Publicado em Deixe um comentário

Afinal, o que é saúde mental?

Você sabe o que é saúde mental? Se você respondeu que é a ausência de transtornos ou enfermidades mentais, enganou-se. Ao contrário do que se pode imaginar, o conceito vai muito além disso.

Mas então, o que é saúde mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções

Em palavras simples, isso quer dizer conseguir lidar tanto com sentimentos positivos, como alegria, amor e coragem, como com os negativos, como tristeza, ciúmes e frustrações.

O tema é tão importante que um grupo de psicólogos mineiros criou a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo aproveitar a simbologia do início do ano para chamar atenção do público em geral sobre os cuidados com a saúde mental.

Se você nunca tinha pensado nisso, é importante começar a refletir sobre a necessidade de conhecer melhor suas emoções e prevenir o adoecimento mental. Algumas medidas simples podem ajudar nesse aspecto. Saiba mais!

4 dicas para manter uma boa saúde mental

Algumas ações podem ajudar você a desenvolver e manter a saúde mental no dia a dia. Vamos ver algumas delas a seguir!

1. Pratique exercícios físicos

Exercitar-se aumenta a produção de endorfinas, substância natural produzida pelo cérebro que regula as emoções, reduzindo o estresse e a ansiedade e diminuindo as chances de desenvolver um quadro depressivo.

Por isso, praticar alguma atividade física é essencial para quem quer cuidar da saúde mental. Escolha algum exercício que lhe dê prazer e dedique no mínimo 30 minutos por dia, três vezes por semana, para poder colher os benefícios do hábito.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Pode não parecer, mas o bem-estar físico e emocional estão interligados. Uma alimentação desregrada pode deixá-lo indisposto e prejudicar sua saúde, deixando-o sem energia para aproveitar os bons momentos que a vida proporciona.

Por isso, procure investir em uma dieta equilibrada, composta por frutas, verduras, legumes, carnes magras e carboidratos complexos e passe longe do excesso de açúcar, gorduras e principalmente de bebidas alcoólicas.

3. Afaste-se de relacionamentos tóxicos

Se você quer manter a sua saúde mental, é importante manter-se afastado de relacionamentos tóxicos, em que agressões psicológicas ou até mesmo físicas são constantes.

Relações desse tipo podem afetar gravemente a sua autoestima e desencadear uma série de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Muitas vezes, a pessoa que está envolvida em relacionamentos assim — seja com um amigo, parente ou parceiro amoroso — tem dificuldade de colocar um ponto final na situação por medo de magoar o outro ou de ficar sozinho. Nesses casos, é importante buscar ajuda especializada.

4. Escreva um diário

Você pode até achar que é uma bobagem em um primeiro momento, mas acredite: escrever um diário pode ser uma ótima maneira de manter a sua saúde mental.

Escrevendo você tem a chance de refletir sobre tudo aquilo que vivencia, hábito que normalmente se perde com a correria cotidiana. Não há a necessidade de relatar os acontecimentos minuciosamente, mas é importante elencar ao menos um ponto positivo do seu dia.

Colocar  as experiências no papel nos ajuda a olhar para os fatos com algum distanciamento e perceber que há beleza e positividade mesmo nos dias que, a princípio, nos parecem mais conturbados.

E então, gostou de entender melhor o que é saúde mental e o que você pode fazer para preservá-la? Leia nosso artigo e saiba mais sobre transtornos mentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *