Antes mesmo de falarmos sobre como tratar a dependência química, é preciso entender que essa doença, infelizmente, tem comprometido a vida de muitas pessoas e ocasionado problemas gravíssimos em muitas famílias.
Especialistas na área da saúde reconhecem como dependência química o uso desenfreado de drogas, álcool ou outras substâncias tóxicas, por um longo período de tempo. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, estima-se que cerca de 29 milhões de adultos são dependentes químicos, cerca de 5% da população adulta.
Como você percebeu, a quantidade de pessoas que sofrem com a dependência química preocupa as autoridades e os especialistas na área da saúde. A boa notícia é que existem vários tratamentos aos quais pode recorrer quem sofre de algum vício. A cura para a dependência, apesar de custosa, é perfeitamente possível?
Feliz em saber disso? Então continue a leitura deste post, pois explicaremos a você como funcionam os tratamentos que podem livrá-lo, de uma vez por todas, do abuso de drogas
Desintoxicação para tratar a dependência química
Se a pessoa estiver debilitada pela dependência química, é necessária a desintoxicação. Essa fase objetiva a restauração do paciente, e deve ser feita sempre com o devido acompanhamento médico, por meio de internação.
Uma vez internado, o dependente químico passa a ser monitorado por especialistas para a eliminação das substâncias tóxicas que sobrecarregam seu organismo, em função do vício.
A fase inicial do tratamento é a mais intensiva, por ter como objetivo o controle das crises de abstinência que são provocadas pela ausência das substâncias tóxicas no corpo do dependente químico.
Manutenção de uma vida saudável
Para que os sintomas da abstinência possam sejam superados, é importante que o paciente se alimente de forma saudável, com ingestão adequada de alimentos ricos em proteínas e vitaminas.
Outra iniciativa importante para tratar a pessoa que sofre com a dependência química é a manutenção da sua saúde por meio de atividades físicas. Os esportes são de grande valia para quem está em tratamento, pois liberam endorfina — substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Em suma, para se ter uma vida psicológica saudável, a prática constante de atividades físicas e a alimentação equilibrada são essenciais.
Medicamentos que diminuem os desejos e restauram a função normal do cérebro
Outro abordagem no tratamento para a dependência química é a administração de medicamentos, administrados por um psiquiatra, que diminuem a vontade de usar as drogas ou de ingerir bebidas alcoólicas. Podemos separar tais medicamentos segundo seus objetivos.
Combater o desejo de usar as drogas
Para combater o desejo desenfreado do paciente em fazer uso das drogas, podem ser usados remédios ansiolíticos e antidepressivos. Esses são os medicamentos mais indicados e receitados pelos médicos.
Controlar a abstinência
As crises de abstinência são um dos grandes desafios no tratamento do vício. Sendo assim, é necessário o uso de medicamentos para aliviar os sintomas de tais crises, como:
- dificuldades para respirar;
- insônia;
- transpiração intensa;
- tremores;
- irritabilidade;
- vômitos, náuseas e diarreias;
- perda de concentração;
- tensão muscular, entre outros.
Tratar as doenças decorrentes do uso das drogas
Alguns remédios têm como objetivo tratar os efeitos de outras doenças, decorrentes do uso das drogas. Dependendo da gravidade, do tempo e da quantidade em que a droga foi ingerida, tais doenças podem acarretar complicações graves ao organismo.
Terapia comportamental
A terapia comportamental tem como principal objetivo auxiliar os dependentes químicos no processo de reflexão e compreensão dos motivos que o levaram a iniciar o uso das substâncias tóxicas.
Muitas das razões que levam as pessoas a se envolver com drogas ou álcool se relacionam com a pressão e o estresse do dia dia, seja no trabalho ou nos estudos. Por vários motivos, a pessoa não desenvolve uma estrutura emocional para lidar com as dificuldades e acaba recorrendo ao refúgio ilusório das drogas.
Nesse contexto, o psicólogo atua como um importante aliado desses pacientes, ajudando-os a desenvolver táticas para lidar com o estresse de uma maneira saudável, fechando mais uma porta para o vício.
Acompanhamento médico de longo prazo e apoio
Devido ao fato de muitos dependentes químicos apresentar recaídas, voltando a usar as substâncias tóxicas, faz-se necessário o acompanhamento médico por médio e longo prazo, para que isso tenha menos chance de acontecer.
A assistência dos profissionais da saúde é muito importante para acompanhar o progresso do paciente, mostrando para ele seu avanço no tratamento.
Por ser um tratamento longo, é necessário que haja paciência e persistência, até que o paciente esteja totalmente livre e seguro de que não retornará a usar substâncias prejudiciais à sua saúde.
Aconselhamento para o dependente e sua família
No período de tratamento, é necessário que haja muita paciência por parte do paciente e também de todos os seus. Para isso, existe a terapia familiar.
Esse tipo de terapia auxilia e orienta os familiares do paciente a lidar da melhor forma possível com o contexto de dependência química no meio familiar. Ter alguém querido sendo “refém” do uso desenfreado das drogas ou do álcool gera muitos sentimentos de impotência, desconforto e desequilíbrio emocional.
Sendo assim, a terapia familiar auxilia na reintegração da pessoa viciada ao meio familiar e à própria sociedade. A motivação maior da terapia familiar é dar um suporte emocional aos familiares do dependente químico, levando-os a entender que fazem parte do processo da restauração da saúde do ente querido.
Grupos de autoajuda
No grupo de apoio, o dependente químico terá a oportunidade de conhecer outras pessoas que passam por situações semelhantes a dele. Esses momentos são muito importantes, pois nesses espaços existe a oportunidade de trocar experiências e oferecer suporte uns aos outros. Além disso, o dependente químico encontrará um ambiente de apoio e compreensão, certamente benéficos à sua recuperação.
Por fim, vale mencionar: seja qual for o caminho a ser percorrido, é necessário que o processo de cura ocorra em locais com estrutura adequada, que disponham de profissionais com experiência e competência para tratar a dependência química.
Para isso, queremos ajudá-lo a restaurar de forma completa sua saúde, por meio de um tratamento eficaz, para que você se livre de vez da dependência química. Acredite, é possível!
Para saber mais, entre em contato conosco, e nos ajude a fazer parte dessa grande conquista que será toda sua: a liberdade de viver com saúde.