Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

Conheça as principais drogas recreativas e seus efeitos

Principais Drogas Recreativas

Existem diferentes razões pelas quais as pessoas procuram as drogas recreativas. Umas buscam relaxar, outras querem dar uma animada na balada e há quem use para se sentir aceito em determinados grupos. Muita gente também se envolve com drogas na tentativa de fugir da vida cotidiana, mesmo que momentaneamente.

No entanto, o prazer proporcionado por essas substâncias pode custar muito caro à saúde e à vida social do usuário. Com certeza você conhece alguém que já teve algum desses prejuízos, como a perda de emprego ou afastamento de pessoas queridas e problemas de saúde.

Neste post, vamos falar sobre as principais drogas recreativas e mostrar como elas agem no corpo. Acompanhe!

O perigo das drogas recreativas

Drogas recreativas é um termo usado para descrever substâncias legais e ilegais que são usadas sem supervisão de um profissional da Saúde. No entanto, a expressão pode passar a imagem de que o uso delas pode ser divertido e seguro, o que não é verdade — todas são perigosas e oferecem algum risco ao indivíduo que as consome.

Elas são geralmente usadas em situações sociais, como festas, baladas, encontros de amigos. O fácil acesso a essas substâncias e o desaparecimento dos primeiros efeitos em um curto período podem trazer a sensação de que usar drogas pode ser inofensivo. Mas não se engane: elas alteram a percepção da realidade e diminuem a capacidade analítica, além de criar dependência física e psicológica.

Os usos contínuos de drogas recreativas podem levar ao vício e a consequências mais graves, como danos neurológicos, desenvolvimento de doenças mentais, perda dos dentes e esterilidade. 

As principais drogas recreativas e seus efeitos no corpo

Cada tipo de droga traz diferentes consequências para o corpo humano. Algumas são mais perigosas do que outras — segundo a Global Drug Survey pesquisa realizada em 2017, a metanfetamina é a responsável pelo maior número de casos atendidos em hospitais. Contudo, todas oferecem riscos, inclusive as que parecem mais brandas. Confira a seguir uma lista com as principais drogas recreativas e conheça os efeitos de cada uma:

Ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo. Essas duas condições podem levar a derrames, principalmente em festas, onde a droga é comumente usada e as pessoas estão praticando atividades que movimentam o corpo.

Essa droga recreativa também eleva a pressão sanguínea, causa náuseas e sensação de cansaço. O ecstasy também pode causar surtos psicóticos em algumas pessoas, principalmente naquelas que têm histórico familiar de doença mental.

Maconha

A maconha é mais usada entre as drogas recreativas, segundo. Até hoje não há registro de mortes por overdose dessa substância, mas isso não quer dizer que ela não oferece perigos. Justamente por saberem desse dado, algumas pessoas abusam da droga pensando que não sofrerão graves consequências, e acabam viciadas. 

Estudos indicam que a maconha causa transtornos psicóticos, doenças pulmonares e danos neurológicos permanentes, que podem causar perda da memória e da capacidade analítica.

Cogumelos mágicos

A psilocibina, substância presente nos cogumelos, é uma droga que leva o usuário a enxergar a realidade de forma distorcida. Sua ação é muito parecida com a do LSD, pois as duas têm efeito alucinógeno — sentimentos de euforia e distorções sensoriais. A psilocibina age na mesma região do cérebro que costuma ser ativada quando se sonha, por isso muitos usuários relatam que se vêem dentro de um sonho quando estão usando a droga.

No entanto, essa sensação não deve ser encarada como algo positivo. Elas podem levar o usuário a ter experiências muito ruins durante as alucinações e até a casos permanentes de perturbação mental. Além disso, os cogumelos mágicos também podem causar problemas de visão, perda do senso de realidade, episódios psicóticos e traumas psicológicos.

Um estudo feito por cientistas da Imperial College, em Londres, afirma que os cogumelos podem enfraquecer o fluxo sanguíneo e diminuir a oxigenação e a atividade cerebral. 

Metanfetamina

A metanfetamina é uma droga recreativa que proporciona sensação de muita energia, atenção e foco aos usuários. Junto com isso, ela traz grandes riscos à saúde, como a possibilidade de derrames e infartos, já que eleva a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Ela também causa dificuldades para dormir e déficits cognitivos, e pode, em casos mais extremos, causar surtos psicóticos, segundo pesquisa divulgada pela Universidade de Columbia.

Cocaína

A cocaína pode trazer efeitos irreversíveis para o corpo do dependente químico. Ela pode causar infartos, derrames, surtos psicóticos, comportamentos violentos e até a queda dos dentes. A cocaína também interage muito mal com outras drogas, como o álcool — a mistura pode causar ataques cardíacos. 

Por ser uma droga recreativa muito viciante, os dependentes de cocaína costumam se envolver em situações arriscadas para conseguir o pó e, muitas vezes, terminam entrando para o mundo do crime. 

O uso a longo prazo também pode causar a perda do olfato e da capacidade de engolir, além de danos permanentes às regiões nasal e bucal.

A necessidade do tratamento

Como você pode ver, o uso de drogas recreativas traz grandes perigos à saúde, inclusive com danos irreversíveis. Para diminuir esses riscos, a melhor opção é buscar ajuda profissional enquanto ainda é possível reverter pelo menos alguns desses efeitos.

A ajuda profissional é de extrema importância em um momento como esses. Além de médicos psiquiatras e clínicos, que vão acompanhar o paciente e avaliar os danos físicos causados pelas drogas, a equipe multidisciplinar conta ainda com psicólogos e terapeutas ocupacionais. Essa rede de apoio ajuda na recuperação e reinserção social do paciente e não deve ser negligenciada.

A estrutura de um local como o Hospital Santa Mônica garante todo o suporte que o paciente necessita para superar o vício e evitar danos permanentes ao seu corpo e mente. O ambiente é propício para grandes mudanças de comportamento e desenvolvimento de valores que serão importantes para a superação dos desafios que surgem durante o tratamento.

Se você é dependente de drogas recreativas ou quer ajudar alguém com esse problema, entre em contato conosco e conheça melhor o nosso trabalho.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo