Tratamento de Dependência a Inalantes - Hospital Santa Mônica

Embora a maioria dos pais não esteja preocupada com o acesso a cocaína ou a heroína aos seus filhos, eles não percebem que outra substância está prontamente disponível para seus adolescentes – os inalantes.

Isso porque eles podem ser extremamente viciantes e levar a problemas de saúde a longo prazo, é importante conhecer os sinais de abuso para que você possa recomendar o tratamento para inalantes, se necessário.

Quando se trata da popularidade e dos perigos do uso de inalantes, a maioria dos pais fica no escuro. Adolescentes e outros abusadores, entretanto, descobriram que esta é uma das maneiras mais fáceis de obter um “barato”, a substância é fácil de esconder, e é de baixo custo para se obter. O número de adolescentes que admitem ter experimentado inaladores disparou.

Como é o uso de inalação?

Refere-se a vapores ou gases intencionalmente respiratórios, com o único propósito de atingir um “barato”. Mesmo que esses inaladores sejam geralmente legais para comprar, eles podem ser usados ​​incorretamente.

Alguns dos exemplos que a maioria das pessoas conhece são: lança perfume, cola, tinta, gás de buzina e outros produtos que provavelmente você nunca ouviu antes.

No entanto, isso não os torna menos perigosos quando abusados. Alguns exemplos incluem butano, ambientador, tinta spray, marcadores de ponta de feltro, refrigerante de ar condicionado e fluido de correção de máquina de escrever. Pode haver mais de mil opções diferentes.

Qual é a população em risco?

De acordo com o National Household Survey on Drug Abuse (NHSDA), nos Estados Unidos, quase 2 milhões de jovens entre as idades de 12 e 17 haviam abusado de inalantes antes.

No geral, o número de americanos que experimentaram inaladores é de cerca de 18 milhões. Entre a 6ª e a 7ª série, o uso de inaladores está quatro posições atrás do álcool, da cannabis e do tabaco.

Devido à percepção da inocência, jovens adultos podem usar esses inalantes para experimentar. Isso significa que eles estão recebendo sua primeira experiência com um produto acessível e disponível.

Falta de discussão

Enquanto 18% por cento dos adolescentes entre as idades de 12 e 17 relataram ter experimentado inaladores antes, apenas 1% dos pais acredita que seu filho tentou inalar antes.

Talvez ainda mais preocupante seja o fato de a maioria dos pais tenha discutido sobre outras drogas como crack, cocaína, heroína e maconha, mas não tenham abordado ou procurado saber sobre inalantes.

Como reconhecer uma necessidade de tratamento de inalação

Mesmo que a prevenção seja sempre a melhor opção, a verdade é que identificar o problema e intervir para garantir que a pessoa possa receber tratamento por inalação é a melhor maneira de parar o abuso de inalação. Se você quiser parar o abuso desses produtos, você deve estar ciente dos seguintes sinais:

  • Depressão, irritabilidade, falta de coordenação ou falta de atenção;
  • Náusea ou perda de apetite;
  • Fala arrastada;
  • Aparência de estar embriagado ou desorientado;
  • Pintura em pó vazia escondida ou recipientes solventes;
  • Pintura ou outras manchas nas mãos, no rosto ou na roupa;
  • Odores químicos na respiração ou na roupa;
  • Efeitos sobre a saúde em relação ao abuso de inalação.

Existe uma variedade de outros efeitos a curto prazo nos diferentes tipos de produtos inalados. Alguns podem incluir vômitos ou náuseas. No entanto, também existem graves consequências a longo prazo.

Estes podem incluir danos na medula óssea, perda de audição, danos nos rins e fígado. O dano à mielina também pode levar a uma perda de coordenação e espasmos dos membros. Ao cortar o fluxo de oxigênio para o cérebro, o abuso de inalação pode até levar a danos no cérebro.

Em casos raros, o uso de inalantes pode tornar-se fatal. Quantidades altamente concentradas de substâncias químicas que você encontra em aerossóis ou solventes podem levar à insuficiência cardíaca em meros minutos.

Isso é referido como “morte súbita de cheiro”, e pode até causar a morte em um jovem de outra forma saudável depois de uma única sessão de uso de inalação.

Também é possível que o uso em uma área fechada ou a inalação de um saco de papel ou plástico pode levar à morte por sufocação.

Tratamento para Inaladores

Apesar do fato de que estes serem itens domésticos comuns, o abuso pode ser psicologicamente e fisicamente aditivo. Especialmente após o uso continuado durante muitos dias, aqueles que abusam dessas substâncias relatam um forte desejo de continuar usando inalantes.

Só promover a necessidade de tratamentos profissionais para inalantes é o fato de que os usuários podem sentir sintomas de abstinência após o uso prolongado, o que pode levar a alucinações, agitação, agitação, calafrios, dores de cabeça, cólicas musculares, transpiração excessiva e náuseas. Em alguns dos piores casos, isso pode levar a convulsões.

Se você acredita que você ou alguém próximo a você luta com a dependência de inaladores, a reabilitação para inalantes pode ser necessária. Esta é a melhor maneira de dar a você ou a outra pessoa uma chance de não só viver uma vida sóbria, mas também evitar problemas com o abuso futuro de substâncias.

O tratamento prolongado para inalação de pacientes internados proporciona aos usuários a chance de viver uma vida sóbria, mas também lhes dá uma base sólida sobre a qual eles podem construir no futuro.

Veja também: Jovens inalam Gás de Buzina

Fonte: Hospital Santa Mônica.

Tratamentos eficazes em ambiente seguro e familiar. Converse com nossos médicos especialistas.
VENHA NOS CONHECER

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h