompanhamento de pessoas queridas, já que caminhar não requer muitos acessórios nem tampouco investimentos além de tênis e roupas esportivas confortáveis.

Dança

Dançar é uma expressão corporal e artística de muita força que pode ser mantida durante a terceira idade.

Além de ajudar a trabalhar o condicionamento físico com movimentos que requerem vigor, a depender do ritmo escolhido, ela também atua ao promover melhora da autoestima e do bem-estar do paciente. Em aulas de dança, afinal, é comum haver diversão entre uma nova sequência e outra, acompanhadas do estímulo musical.

Alongamento

Manter a musculatura bem alongada é uma forma de mantê-la desperta sem correr o risco de comprometê-la. Assim, essa prática ajuda a renovar a lubrificação das articulações, como dos discos da coluna, o que aumenta sua mobilidade, e também a promover o relaxamento mental dos idosos em terapia.

Ao fim, independentemente da atividade física recomendada pelo geriatra, não há dúvidas de que o tratamento de pacientes da terceira idade só tem a ganhar com ela. Para isso, a recomendação é selecionar um local adequado, como o Hospital Santa Mônica, referência em tratamento geriátrico, com infraestrutura completa para práticas em ambientes equipados e ao ar livre, em espaços amplos e agradáveis.

Quer saber mais e tirar suas dúvidas sobre tratamento geriátrico, além das opções de atividades físicas oferecidas a eles? Então, entre em contato conosco!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo