Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

Quando a internação hospitalar é a melhor solução para o tratamento de alcoólatras

O consumo de álcool é um problema que afeta pessoas de todas as idades, gênero e diferentes classes sociais. Diante disso, compreender quando a internação hospitalar é a opção mais indicada para o tratamento para alcoólatra é essencial à reversão dos danos causados pelo alcoolismo.

Se não tratado, o vício em álcool pode comprometer aspectos importantes da vida pessoal, profissional e social. Nesse contexto, reduzir os impactos da bebida alcoólica sobre a saúde mental e física é um dos grandes desafios da atualidade.

Que saber mais? Veja, então, qual o momento mais indicado para realizar a internação de um alcoólatra. Confira, também, como o tratamento contra a dependência do álcool pode ser eficaz na reabilitação da saúde e na recuperação da qualidade de vida. Acompanhe!

Quais as principais causas e consequências do vício em álcool?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício em álcool provoca, anualmente, a morte de 3,3 milhões de pessoas no planeta. Isso torna essa questão uma das mais preocupantes para a Saúde Pública.

Nesse sentido, é preciso buscar formas mais concretas para conter o impacto do vício em bebidas alcoólicas. Fatores emocionais, dificuldades para lidar com as adversidades da vida e herança familiar influenciam bastante a opção por esse estilo de vida.

Além disso, várias são as doenças emocionais e físicas que surgem como consequência do alcoolismo. Depressão, desequilíbrio mental, anemia grave e cirrose hepática figuram entre as principais.

Como é o tratamento para alcoólatras?

Ainda que não tenha um processo de cura permanente, o vício em álcool pode ter seus efeitos atenuados. Para isso, é preciso recorrer a uma instituição especializada e reconhecida pela excelência em tratamento contra a dependência química.

Por meio de um trabalho sério, completo e multidisciplinar é possível controlar os danosos efeitos do alcoolismo sobre o organismo. O tratamento para alcoólatras exige o uso de medicação para desintoxicação e um acompanhamento psicológico contínuo.

Para os casos mais simples, o apoio da família, dos amigos e a participação em grupos de apoio são boas estratégias para reduzir o uso de álcool. No entanto, quando o problema foge ao controle, o ideal é buscar um suporte profissional e encaminhar o indivíduo para o tratamento hospitalar.

Internação voluntária e involuntária: quais as diferenças?

Há duas formas de internação hospitalar para o tratamento para alcoólatras. Veja quais são!

Internação voluntária

É realizada conforme a vontade e o consentimento do próprio dependente, já que ele reconhece a necessidade de intervenção profissional para ajudá-lo no processo de reabilitação.

Internação Involuntária

A internação involuntária é específica para os casos mais graves, quando os dependentes de álcool — ou de drogas — não concordam com o tratamento. Devido aos efeitos nocivos do álcool no organismo do usuário, os familiares recorrem a esse procedimento.

Vale ressaltar que essa decisão de internar o dependente de álcool para realizar um tratamento, mesmo contra a vontade dele, é legalmente amparada na Lei 10.216. Ela assegura aos familiares o pleno direito de intervenção mediante a necessidade de salvar a vida do alcoólatra.

Quando recorrer à internação para o tratamento para alcoólatras?

A internação pode ser o melhor tratamento e o mais indicado quando o indivíduo está dominado pelo vício. Muitos dependentes perdem a capacidade de julgamento de valor e se transformam em uma ameaça para si e para a sociedade.

Nesses casos, a internação é praticamente obrigatória para os quadros mais graves de dependência alcoólica. O intuito é proporcionar ao alcoólatra todas as condições necessárias para reduzir o comportamento de risco e promover a sua recuperação.

Percebe-se, por fim, que a internação é um importante recurso para auxiliar no processo de reabilitação mental e física dos dependentes de álcool. Entretanto, a família e os responsáveis devem tomar essa decisão antes que a situação evolua para quadros mais graves e se torne irreversível.

Logo, a busca pela intervenção profissional em uma instituição especializada — e que ofereça tratamento para alcoólatras — é a melhor solução para minimizar os impactos decorrentes desse problema.

Ainda tem dúvidas sobre a internação e o tratamento para alcoólatras? Entre em contato com o Hospital Santa Mônica para que possamos ajudá-lo!

4 Comentários em “Quando a internação hospitalar é a melhor solução para o tratamento para alcoólatras?”

• marcos

diz:

Muito bom seus artigos parabens pelos conteudo

• Mônica

Olá Marcos, muito obrigada

• Aline

diz:

Olá, qual a indicação quando o idoso alcoólatra já foi internado 2x e voltou a beber? Da segunda vez ficou aproximadamente 1 ano na clínica, em 6 meses voltou a beber. Nega que precisa de ajuda, não reconhece que o tratamento ajudou.

• Mônica

diz:

Aline, temos relatos de pacientes que as vezes ficaram internados 3/5 vezes e quando internaram conosco perceberam a diferença, porque vamos a fundo para identificar o problema que faz com que a pessoa busque a bebida, temos também um grupo de apoio no Facebook e Youtube todas as 5as feiras, às 15h, seria bom se você pudesse participar.