Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química Psiquiatria

Por que um hospital psiquiátrico pode ser a melhor opção para tratar um vício?

Hospital psiquiátrico tratamento vicio

Ainda bem que a ideia ruim que as pessoas tinham dos hospitais psiquiátricos já caiu por terra há muito tempo. A realidade das estatísticas sobre o uso de drogas e álcool no país exige a compreensão do verdadeiro papel da Psiquiatria. Essa conscientização é essencial para auxiliar quem enfrenta o dilema do vício.

A internação hospitalar muitas vezes é indicada para os casos mais graves, nos quais o usuário passa a representar uma ameaça para si e para a sociedade. Porém, quanto mais cedo decidir pelo hospital, maiores serão as chances de sucesso na recuperação.

Assim, o tratamento garante mais controle sobre a condição do paciente e garante o apoio necessário à reabilitação mental e física.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba por que um hospital psiquiátrico pode ser a melhor solução para tratar um vício! Acompanhe!

Garante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar

Contar com o apoio de profissionais experientes e especializados torna-se um importante diferencial no tratamento contra as drogas e o alcoolismo. Psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, terapeutas especializados em dependência química e fisioterapeutas são alguns dos especialistas responsáveis pelo suporte ao usuário.

Assim, a opção por um hospital psiquiátrico favorece a melhoria no comportamento do dependente, principalmente dos adolescentes. Ele se conscientiza da seriedade do tratamento e se torna mais determinado para se livrar dos entorpecentes e remodelar a sua conduta.

Além disso, a internação assegura maior adesão ao tratamento e tranquilidade em relação aos procedimentos, como a necessária desintoxicação. Passar por esse processo sozinho — e em casa — não resolve o problema e ainda pode trazer graves complicações ao usuário.

O processo de limpeza do organismo exige acompanhamento contínuo devido às reações provocadas pela abstinência. A falta da substância no organismo provoca sintomas emocionais e físicos imprevisíveis. Por isso, é necessário um apoio multiprofissional para controlar a situação e auxiliar o paciente.

Logo, entender a importância da internação psiquiátrica para a eficiência do tratamento é fundamental. A supervisão regular da equipe especializada possibilita que o usuário tenha chances reais de se recuperar do vício e de retornar ao convívio social.

Possibilita uma rotina favorável à recuperação

Em um hospital psiquiátrico, o dependente químico terá um rotina personalizada de acordo com a necessidade dele. Após a avaliação psiquiátrica, essas atividades são definidas pela equipe multiprofissional.

Como parte integrante do tratamento, o dependente químico deverá cumprir todas as propostas do planejamento realizado pelos profissionais de apoio. O paciente terá horário certo para alimentação, submissão às terapias, lazer e descanso.

Exigir disciplina e organização torna a rotina mais agradável e tranquila. Esse trabalho conjunto entre diversas especialidades oferecidas pelo hospital é importantíssimo: visa à promoção de condições mais favoráveis à recuperação, de forma eficaz e duradoura.

Evita o contato com pessoas ou com locais de uso de drogas

Independentemente do grau de comprometimento do organismo, o processo de desintoxicação exige uma postura muito determinada para que o usuário consiga permanecer limpo.

Todas as fases do tratamento são importantes. Porém, quando surgem os sintomas da abstinência, o usuário necessita de muito auxílio, tanto profissional como de familiares e amigos.

Por isso, um dos benefícios da internação hospitalar é afastar o paciente de quaisquer contatos com locais ou com amigos que usam drogas ou álcool. Isso evita as antigas influências e reduz as chances de recaídas, o que pode ser extremamente prejudicial à sequência das terapias.

Promove a integração com indivíduos com objetivos em comum

Durante a internação hospitalar, uma das medidas que favorecem à recuperação é a troca de experiências entre os internos e nos grupos da família. A equipe multidisciplinar planeja atividades recreativas, cuja proposta é propiciar a integração social dos pacientes.

Minimizar os impactos psicológicos resultantes da negação do uso de drogas e álcool exige a elaboração de uma rotina que mantenha o ambiente saudável e prazeroso. Nesse sentido, incentivar o envolvimento do paciente nessas atividades sinaliza maiores chances de alcançar resultados positivos.

A participação em atividades esportivas, jogos e caminhadas ao ar livre são práticas benéficas à saúde mental e física. Diminuem a ociosidade e favorecem a reestruturação comportamental necessária ao tratamento contra o vício.

Possui uma infraestrutura diferente de outros locais para tratamento

Em termos de adequação estrutural, a melhor solução para um tratamento pode ser encontrada em um hospital psiquiátrico, e não necessariamente em uma clínica de recuperação. Diversas razões favorecem a escolha de um hospital especializado na reabilitação da saúde emocional.

Em uma clínica, os tratamentos oferecidos são baseados apenas em consultas esporádicas. Porém, a complexidade que envolve esse tipo de tratamento exige que o dependente químico tenha apoio profissional em tempo integral.

Nesse sentido, consultas eventuais não garantem a recuperação e ainda expõe o usuário ao risco de vida. Isso porque as alterações comportamentais resultantes da abstinência podem gerar até mesmo ideações suicidas.

Além disso, o espaço físico, a infraestrutura, a possibilidade de integração com outros pacientes e as atividades recreativas oferecidas em um hospital representam substanciais vantagens à dinâmica da reabilitação.

Quais serviços e vantagens o Hospital Santa Mônica oferece?

Localizado na região metropolitana de São Paulo, o Hospital Santa Mônica oferece tratamento especializado para pessoas com problemas psiquiátricos ou dependência química em locais separados. Para ajudar as famílias na reabilitação de seus ente queridos atendemos particulares e diversos planos de saúde.

Nosso hospital  oferece uma infraestrutura singular: dispõe de uma área de 83 mil m², sendo 50 mil m² de mata nativa preservada. Para oferecer cuidados específicos para cada uma das atividades, a instituição possui unidades de internação, de dependência química e de cuidados exclusivos para a reabilitação da saúde mental.

Além da vasta experiência no ramo, nosso hospital disponibiliza 250 leitos e  todo o aparato necessário ao conforto do paciente e de sua família. Mais do que isso, priorizamos sempre a formação e a capacitação das equipes médicas e multiprofissionais.

O objetivo de nosso hospital psiquiátrico é garantir um tratamento mais humanizado e alinhado às novidades apresentadas em congressos e estudos internacionais. Isso é essencial à segurança e à qualidade dos procedimentos realizados em prol da reabilitação mental e física de quem necessita de nosso apoio.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda para superar o vício entre em contato com o Hospital Santa Mônica e conheça as opções de tratamento que oferecemos.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo