Publicado em Deixe um comentário

Quais são os tipos de transtornos de humor? Saiba quais os tratamentos disponíveis

O transtorno de humor é um termo usado para descrever um conjunto de doenças psiquiátricas que afetam o estado emocional e as sensações de bem-estar de uma pessoa.

Segunda a psiquiatra do Hospital Santa Mônica, Dra. Ana Luiza Molina Corrêa Poliseli, “esses transtornos são caracterizados por mudanças acentuadas no humor, pensamento, comportamento e demais características do indivíduo. Ele tem impacto significativo na vida das pessoas que as vivenciam, bem como em suas famílias e entes queridos.”

O que é o transtorno de humor?

O transtorno de humor é um distúrbio psiquiátrico que causa alterações produzidas no humor, pensamento, comportamento e fisiologia de uma pessoa. São geralmente categorizados em dois tipos principais: transtornos afetivos e transtornos depressivos.

Os de natureza afetiva incluem o transtorno afetivo bipolar e o transtorno afetivo sazonal, enquanto os transtornos depressivos incluem o episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente.

Quais são as principais características dos transtornos de humor?

As principais características dos transtornos de humor incluem mudanças acentuadas no humor, pensamento e comportamento, como já dito. As pessoas que sofrem desse distúrbio podem experimentar estados de ânimo extremo, como episódios de mania ou hipomania (no caso de transtornos afetivos) ou episódios de depressão (no caso de transtornos depressivos).

Hipomania

Antes de abordarmos a questão da hipomania, é importante mencionar um estágio do transtorno de humor conhecido como mania. Durante esse período, a pessoa se sente capaz de fazer qualquer coisa sem levar em consideração as consequências físicas e emocionais, apresentando uma energia excessiva, contínua e impulsividade crescente ao longo dos dias.

Por outro lado, a hipomania (uma forma mais branda de mania) se manifesta quando uma pessoa experimenta um humor elevado, sentindo-se mais energizado que o habitual, sem relação direta com eventos externos. Nesse estado, é possível também apresentar episódios de irritabilidade aumentada, embora em menor grau e sem afetar significativamente a vida da pessoa.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os episódios hipomaníacos devem ocorrer por, no mínimo, 4 dias consecutivos.

Considerando a diferença entre mania e hipomania, é importante destacar que algumas características podem passar despercebidas para quem está tendo esses estados. Conheça agora os principais sintomas da hipomania:

  • confusão mental;
  • dificuldade de concentração;
  • necessidade de falar constantemente, chegando a interromper as pessoas;
  • impulsividade;
  • agitação.

Vale ressaltar que esses sintomas também podem ocorrer durante a mania, porém, em uma intensidade menor.

Depressão

A depressão é um elemento presente no transtorno de humor, mas se diferencia por não ser contínua (unipolar). Nesse caso, esse tipo de depressão ocorre alternadamente com a mania e a hipomania, também sem motivo aparente.

Em algumas semanas, uma pessoa pode apresentar sintomas de mania e hipomania, permanecendo bem, feliz e produtiva. Já na semana seguinte, apresentar um quadro depressivo que pode durar de dias a meses.

Os sintomas da depressão nesse transtorno, apesar das diferenças da depressão unipolar, apresentam a mesma intensidade. Conheça agora os principais sintomas, que podem durar pelo menos uma semana:

  • tristeza profunda;
  • isolamento;
  • apatia;
  • alterações no sono;
  • perda ou ganho de peso;
  • baixa autoestima;
  • redução da libido;
  • pensamentos suicidas.

Os sintomas dos transtornos de humor variam de pessoa para pessoa e podem incluir sentimentos de tristeza, irritabilidade, euforia, falta de energia, pensamentos acelerados, dificuldade de concentração e insônia, entre outros. Algumas pessoas também podem ter sintomas físicos, como dor de cabeça, dor no peito, náusea e alterações no apetite e no sono.

Quais são os transtornos de humor mais comuns?

Existem vários transtornos de humor diferentes, mas os mais comuns incluem o transtorno afetivo bipolar, o episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente.

Banner com oferta de e-book gratuito sobre "Transtorno Afetivo Bipolar"

Transtorno afetivo bipolar

O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por episódios de mania, hipomania e depressão. Durante os episódios de mania ou hipomania, as pessoas se sentem felizes, energizadas e persistentes, com pensamentos acelerados e falta de sono.

Durante os episódios de depressão, elas podem sentir-se tristes, desesperadas e sem energia, com perda de interesse em atividades que antes lhe davam prazer.

Episódio depressivo

Este tipo é caracterizado por episódios repetidos de depressão ao longo do tempo, com períodos de remissão entre eles. Os sintomas são semelhantes aos do episódio depressivo, mas o transtorno depressivo recorrente surge quando a pessoa tem, pelo menos, dois episódios de depressão em um período de dois anos.

Transtorno depressivo recorrente

O transtorno depressivo recorrente se caracteriza por apresentar 3 ou mais episódios de transtorno depressivo maior acima. Isso significa que ter esse quadro é ter passado por várias crises de depressão.

Embora oscilações de humor sejam comuns, quando a tristeza persistir por mais de 2 semanas, é importante buscar ajuda profissional, pois pode-se tratar de um episódio depressivo.

Esta é a forma mais grave que a depressão comum, pois o quadro volta mesmo após os tratamentos convencionais. É, portanto, uma das principais causas de aposentadoria por motivos de saúde mental.

Os episódios são classificados em leve, moderado ou grave, de acordo com os sintomas apresentados. Diferentemente dos transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade antissocial, o transtorno depressivo recorrente pode ser afetado em qualquer idade e é mais comum em mulheres.

Como se comportam as pessoas com transtornos de humor?

Pessoas com transtorno de humor podem apresentar uma variedade de sintomas, variando de leve a grave. Os sintomas geralmente incluem mudanças, como mostramos abaixo:

  • humor depressivo ou maníaco;
  • ansiedade;
  • pensamentos suicidas;
  • mudanças na capacidade de realizar tarefas diárias;
  • alterações na capacidade de manter relacionamentos;
  • modificações no comportamento;
  • dificuldades de aprendizado;
  • problemas de pensamento;
  • distúrbio de sono.

Essas mudanças podem afetar o modo como as pessoas se comportam em seu ambiente social, no trabalho ou na escola, bem como na vida doméstica. As pessoas com transtorno de humor geralmente têm dificuldade em controlar seu comportamento e se sentem estressadas, ansiosas ou irritadas.

Elas têm dificuldade em se concentrar e permanecer motivadas. Logo, tem um humor instável e reage exageradamente a estímulos externos. Algumas pessoas podem ter um comportamento impulsivo, como gastar e comer demais, usar drogas ou bebidas alcoólicas, ou ter comportamento sexual de risco.

Muitas vezes, é difícil perceber que está sofrendo com um transtorno de humor. Por isso, é importante fazer uma reflexão sobre as últimas semanas e perguntar às pessoas com quem convive sobre suas dúvidas. Buscar ajuda profissional o mais cedo possível é fundamental para encontrar um caminho mais leve, aumentar o bem-estar e a compreensão sobre si mesmo.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e mantenha-se atualizado sobre saúde mental, dicas de bem-estar e informações sobre transtornos psicológicos. Junte-se à nossa comunidade e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais