Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

Veja o que fazer em caso de overdose de heroína

Overdose Heroína

De acordo com o relatório divulgado pela Agência da ONU para Drogas e Crime (UNODC), o consumo de substâncias químicas no Brasil aumentou nos últimos anos.

A heroína está entre as drogas mais consumidas e os efeitos do seu uso são diversos: intensa euforia, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca e falta de noção da realidade são alguns. Em longo prazo, observa-se também destruição dos neurônios, overdose de heroína e óbito precoce.

Por esse motivo, se você convive com pessoas que são dependentes químicas, é de extrema importância que tenha conhecimento sobre o que pode ser feito quando alguém se submete a dosagens excessivas dessa droga e como buscar ajuda antes que essa grave situação ocorra. Continue a leitura e saiba mais!

Como agir em caso de overdose de heroína?

O tempo que uma vítima de overdose leva para receber ajuda é um fator decisivo na recuperação. Quanto mais imediato o socorro, menores são as chances de complicações. A seguir, apresentamos algumas medidas que devem ser tomadas o mais rápido possível diante dessa situação. Acompanhe!

Chame uma ambulância

Fazer o pedido de resgate deve ser a primeira atitude quando nos deparamos com um quadro de overdose de heroína.

Essa medida precisa ser adotada mesmo que a vítima esteja consciente, pois assim ela pode receber atendimento médico rapidamente e o tratamento mais adequado passa a ser realizado o quanto antes.

Enquanto a ambulância não chega até o local, também é preciso ter outros cuidados. Veja!

Verifique os pulsos

Para se certificar de que os batimentos cardíacos da vítima estão regulares, faça a verificação do pulso. Para isso, utilize os dedos indicador e médio e conte a pulsação durante um minuto. Nunca utilize os polegares, pois você pode confundir a sua própria pulsação com a da vítima.

Observe se o ritmo das batidas acontece em intervalos iguais. Caso haja ausência dos batimentos, a intervenção de reanimação deve ser feita imediatamente. Entretanto, para isso, é preciso ter noções de primeiros socorros. Se você não tiver condições de prestar o atendimento, apenas coloque a vítima em posição lateral de segurança.

Alivie as áreas ao redor

Mantenha a região ao redor da vítima o mais livre possível, para que sua respiração não seja comprometida com a falta de circulação de ar. Evite que muitas pessoas fiquem ao redor da pessoa em fragilidade, pois isso só dificulta a realização das medidas de socorro.

Facilite a respiração

Com o intuito de facilitar a respiração e evitar engasgos, coloque a cabeça da vítima de lado. Em seguida, abra zíperes e botões da roupa, para ajudar ainda mais. Se o indivíduo parar de respirar, você deve fazer respiração boca a boca, a fim de desobstruir a saída de ar.

Qual a importância do tratamento especializado?

O tratamento especializado permite que o usuário de drogas volte a ter sua rotina normal sem vícios e livre dos prejuízos físicos e mentais causados pela dependência. No entanto, para que haja sucesso no tratamento, é preciso escolher uma instituição diferenciada, que proporcione as condições necessárias para que a reabilitação aconteça da melhor forma.

O Hospital Santa Mônica é referência na área e oferece todos os recursos para restabelecer o bom estado de saúde do paciente. O atendimento é individualizado e tem como diferencial um tratamento multidisciplinar e humanizado, que transmite confiança e segurança aos pacientes — aspectos essenciais para plena recuperação, visto que todo o processo pode ser muito difícil para o usuário da heroína.

Se há alguma pessoa com problemas com drogas em sua família, procure atendimento especializado o quanto antes. Assim, você ajuda a preservar a integridade física de quem você ama e evita que consequências mais severas aconteçam.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de overdose de heroína, não deixe de ler o nosso artigo: Como abordar o filho com uma necessidade de internação.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter