Como identificar um usuário de drogas? - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Identificar uma pessoa que esteja passando por problemas com drogas, seja ela um amigo ou familiar, pode ser uma tarefa complicada. No entanto, saiba que existem alguns sinais que podem lhe ajudar a identificar um usuário de drogas e que o seu apoio pode ser essencial para ajudá-lo a sair dessa situação. Quer saber mais? Continue lendo!

Quais são os principais sinais do uso drogas?

O uso de drogas provoca grandes mudanças comportamentais no usuário, fazendo com que a pessoa, muitas vezes, não pareça mais a mesma. Porém, essa diferença pode ser um excelente indicativo desse problema, facilitando a identificação e auxílio por parte de quem está disposto a ajudar.

Mudança brusca no comportamento e interesses

Isolamento é um dos sinais mais comuns demonstrados por quem está passando por problemas com drogas. Se a pessoa costumava ser próxima, mas passou a viver cada vez mais distante de antigos amigos e familiares, pode ser um fator para começar a se preocupar.

Além disso, ela tende a mudar o ciclo de amigos e não parece mais interessada em fazer as atividades que antes costumava gostar de fazer e que traziam prazer a ela.

Diminuição do rendimento no trabalho ou estudos

Caso a pessoa seja um adolescente que está cursando o ensino médio, pode ser mais simples de notar a diferença no rendimento escolar. No entanto, quando adulto é possível reparar na constante falta no curso ou trabalho, podendo levar a perda do emprego e a optar por trancar a faculdade.

Alteração repentina no humor

Normalmente, o indivíduo acorda de mau humor, está sempre ansioso e, de uma hora para outra, está aparentemente tranquilo novamente. Essa mudança pode indicar a dependência, pois a pessoa fica irritada enquanto não faz uso da substância.

Apresenta alterações nas necessidades básicas

Alterações no ciclo de sono são bastante frequentes, geralmente a pessoa troca o dia pela noite, dorme demais ou acaba nem dormindo. Além disso, a mudança no apetite também é bastante comum. Ela pode estar sempre com fome e comendo demais ou nunca estar com fome e sempre rejeitar refeições.

Todas essas mudanças são muito visíveis, o que as torna mais fáceis de serem identificadas, além de serem grandes indicativos de um problema significativo e não apenas o abuso de drogas, como também de um transtorno mental.

Como devo reagir após identificar um usuário de drogas?

Tomar cuidado na maneira de reagir é importante para não acabar agravando a situação e afastando a pessoa ainda mais.

Tenha uma conversa amigável

É essencial não agir de forma agressiva. Saiba que a pessoa está passando por um momento complicado e que precisa de ajuda. Tenha um diálogo acolhedor e aberto, sem julgamentos. Uma boa ideia pode ser sugerir um Grupo de Apoio à Dependentes Químicos.

Encaminhe-a para um profissional

O encaminhamento para um especialista como psicólogo, psiquiatra ou para um hospital especializado em dependência química é indispensável para o tratamento. Superar o vício não é algo fácil, mas é possível com a ajuda de pessoas próximas e, é claro, de profissionais qualificados.

Portanto, agora que você já sabe como fazer para identificar um usuário de drogas, fique atento se alguém que você conhece apresente sinais e não hesite em procurar ajuda profissional imediatamente, pois isso pode fazer total diferença na vida de alguém.

Quer entender melhor o tema? Assine já nossa newsletter para ficar por dentro deste e outros assuntos relacionados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos