Depressão sazonal: como o inverno influencia o humor? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Você já ouviu falar em depressão sazonal? A ocorrência de dias mais curtos e a consequente falta de luminosidade são alguns dos principais motivos que influenciam a alteração do humor e o seu surgimento. Durante o quadro acontecem episódios depressivos relacionados a uma estação do ano, principalmente o inverno. Além disso, é um problema que afeta mais as mulheres e surge após os 25 anos.

Conhecer as principais características da depressão sazonal e entender como o inverno pode influenciar as alterações de humor é fundamental para direcionar ao tratamento mais adequado para essa doença.

Sumariamente, o quadro de depressão de inverno é marcado por alterações do humor e do sono — insônia ou sono prolongado — e por variações no apetite e fraqueza generalizada. Distúrbios emocionais, irritabilidade e isolamento social também são comuns.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja as melhores alternativas para atenuar os efeitos negativos desse problema. Acompanhe!

O que é depressão sazonal?

O fator que mais influencia a incidência de episódios sazonais de depressão é a redução da luz solar. Por conta disso, esse tipo de depressão surge no inverno e, geralmente, desaparece na primavera. É mais comum em países em que a estação é muito longa e rigorosa, mas também atinge muitas pessoas em regiões tropicais, como é o nosso caso no Brasil.

Nosso humor é influenciado por hormônios como a melatonina e a serotonina. Esses elementos também são relacionados aos níveis de depressão. Como a liberação cerebral dessas substâncias está condicionada a existência de luz solar, no inverno elas sofrem alterações.

Por isso, os principais sintomas da depressão sazonal são as alterações no humor e no padrão do sono. Além desse tipo de depressão, outros problemas relacionados à condição hormonal, como o etilismo, os transtornos de ansiedade e a bulimia, por exemplo, também pioram no inverno.

Como identificar a depressão sazonal?

Apesar de atingir o sexo masculino, as crises depressivas típicas de inverno afetam mais as mulheres. Há, também, evidências comuns e que contribuem para o diagnóstico de que sofrem com esse transtorno.

Entre as mais importantes, destacam-se:

  • labilidade emocional (variação frequente do humor);
  • desinteresse pelas atividades do cotidiano;
  • dificuldade para dormir ou sono excessivo;
  • tristeza sem causa aparente;
  • afastamento da família;
  • fraqueza generalizada;
  • isolamento social;
  • dores no corpo.

Como tratar a depressão sazonal?

Algumas alternativas podem reduzir os impactos negativos da depressão de inverno. Confira!

Alimentação saudável e exercícios físicos

A escolha de alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes torna-se um aspecto favorável à redução da incidência de depressão. Além disso, a prática de atividades físicas regulares estimula a liberação do hormônio serotonina e eleva o humor.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos são indicados como uma solução terapêutica para combater os males da depressão de inverno. Essas substâncias, junto ao apoio psicológico, pode trazer bons resultados e minimizar os reflexos negativos desse mal.

Férias no inverno

Uma alternativa que pode ser considerada é a opção de tirar férias no inverno. Dar uma “escapada” para locais em que o clima é mais quentinho pode ajudar: a exposição à luminosidade é um fator que contribui para a recuperação do humor e da disposição mental e física.

Psicoterapia

Ainda que a depressão sazonal esteja essencialmente relacionada aos mecanismos biológicos, buscar ajuda psicoterapêutica é fundamental. A orientação profissional é essencial para aprender a lidar com as alterações comportamentais e promover o equilíbrio emocional.

Os serviços oferecidos pelo Hospital Santa Mônica podem ser a solução mais viável para a recuperação da saúde mental. Confiança e profissionalismo marcam uma história de mais de 47 anos de atividades de prestação de serviços na área da saúde.

O hospital oferece amplas unidades de internação com todo o suporte necessário à reestruturação emocional e física do paciente. Contar com a estrutura e a experiência de uma instituição líder no mercado é um importante passo para superação da depressão sazonal.

Gostou deste artigo? Não perca tempo: assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades sobre assuntos afins!

2 respostas para “Depressão sazonal: como o inverno influencia o humor?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos