Perguntas Frequentes

Como faço para obter informações de um paciente internado?

Para informações sobre paciente internado, por favor, envie um e-mail para recepcao@hospitalsantamonica.com.br ou ligue no telefone (11) 4668-7455. Informe os dados do paciente que nossa equipe lhe dará um retorno o mais breve possível.

Reforçamos no entanto, que por questões de sigilo de informação, o hospital só fornece informações do paciente para o responsável pela internação.

Qual é o valor da Internação?

Para os pacientes particulares, existem opções de pacotes criados de acordo com a necessidade do paciente e do familiar, para fazer um orçamento ligue para (11) (011) 98657-4262 ou envie um e-mail para comercial@hospitalsantamonica.com.br ou acesse pelo menu contato que entraremos em contato com você.

Já os convênios, o Hospital divulga no site a lista de operadoras credenciadas ao Hospital, caso fique na dúvida se atendemos o seu plano, você poderá ligar para a recepção no 4668-7455 ou (011) 98657-4262. Atendimento 24 horas.

É permitido fumar nas dependências do Hospital?

Proibido fumar em qualquer dependência interna do Hospital Santa Mônica. Permite-se fumar na área externa do Hospital, conforme lei estadual em vigor. Cigarros serão recolhidos por nossa equipe, caso o paciente insista em transgredir esta regra.

Enxoval, o paciente deverá levar algo para o Hospital?

Para o maior conforto dos pacientes, os pacientes e seus familiares deverão trazer:
Roupas pessoais (sugestões): pijamas, abrigos de moletom, camisetas, casaco bem quente, meias, roupas de baixo, tênis e/ou chinelo, bermudas (sempre abaixo do joelho), camisetas.

Não é permitido o uso de mini-saias (pode somente abaixo do joelho) e mini-blusas, camisetas regatas ou sem mangas, bem como ficar sem camisa.

Mais informações sobre o que pode ou não trazer serão informadas pela área de atendimento comercial.

O responsável deverá preencher o rol de roupas trazidas pelo paciente na recepção juntamente com o enfermeiro designado para tal. Tudo deverá estar marcado, com caneta específica para marcar tecido, com o nome completo do paciente.

O paciente pode utilizar a Lanchonete do Hospital?

O paciente receberá alimentação do Hospital, mas caso queira consumir produtos da lanchonete, seu responsável deverá abrir crédito junto à mesma, estabelecendo limite de valores. A lanchonete é terceirizada e os pagamentos são feitos diretamente no local. Não é permitido ao paciente usar dinheiro dentro do Hospital Santa Mônica, bem como transformar o crédito em dinheiro em espécie ou transferir ou negociar tais valores com quaisquer outras pessoas.

O paciente pode receber comida enquanto está internado?

Toda e qualquer comida trazida para o paciente deverá ser entregue no Serviço de Nutrição e Dietética, que avaliará se o paciente pode ou não receber, em virtude da dieta prescrita. Caso seja autorizado pela nutricionista, os alimentos trazidos serão entregues ao paciente nos horários adequados, sem prejudicar a dieta necessária à sua recuperação. Entretanto, não é permitido guardar no quarto qualquer alimento ou guloseima para evitar o surgimento de pragas.

Onde o Hospital está localizado?

Hospital Santa Mônica fica localizado em Itapecerica da Serra, em São Paulo,   a aproximadamente 10 km do Bairro do Morumbi, em uma área de preservação ambiental. Com o objetivo principal de recuperar e reintegrar o paciente ao convívio social, oferecemos uma ampla estrutura de área verde com 80 mil m² a 920 metros de altitude, o que proporciona um ambiente totalmente favorável para a restauração da saúde de quem mais precisa de nosso cuidado e atenção.

Veja o mapa de como chegar em https://hospitalsantamonica.com.br/como-chegar

O Hospital realiza Internação Involuntária?

O Hospital Santa Mônica faz a internação voluntária (com consentimento) e internação involuntária (sem a concordância do paciente) realizada pela equipe especializada, mediante indicação médica e consentimento da família, seguindo fielmente a regulamentação Legal e Ética determinada pela Portaria 2.391/GM/MS/2002.

Como funciona o tratamento para os pacientes com Transtorno Mental?

Nosso tratamento para pacientes com transtorno mental consiste em um acompanhamento clínico inicial e depois o paciente é encaminhado para o tratamento específico de seu transtorno mental.

Para mais informações, pedimos a gentileza de agendar uma consulta com a nossa equipe especializada que poderá informar com detalhes o procedimento e você poderá conhecer o Hospital. O agendamento da consulta poderá ser feito pelo telefone 4668-7455 / (011) 98657-4262.

Como funciona o tratamento para Dependência Química?

Nosso tratamento para dependência química é dividido em duas etapas. O paciente passa por um processo de desintoxicação que o prepara e ajuda a entrar na próxima fase, a do acompanhamento clínico.

Para mais informações, pedimos a gentileza de agendar uma consulta com a nossa equipe especializada que poderá informar com detalhes o procedimento e você poderá conhecer o Hospital. O agendamento da consulta poderá ser feito pelo telefone (11) 4668-7455 / (011) 98657-4262, 24 horas por dia.

Ao internar, o que fazer com os equipamentos pessoais de uso do paciente?

Caso o paciente utilize cadeira de rodas, muletas ou outro equipamento, estes deverão ser entregues na recepção do hospital, identificados com o nome do paciente, que os encaminhará ao departamento de fisioterapia para avaliação.

O Hospital permite o uso de celular nas suas instalações?

No hospital não é permitido uso de celular, dinheiro, ipod, mp3 , similares e objetos de valor dentro do hospital. Estes objetos deverão ser recolhidos pelos familiares dos pacientes quando da internação.

Eventuais aparelhos ou objetos de valor deixados com os pacientes serão recolhidos durante o período da internação e devolvidos no momento da alta. O Hospital não se responsabiliza por tais objetos ou valores em hipótese alguma.

Durante a internação o paciente pode ligar para os familiares? Como os responsáveis podem falar com o paciente?

Serão permitidas ligações telefônicas aos pacientes conforme avaliação da equipe terapêutica. Havendo a autorização, os telefonemas serão feitos com o apoio da equipe em horários previamente estabelecidos.

Ao internar, como o que fazer com a medicação que o paciente já toma?

Nenhum medicamento poderá ser deixado junto com o paciente. Toda e qualquer medicação trazida pelo paciente deverá ser entregue ao enfermeiro de plantão que encaminhará ao médico responsável para avaliação e administração quando autorizado.

Caso o paciente/familiar de paciente tenha interesse em se cadastrar no programa de medicações de alto custo fornecidas pelo Governo, favor contatar o Serviço Social, 7 (sete) dias anteriores à alta, solicitando o formulário específico para este fim. O programa cobre por ex.: olanzapina, ziprazidona, quetiapina, aripiprazol e clozapina.

O Hospital permite que sejam realizadas visitas aos pacientes internados?

Todo responsável pela internação recebe um guia com informações sobre dia e horário de visitas para cada Unidade.

Durante a visita, não é permitido uso de celular por parte da visita/paciente dentro do hospital. Solicitamos aos familiares que deixem no carro seus telefones celulares.

Toda e qualquer pertence ou objeto que a visita traga para o paciente, mesmo que previamente autorizado pela Equipe, deverá ser entregue imediatamente para a equipe de plantão e nunca diretamente para o paciente.

Uma lista de quem pode visitar o paciente, bem como de pessoas cuja visita é considerada inadequada ou contraproducente para o tratamento do paciente deverá ser elaborada considerando a vontade do paciente, da família e considerações da equipe.

Menores de idade só poderão visitar o paciente mediante deliberação prévia da equipe.

Como posso enviar um elogio, reclamação ou sugestão ao hospital?

Se for algo pontual e que precise de uma resolução imediata, você pode comunicar a equipe terapêutica, a fim de que possam ajudá-lo ou ao seu familiar. Você também poderá deixar sua manifestação na caixa de sugestões, localizada na Lanchonete ou encaminhar um e-mail para sac@hospitasantamonica.com.br ou ainda ligar para (011) 4668-7455.
Em casos de elogios, por favor compartilhe nas nossas redes sociais, será um prazer contar com a sua manifestação.