Conheça a ferramenta do instagram que combate a ansiedade e a depressão - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 322 milhões de depressivos e 264 milhões de ansiosos no mundo. Os números são assustadores e revelam a importância do oferecimento de suporte ao indivíduos com transtornos de saúde mental. Nesse sentido, ansiedade no instagram passou ser um tópica de atenção. Por isso, criou uma ferramenta exclusivamente para ajudar quem sofre desse problema.

O principal objetivo é dar apoio a essas pessoas, em momentos delicados. Para entender melhor como funciona o mecanismo, continue a leitura deste post!

Como funciona a ferramenta do Instagram?

O recurso existe na rede social desde 2017, porém, ganhou mais visibilidade apenas esse ano. Basicamente, usuários que pesquisam termos delicados como “depressão” e “ansiedade”, visualizam uma mensagem com o oferecimento de ajuda.

Ao clicar no botão “obter apoio”, a pessoa é direcionada automaticamente para uma página que disponibiliza três alternativas:

• obter dicas sobre saúde mental;
  • falar com um amigo;
  • conversar com um voluntário da linha de apoio, do Centro de Valorização à Vida (CVV).

Desse modo, pesquisar depressão ou ansiedade no instagram, proporciona para a pessoa algumas opções de suporte para lidar com os transtornos. A iniciativa foi criada em parceria com órgãos que combatem o suicídio e voltados à defesa dos direitos humanos.

Quais os sintomas ligados a esses transtornos?

A seguir, apresentaremos alguns sinais que podem indicar o acometimento por depressão ou ansiedade. Acompanhe!

Ansiedade

Preocupação excessiva

O indivíduo tende a se preocupar demais e sofre por antecipação. Isso afeta sua rotina, causa desgaste físico e mental.

Comprometimento da concentração

Devido ao excesso de preocupação, a pessoa tem dificuldades para se concentrar no trabalho, estudos e outras atividades que são parte do seu dia a dia.

Insônia

Devido à ansiedade, a mente apresenta dificuldade para se desligar dos problemas. Devido a isso, é comum que a insônia seja um problema para pessoas ansiosas.

Depressão

Tristeza profunda

O indivíduo sente-se triste permanentemente, sem nenhum motivo aparente. A partir dessa tristeza, surge a baixa autoestima, o isolamento e a falta de energia para realizar atividades.

Pensamentos negativos

Os pensamentos negativos passam a ser mais predominantes. Assim, a mente é invadida por reflexões que fazem a pessoa não identificar mais o sentido da sua vida, o que pode trazer à tona a coragem para cometer suicídio.

Ausência de motivação

Aos poucos, a depressão ocasiona a perda da disposição para alcançar objetivos. Desse modo, aos poucos, tarefas cotidianas e que antes eram feitas com frequência, são deixadas de lado.

Como encontrar ajuda para o problema?

Se você acredita que está enfrentando a depressão ou ansiedade, ou conhece alguém que passa pelo problema, não deixe de procurar ajuda profissional. Busque uma instituição de referência — como o Hospital Santa Mônica — que conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e disposta a atuar para restabelecimento da qualidade de vida dos indivíduos com esses transtornos.

Perceba então que a ferramenta sobre ansiedade no instagram, mostra-se uma medida essencial para ajudar usuários depressivos e ansiosos, principalmente pelo fato dessa rede social ser uma das mais nocivas à saúde mental.

Gostou deste post? Então, aproveite para complementar a leitura e entender melhor o transtorno de ansiedade!