Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Psicologia online: vale a pena confiar?

Psicologia online

O acesso a plataformas digitais e as facilidades que elas oferecem aos indivíduos no mundo moderno têm possibilitado o surgimento de novas modalidades de atendimento em saúde mental, como a psicologia online.

Desde 2012, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) permite que os profissionais da área façam atendimentos via internet. No entanto, existiam algumas restrições: o número máximo permitido para esse tipo de atendimento era de 20 sessões e só havia a autorização em casos específicos.

Em maio de 2018, a resolução 11/2018 do CFP regularizou plenamente a terapia online como alternativa à terapia presencial. A partir de então, mais pacientes passaram a ser atendidos por seus psicólogos por meio das telas e dispositivos.

Mas a psicologia online ainda levanta polêmicas e recebe críticas por parte de alguns profissionais. Continue a leitura do nosso artigo para entender mais sobre o assunto!

Requisitos para o profissional realizar tratamento psicológico online

Para que possam realizar os atendimentos via internet, os psicólogos devem fazer um cadastro online, a fim de que sejam autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia. Na plataforma criada pelo órgão, devem também atualizar anualmente os dados.

A medida ajuda a fiscalizar ações já praticadas pelos Conselhos Regionais de Psicologia e a regularizar sites, plataformas e aplicativos pelos quais são feitas a sessões, evitando problemas com vazamento de dados de ambas as partes e garantindo o sigilo do paciente,

Vantagens e desvantagens da psicologia online

Para resolver problemas relacionados à flexibilidade de horários e mudança de residência, o atendimento online pode ser prático. Essa modalidade ainda evita que os pacientes se sintam constrangidos, o que pode facilitar a continuidade do tratamento.

Para as populações que residem em áreas afastadas, distantes dos centros urbanos, a psicologia online também se revela como uma forma de expandir a eficácia de medidas de saúde mental.

Nos grandes centros urbanos, com a dificuldade e a lentidão comuns em meio ao trânsito, é possível incluir sessões online de psicologia em momentos estratégicos da rotina, como no intervalo do almoço, sem que haja necessidade de deslocamento.

Além disso, para pacientes jovens, extremamente envolvidos com o mundo digital, a tecnologia surge como um incentivo para que se abram mais com psicólogos.

Quanto às desvantagens, profissionais argumentam que a ausência da presença humana pode ser um empecilho para a construção de confiança e acolhimento. Ademais, o tempo de duração das sessões pode ser reduzido e, portanto, precarizado.

Outro ponto de atenção é que, em caso de situações de emergência psiquiátrica, o atendimento virtual não possibilita a intervenção, sobretudo quando há risco para a integridade física do indivíduo. É o que pode ocorrer em situações de crise de ansiedade, ataque de pânico ou tentativas de suicídio.

Por que a psicologia presencial ainda é fundamental?

Apesar das novas opções que vêm surgindo, o atendimento presencial ainda se mostra mais eficaz no acolhimento ao paciente. Portanto, fique atento a si mesmo e em relação aos familiares para observar sintomas como mudanças de humor, agressividade, isolamento social, diminuição de produtividade no trabalho, comprometimento da qualidade do sono e tristeza extrema.

Para preservar e recuperar a saúde mental dos pacientes, o Hospital Santa Mônica dispõe de uma estrutura completa, incluindo unidades de internação e equipe multidisciplinar, com psiquiatras, psicólogos, geriatras, fisioterapeutas, entre outros.

Tenha em mente que, embora a terapia virtual e a psicologia online sejam em alguns casos a opção mais prática, ainda não há um consenso entre psicólogos e profissionais da saúde sobre a modalidade. Ou seja, em caso de qualquer problema, não deixe de considerar o atendimento presencial, já que o contato direto entre terapeuta e paciente é a opção mais segura.

Este conteúdo foi útil para você? Para ler mais artigos sobre temas relacionados a saúde mental e a bem-estar, assine nossa newsletter!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter