Depressão sazonal: como o inverno influencia o humor? - Hospital Santa Mônica

Você já ouviu falar em depressão sazonal? A ocorrência de dias mais curtos e a consequente falta de luminosidade são alguns dos principais motivos que influenciam a alteração do humor e o seu surgimento. Durante o quadro acontecem episódios depressivos relacionados a uma estação do ano, principalmente o inverno. Além disso, é um problema que afeta mais as mulheres e surge após os 25 anos.

Conhecer as principais características da depressão sazonal e entender como o inverno pode influenciar as alterações de humor é fundamental para direcionar ao tratamento mais adequado para essa doença.

Sumariamente, o quadro de depressão de inverno é marcado por alterações do humor e do sono — insônia ou sono prolongado — e por variações no apetite e fraqueza generalizada. Distúrbios emocionais, irritabilidade e isolamento social também são comuns.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja as melhores alternativas para atenuar os efeitos negativos desse problema. Acompanhe!

O que é depressão sazonal?

O fator que mais influencia a incidência de episódios sazonais de depressão é a redução da luz solar. Por conta disso, esse tipo de depressão surge no inverno e, geralmente, desaparece na primavera. É mais comum em países em que a estação é muito longa e rigorosa, mas também atinge muitas pessoas em regiões tropicais, como é o nosso caso no Brasil.

Nosso humor é influenciado por hormônios como a melatonina e a serotonina. Esses elementos também são relacionados aos níveis de depressão. Como a liberação cerebral dessas substâncias está condicionada a existência de luz solar, no inverno elas sofrem alterações.

Por isso, os principais sintomas da depressão sazonal são as alterações no humor e no padrão do sono. Além desse tipo de depressão, outros problemas relacionados à condição hormonal, como o etilismo, os transtornos de ansiedade e a bulimia, por exemplo, também pioram no inverno.

Como identificar a depressão sazonal?

Apesar de atingir o sexo masculino, as crises depressivas típicas de inverno afetam mais as mulheres. Há, também, evidências comuns e que contribuem para o diagnóstico de que sofrem com esse transtorno.

Entre as mais importantes, destacam-se:

• labilidade emocional (variação frequente do humor);
  • desinteresse pelas atividades do cotidiano;
  • dificuldade para dormir ou sono excessivo;
  • tristeza sem causa aparente;
  • afastamento da família;
  • fraqueza generalizada;
  • isolamento social;
  • dores no corpo.

Como tratar a depressão sazonal?

Algumas alternativas podem reduzir os impactos negativos da depressão de inverno. Confira!

Alimentação saudável e exercícios físicos

A escolha de alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes torna-se um aspecto favorável à redução da incidência de depressão. Além disso, a prática de atividades físicas regulares estimula a liberação do hormônio serotonina e eleva o humor.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos são indicados como uma solução terapêutica para combater os males da depressão de inverno. Essas substâncias, junto ao apoio psicológico, pode trazer bons resultados e minimizar os reflexos negativos desse mal.

Férias no inverno

Uma alternativa que pode ser considerada é a opção de tirar férias no inverno. Dar uma “escapada” para locais em que o clima é mais quentinho pode ajudar: a exposição à luminosidade é um fator que contribui para a recuperação do humor e da disposição mental e física.

Psicoterapia

Ainda que a depressão sazonal esteja essencialmente relacionada aos mecanismos biológicos, buscar ajuda psicoterapêutica é fundamental. A orientação profissional é essencial para aprender a lidar com as alterações comportamentais e promover o equilíbrio emocional.

Os serviços oferecidos pelo Hospital Santa Mônica podem ser a solução mais viável para a recuperação da saúde mental. Confiança e profissionalismo marcam uma história de mais de 47 anos de atividades de prestação de serviços na área da saúde.

O hospital oferece amplas unidades de internação com todo o suporte necessário à reestruturação emocional e física do paciente. Contar com a estrutura e a experiência de uma instituição líder no mercado é um importante passo para superação da depressão sazonal.

Gostou deste artigo? Não perca tempo: assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades sobre assuntos afins!

2 respostas para “Depressão sazonal: como o inverno influencia o humor?”