Quando a internação hospitalar é a melhor solução para o tratamento para alcoólatras? - Hospital Santa Mônica

O consumo de álcool é um problema que afeta pessoas de todas as idades, gênero e diferentes classes sociais. Diante disso, compreender quando a internação hospitalar é a opção mais indicada para o tratamento para alcoólatra é essencial à reversão dos danos causados pelo alcoolismo.

Se não tratado, o vício em álcool pode comprometer aspectos importantes da vida pessoal, profissional e social. Nesse contexto, reduzir os impactos da bebida alcoólica sobre a saúde mental e física é um dos grandes desafios da atualidade.

Que saber mais? Veja, então, qual o momento mais indicado para realizar a internação de um alcoólatra. Confira, também, como o tratamento contra a dependência do álcool pode ser eficaz na reabilitação da saúde e na recuperação da qualidade de vida. Acompanhe!

Quais as principais causas e consequências do vício em álcool?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício em álcool provoca, anualmente, a morte de 3,3 milhões de pessoas no planeta. Isso torna essa questão uma das mais preocupantes para a Saúde Pública.

Nesse sentido, é preciso buscar formas mais concretas para conter o impacto do vício em bebidas alcoólicas. Fatores emocionais, dificuldades para lidar com as adversidades da vida e herança familiar influenciam bastante a opção por esse estilo de vida.

Além disso, várias são as doenças emocionais e físicas que surgem como consequência do alcoolismo. Depressão, desequilíbrio mental, anemia grave e cirrose hepática figuram entre as principais.

Como é o tratamento para alcoólatras?

Ainda que não tenha um processo de cura permanente, o vício em álcool pode ter seus efeitos atenuados. Para isso, é preciso recorrer a uma instituição especializada e reconhecida pela excelência em tratamento contra a dependência química.

Por meio de um trabalho sério, completo e multidisciplinar é possível controlar os danosos efeitos do alcoolismo sobre o organismo. O tratamento para alcoólatras exige o uso de medicação para desintoxicação e um acompanhamento psicológico contínuo.

Para os casos mais simples, o apoio da família, dos amigos e a participação em grupos de apoio são boas estratégias para reduzir o uso de álcool. No entanto, quando o problema foge ao controle, o ideal é buscar um suporte profissional e encaminhar o indivíduo para o tratamento hospitalar.

Internação voluntária e involuntária: quais as diferenças?

Há duas formas de internação hospitalar para o tratamento para alcoólatras. Veja quais são!

Internação voluntária

É realizada conforme a vontade e o consentimento do próprio dependente, já que ele reconhece a necessidade de intervenção profissional para ajudá-lo no processo de reabilitação.

Internação Involuntária

A internação involuntária é específica para os casos mais graves, quando os dependentes de álcool — ou de drogas — não concordam com o tratamento. Devido aos efeitos nocivos do álcool no organismo do usuário, os familiares recorrem a esse procedimento.

Vale ressaltar que essa decisão de internar o dependente de álcool para realizar um tratamento, mesmo contra a vontade dele, é legalmente amparada na Lei 10.216. Ela assegura aos familiares o pleno direito de intervenção mediante a necessidade de salvar a vida do alcoólatra.

Quando recorrer à internação para o tratamento para alcoólatras?

A internação pode ser o melhor tratamento e o mais indicado quando o indivíduo está dominado pelo vício. Muitos dependentes perdem a capacidade de julgamento de valor e se transformam em uma ameaça para si e para a sociedade.

Nesses casos, a internação é praticamente obrigatória para os quadros mais graves de dependência alcoólica. O intuito é proporcionar ao alcoólatra todas as condições necessárias para reduzir o comportamento de risco e promover a sua recuperação.

Percebe-se, por fim, que a internação é um importante recurso para auxiliar no processo de reabilitação mental e física dos dependentes de álcool. Entretanto, a família e os responsáveis devem tomar essa decisão antes que a situação evolua para quadros mais graves e se torne irreversível.

Logo, a busca pela intervenção profissional em uma instituição especializada — e que ofereça tratamento para alcoólatras — é a melhor solução para minimizar os impactos decorrentes desse problema.

Ainda tem dúvidas sobre a internação e o tratamento para alcoólatras? Entre em contato com o Hospital Santa Mônica para que possamos ajudá-lo!