Dica Cultural da Semana – Filme: Para Sempre Alice
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Neste mês do Fevereiro Roxo, nossa segunda Dica Cultural, é o filme “Para sempre Alice”. Julianne Moore dá vida a uma renomada professora de linguística que começa a ter, aos 50 anos, os primeiros sintomas de Alzheimer.

Primeiro, somem algumas palavras e quando Alice Howland percebe, já está se perdendo nas ruas da cidade.

O Oscar

Julianne, que ganhou por esse papel o Oscar de Melhor atriz em 2014, tem a sensibilidade para dar o tom certo ao drama precoce que vive sua Alice, que equilibra força e vulnerabilidade.

A Temática do Filme

O filme levanta a angústia de duas questões importantes: é mais comum o Alzheimer afetar pessoas com mais de 60 anos, mas pessoas mais novas, como a personagem, não estão livres do diagnóstico.

A segunda questão levantada pelo filme mostra que uma pessoa com hábitos saudáveis, alta escolaridade, alimentação equilibrada, constantes atividades intelectuais – recomendações protetivas contra a doença, pode ser afetada.

A Alice é uma brilhante professora de linguística em pleno vigor físico e profissional, o que torna ainda mais chocante o drama narrado – não só pela progressiva deterioração mental, mas também pelas delimitaçõesque o lento desenrolar da doença impõe.

Entre os pequenos lapsos de memória e a perda do controle do corpo, Alice enfrenta ainda o afastamento do marido (Alec Baldwin) e a aproximação do relacionamento que tem com sua filha mais nova (Kristen Stewart).

O filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado no Brasil em 2009, da pesquisadora americana Lisa Genova, P.H.D. em neurociência pela Universidade de Harvard, que narra conhecimentos sobre a vida de seus pacientes com Alzheimer. O best-seller foi traduzido em mais de 20 países.

Para Sempre Alice (Still Alice). De Richard Glatzer e Wash Westmoreland, com Alec Baldwin, Kate Bosworth, Hunter Parish e Kristen Stewart. Drama, EUA/França, 2014, 101min, 12 anos.

Quer saber mais? Assista o Filme Para Sempre Alice e boa sessão pipoca!

Se quiser saber mais sobre as doenças, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos