Terapia familiar: como ela auxilia no tratamento psiquiátrico? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

O tratamento psiquiátrico pode ser bastante desafiador e tende a impactar a vida não somente do paciente, mas de todos aqueles que fazem parte de seu convívio, como a família. Pensando nisso, a terapia familiar é altamente recomendada para manter a harmonia e restituir as relações de confiança durante a reabilitação.

Independentemente da causa, seja por depressão, ansiedade, transtorno de humor, transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, transtornos alimentares ou dependência química, é fato que as mudanças de comportamento de quem sofre com um desses problemas afetam aqueles que ama.

Para saber como esse impacto pode ser trabalhado e entender de que modo ocorre a terapia em família, continue a leitura de nosso artigo abaixo!

Como funciona a terapia familiar

A terapia familiar ajuda a promover o autoconhecimento, respeito e compreensão entre todos os membros de um núcleo. Surgida em meados da década de 1960, há diferentes abordagens de psicologia dedicadas a tratá-la.

Entre elas:

  • sistêmica;
  • estratégica;
  • estrutural;
  • boweniana.

Com o advento da reforma psiquiátrica, a reintegração do indivíduo e o bom convívio em seu espaço familiar têm se tornado cada vez mais importantes.

A terapia, assim, ajuda a solucionar desentendimentos que possam ter contribuído com os problemas psiquiátricos dos pacientes e estimula os familiares a falarem sobre si e desabafarem a respeito do sofrimento com que têm lidado.

Nela, há espaço aberto para dialogar sobre angústias, cansaço, expectativas e receios relacionados ao tratamento, além de queixas ligadas à agressividade e a quaisquer outras mudanças de comportamento decorrentes do distúrbio.

A ideia principal é que seja um momento acolhedor, livre de julgamentos.

Quem pode fazer

A terapia familiar é recomendada a todos os integrantes da família que convivam com um paciente que esteja em tratamento psiquiátrico, independentemente da doença apresentada.

Na maioria dos casos, envolve mães, pais, cônjuges, irmãos e filhos, mas também pode ser recorrida por outros graus de parentesco que estejam envolvidos.

Benefícios da terapia familiar

Cada vez mais aderido, esse tratamento ajuda a identificar e a solucionar desordens em um núcleo familiar. Além disso, auxilia a:

  • elevar a autoestima dos pacientes;
  • reduzir conflitos;
  • combater raivas e mágoas entre parentes;
  • promover diálogo e autoconhecimento;
  • evitar a culpabilização da família pelo adoecimento;
  • diminuir a sobrecarga dada aos familiares, especialmente a mães e pais;
  • reduzir o sentimento de solidão, tanto do paciente quanto daqueles que ama;
  • esclarecer dúvidas sobre o tratamento e auxiliar todos a aceitá-lo e a colaborar com ele.

Após conhecer mais sobre a terapia familiar, dá para entender por que esse núcleo integra uma estratégia de intervenção extremamente relevante, certo? Ao fim, vale destacar que a família não somente tem o papel de oferecer, mas também precisa de cuidado quando um de seus membros sofre de um transtorno psiquiátrico para que todos sejam capazes de, juntos, enfrentar uma fase difícil.

Está à procura de uma instituição que ofereça esse tratamento? Então, entre já em contato com a equipe do Hospital Santa Mônica, referência em atendimento psiquiátrico e recuperação da saúde mental e física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos