Publicado em Deixe um comentário

O que é e o que fazer durante uma overdose?

O que é e o que fazer durante uma overdose?

O abuso de drogas provoca alterações no corpo e na mente de uma pessoa. As drogas recreativas, aquelas usadas apenas com a finalidade de obter a sensação de prazer, geralmente atuam no sistema nervoso do indivíduo e o consumo em excesso pode até matar. Neste post, vamos esclarecer o que é overdose e explicar como ajudar um dependente químico nessa situação.

Antes de começarmos, é preciso ter em mente que uma pessoa que se torna dependente química se encontra em uma situação de vulnerabilidade emocional ou social. Apenas inibir o consumo de drogas não será eficaz para promover uma recuperação definitiva.

Assim, compreender o contexto em que vive o paciente e a possível existência de problemas camuflados pelo uso de drogas (transtornos mentais, por exemplo) é essencial para buscar o tratamento adequado.

O que é overdose?

Overdose é uma palavra que vem do inglês e é usada para designar a exposição do organismo a uma dose excessiva de qualquer substância, seja ela uma droga recreativa ou não.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de drogas mata 200 mil pessoas por ano. A overdose de narcóticos ilegais está entre os principais motivos desses óbitos.

Quando uma overdose ocorre, ela pode ou não causar sintomas aparentes. Porém, as mais agressivas são capazes de provocar a falência dos órgãos vitais — como coração e pulmão —, sendo o principal motivo de mortes entre dependentes químicos.

Ao ser ingerida ou ministrada, uma substância química será decomposta pelo organismo até ser completamente metabolizada. O corpo elimina naturalmente o que sobrou dessa substância após absorver seus nutrientes.

O consumo em excesso de drogas causa uma sobrecarga ao corpo humano, fazendo com que ele não consiga processar esses compostos. Assim, ele chegam à regiões mais sensíveis do organismo com maior potencial para causar danos.

Principais sintomas de uma overdose e como ajudar

Problemas respiratórios e perda da consciência são os principais sintomas de uma overdose. No entanto, eles variam de acordo com o tipo de substância ingerida, a quantidade, a procedência da droga e a própria reação do organismo.

O ideal diante desse quadro é procurar ajuda médica especializada o mais rápido possível. Também é essencial evitar a ingestão de outras substâncias para combater os sintomas ou para fazer com que o organismo elimine a droga por meio de vômitos ou evacuação.

Lembre-se sempre: o tratamento adequado salva vidas e promove uma recuperação muito mais eficaz.

O que fazer para abandonar o vício em drogas

É importante esclarecer que o tratamento de uma pessoa que abusa de substâncias químicas não é fácil. É necessário tempo para desintoxicar o corpo e deixar que ele elimine esses compostos. Também não é raro esse tipo de tratamento exigir acompanhamento psicológico.

O primeiro passo para abandonar o vício é a própria pessoa reconhecer o seu problema. Depois, cuidado, paciência e diálogo aberto são ferramentas essenciais para ajudar um dependente químico e promover uma recuperação eficaz.

Além disso, é igualmente importante procurar ajuda médica especializada. Somente profissionais capacitados poderão dar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que é overdose ou qualquer outra questão envolvendo o abuso de drogas? Confira em nosso site tudo o que você precisa saber sobre dependência química. Não deixe de entrar em contato conosco para saber quais são as opções de tratamento ou buscar ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *