Publicado em 34 comentários

Afinal, quando procurar um psiquiatra?

Quando procurar um psiquiátra

O que você faz quando quebra a perna ou tem uma gastrite? Procura um médico, não é mesmo? Buscar tratamento para aquilo que está nos incomodando não só é muito natural quanto necessário para evitar problemas mais graves.

Por isso, não faz sentido não dar à sua saúde mental a mesma atenção que você dispensa à sua saúde física. No entanto, diferente daquela inconfundível dor de dente que nos leva imediatamente ao consultório do dentista, os sintomas de transtornos mentais podem ser mais difíceis de identificar.

Afinal, quando procurar um psiquiatra? Pensando em esclarecer a dúvida, elaboramos este post. Acompanhe a leitura e saiba se não é hora de buscar ajuda de um profissional especializado!

Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?

Se você quer entender melhor quando procurar um psiquiatra, precisa compreender bem como esse profissional atua.

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência em psiquiatria. É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo.

O psiquiatra pode se especializar em psiquiatria infantojuvenil, forense, psicogeriatria, psicoterapia e interconsulta em hospital geral. O Hospital Santa Mônica conta também com profissionais especializados em saúde mental da mulher.

É importante ressaltar que somente com esse tipo de especialista pode prescrever medicamentos.

Já o psicólogo é um profissional com graduação em psicologia, cuja habilitação permite que ele atue em problemas de ordem psicológica ou comportamental por meio de técnicas como sessões de psicoterapia.

Para garantir um pleno atendimento de suas necessidades e melhores resultados no tratamento, o ideal é que os dois profissionais atuem em conjunto.

Mas afinal, quando procurar um psiquiatra?

Agora que você já entendeu melhor a importância de contar com o apoio de profissionais especializados para a manutenção da sua saúde mental, confira três sinais importantes de que chegou a hora de marcar sua consulta com um psiquiatra.

Suas mudanças de humor são frequentes

Ficar chateado com um feedback negativo do chefe ou uma nota baixa na faculdade é perfeitamente normal. No entanto, é importante procurar um psiquiatra se você percebe que as suas reações a esses eventos são desproporcionais e você tem dificuldade para controlar a raiva ou suas emoções.

Frustar-se com muita facilidade ou ter níveis de tolerância muito baixo aos contratempos normais do cotidiano, podem ser indicativos da presença de transtornos de humor, problema que atinge cerca de 4% da população brasileira.

Você está enfrentando dificuldade para dormir e alterações no apetite

Quase todo mundo enfrenta dificuldades para dormir uma vez ou outra. No entanto, se você passa por crises de insônia frequentes, que prejudicam o desempenho das suas atividades diárias, é importante buscar ajuda de um psiquiatra.

Alguns transtornos mentais, como síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade, estão ligados a distúrbios no sono e precisam ser investigados para receberem o diagnóstico correto.

Da mesma maneira, alterações importantes na relação com a comida, como episódios de compulsão alimentar ou perda de apetite, precisam ser avaliados por um médico especializado em saúde mental.

Você não consegue se livrar de algum vício

Se você está enfrentando dificuldades para deixar de vez alguns hábitos pouco saudáveis que têm atrapalhado ou seu dia a dia, como beber, fumar ou usar drogas, chegou a hora de procurar um psiquiatra.

Normalmente, o abuso desses tipos de substâncias é utilizado como uma válvula de escape para outros problemas, que podem ser superados com ajuda especializada. O primeiro passo para vencer essa batalha é reconhecer a situação e buscar apoio.

Gostou de entender melhor quando procurar um psiquiatra? Se você quer cuidar da sua saúde mental e investir em seu bem-estar e qualidade de vida, entre em contato conosco agora mesmo! Nós estamos aqui para ajudá-lo!

34 comentários sobre “Afinal, quando procurar um psiquiatra?

  1. Sou valdemira tenho um namorado muito inguinorante troca de homor a todo monento isso tem tratamento

    1. Olá Valdemira, ele precisaria passar por uma avaliação com um psiquiatra para identificar qual é a causa da oscilação de humor.

    2. Olá Valdemira, ele precisa passar por uma avaliação com um psiquiatra para entender o que está provocando a alteração de humor.

  2. Tenho fortes alterações de humor.
    Medos .
    Fico muito preocupada por nada .
    Não consigo dirigir .
    Voltei a fumar.
    Não consigo controlar minhas emoções.
    Formigamento nas mãos coração acelerado pernas.banbas

    1. Olá Andrea, o ideal seria você passar por uma avaliação com um psiquiatra para entender a razão destes sintomas que está relatando.

    2. Sempre fui muito nervosa agora estou pior o q mais me irrita é meu marido me chingando de doida sempre em fico irritada juro que queria parar de gritar mas não consigo

  3. Fazia tratamento psiquiatra parei percebi que estou agressiva novamente choro demais da vontade de cometer suicídio preciso de ajuda o que faço

    1. Olá Márcia, agende uma consulta com um psiquiatra ou se preferir entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-428

  4. Me chamo Luciana, alguns meses pra cá tenho tido senão estranhas .coração acelerado,dor no estômago dor de cabeça, sudorese, falta de apetite ,diarreia,medo ,tremedeira,tomo remédio pra dormir,não consigo controlar minhas emoçõe,me preocupo com dia de.amanha,se algo vai acontecer comigo.nao sei oque fazer.

    1. Olá Luciana, o ideal seria agendar uma consulta com um clínico ou um psiquiatra para avaliar seus sintomas e históricos, se preferir temos a nossa clínica 11 98500-3238

  5. Minha filha tem 12 anos e com a isolamento, aulas online apresentou crise de ansiedade, insonia, e diz que sente as vezes uma tristeza profunda repentina…mas ela conversa bastante comigo sobre esses sentimentos o que me deixa um pouco aliviada…esta em acompanhamento com a pediatra dela…que optou a principio por ansiolitico ansiodron fitoterapico… ja esta a uns 2 meses tomando…
    mas diz que ainda as vezes tem essa sensação de tristeza e diz que pra aliviar um pouco ouve musica, assiste séries e tem vontade de dormir….Ela gosta de ficar isolada mas compartilha momentos de assistir tv, refeições e conversa bastante… ah! pra completar teve a primeira menstruação 30/11/2020…..então estou meio perdida que proffisional procurar psicologo ou psiquiatra

    1. Olá Esmeralda, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra infantojuvenil, ou se preferir entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-428

  6. Olá meu nome e Thainá meu namorado fica muito bravo ignorante de mais com pensamentos as vezes até de suicídio isso se requer uma atenção de um psiquiatra??

    1. Sim Thaina, se ele tem ideação suicída o ideal é que faça um tratamento com um psiquiatra, ou se preferir entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-428

  7. Tenho problema em controlar meu humor, qualquer coisa me faz chorar, não consigo controlar meu corpo na maioria das vezes, estou tentando tirar habilitação pela segunda vez depois de 4 reprovações, estou pior que da última vez eu fico nervosa com as aulas não consigo me controlar.

    1. Olá Denise, você está fazendo algum tratamento? o ideal seria passar por uma avaliaçaõ com um psiquiatra ou se preferir entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

  8. Eu quero me matar!

    1. Olá Teela entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

  9. tive um surto dentro da empresa onde eu trabalhava é fui demitida. Depois q sai Tenho tido ataques de raiva e dificuldade em ficar no meio de pessoas,choro muito todos os dias,não.consigo dormir a noite,tem dias q não consigo comer direito é já outros q não.vonsigo parar de comer,vó tarde de ficar sozinha ou vontade de sair correndo

    1. Olá Nath, você pode estar com síndrome do pânico, o ideal seria estar em acompanhamento médico, para fazer uma análise e tratamento, caso prefira pode entrar em contato pelos telefones (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

  10. Tenho muita alteracao de humor e as vezes so me sinto bem e feliz se bebo, e ao mesmo tempo quando bebo me sinto muitto mal por fazer isso .Muitas coisas me deixam nervosa ,as vezes estou bem e otimista ,e do nada tudo desaba e tenho vontade de sumir, tenho um relacionamento de seis anos e sinto um ciumes terrivel ,nao consigo ter amizades e desconfio de todos ao meu redor ,precisso urgentemente de ajuda nao sei mais oq fazer.

    1. Olá Jéssica, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra para avaliar o seu quadro, o contato da nossa clínica é 11 98500-3238

  11. Por favor , Boa noite, tenho uma irma que esta com este problema no Brasil e sei que com este tratamento que aqui na suica e utilizado e uma forma de ajuda-la a ser uma pessoa normal. Gostaria de interna-la mas so interno se for a base de vitaminas ou outro alternativo tratamento que nao seja os psicoticos.

    muito obrgada pela resposta

    1. Olá Denizia o nosso tratamento é com base em medicamentos e psicoterapias em grupo e individual conforme a necessidade do paciente, caso deseje saber mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone (011) 99534-4287

  12. Olá boa tarde meu filho de 14 anos anda com muito sono dorme quase o dia todo e quando acorda não tem ,ânimo para fazer nada .
    Ele sempre roeu as unhas
    Fica trancado no quarto o dia todo e para completar o irmão disse que viu ele arrancando os cabelos e comendo

    1. Olá Vanessa, você pode agendar uma consulta com um psiquiatra infantojuvenil para avaliar o comportamento e indentificar se tem algo errado, como uma depressão por exemplo, se preferir pode ligar para 11 98500-3238 nossa clínica, abraço

  13. Tenho dificuldade de falar em público e me socializar. Tem dias que só falo o necessário com respostas vagas. Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?

    1. Olá Bruna, você pode procurar uma psicóloga para trabalhar o que está te bloqueando, mas também pode trabalhar técnicas de falar em público pode ser uma boa, ficamos à disposição.

  14. Bom dia .
    tenho crises de ansiedade quase que diariamente sempre acompanhado de choro constante , sinto coração acelerar .
    tenho dificuldade de dormir e quando durmo a maioria das noites tenho pesadelos .
    Gostaria de uma indicação sobre qual especialista me consultar?

    1. Olá Nicoli, para crise de ansiedade você tem que agendar uma consulta com um psiquiatra que ele poderá indicar a medicação correta e psicoterapia, caso tenha interesse, realizamos consultas à distância neste momento pelo whatsapp 11 98500-3238.

  15. Olá!
    Me chamo Caio, ultimamente venho tendo algumas sensações desconfortáveis, estou bem e do nada é como se viesse uma voz na minha cabeça que fica questionando o porquê das coisas, se estou mesmo ali, como se estivesse me observando de fora pra dentro e vem um vazio muito grande, sensação de estar saindo do corpo, a mão esquerda formiga, dá uma certa falta de ar, é horrível…
    De uns tempos pra cá parece que minha mente fica buscando isso, eu estou bem e de repente é como se viesse essa voz na minha cabeça fazendo com que eu comece a me sentir mal novamente…

    1. Olá Caio, nossa sugestão é que procure um psiquiatra para avaliar sua condição clínica, abraço

  16. olá tenho sentido muita tristeza, choro muito não tenho vontadede de sair de casa, afastei meus amigos estou extremamente irritada por tudo sinto muita raiva quando algo foge do meu controle e explodofacilmente, e isso está me matando acho que se nao tivesse meu filho e minha mãe não teria mais sentido continuar,sou grata a deus pela minha vida e da minha familia e é minha fé que me mentém de fé se tirar Deus de mim não sobra nada.

    1. Olá Sol, você deve estar com depressão, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra para seguir o tratamento, mas se for algo mais sério, o recomendado seria passar por uma avaliação se não é caso de internação, ficamos à disposição pelo whatsapp (11) 99534-4287.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais