Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Saúde Mental

Dica Cultural da Semana – Filme: Para Sempre Alice

dica cultural para sempre Alice

Neste mês do Fevereiro Roxo, nossa segunda Dica Cultural, é o filme “Para sempre Alice”. Julianne Moore dá vida a uma renomada professora de linguística que começa a ter, aos 50 anos, os primeiros sintomas de Alzheimer.

Primeiro, somem algumas palavras e quando Alice Howland percebe, já está se perdendo nas ruas da cidade.

O Oscar

Julianne, que ganhou por esse papel o Oscar de Melhor atriz em 2014, tem a sensibilidade para dar o tom certo ao drama precoce que vive sua Alice, que equilibra força e vulnerabilidade.

A Temática do Filme

O filme levanta a angústia de duas questões importantes: é mais comum o Alzheimer afetar pessoas com mais de 60 anos, mas pessoas mais novas, como a personagem, não estão livres do diagnóstico.

A segunda questão levantada pelo filme mostra que uma pessoa com hábitos saudáveis, alta escolaridade, alimentação equilibrada, constantes atividades intelectuais – recomendações protetivas contra a doença, pode ser afetada.

A Alice é uma brilhante professora de linguística em pleno vigor físico e profissional, o que torna ainda mais chocante o drama narrado – não só pela progressiva deterioração mental, mas também pelas delimitaçõesque o lento desenrolar da doença impõe.

Entre os pequenos lapsos de memória e a perda do controle do corpo, Alice enfrenta ainda o afastamento do marido (Alec Baldwin) e a aproximação do relacionamento que tem com sua filha mais nova (Kristen Stewart).

O filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado no Brasil em 2009, da pesquisadora americana Lisa Genova, P.H.D. em neurociência pela Universidade de Harvard, que narra conhecimentos sobre a vida de seus pacientes com Alzheimer. O best-seller foi traduzido em mais de 20 países.

Para Sempre Alice (Still Alice). De Richard Glatzer e Wash Westmoreland, com Alec Baldwin, Kate Bosworth, Hunter Parish e Kristen Stewart. Drama, EUA/França, 2014, 101min, 12 anos.

Quer saber mais? Assista o Filme Para Sempre Alice e boa sessão pipoca!

Se quiser saber mais sobre as doenças, entre em contato conosco!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter