Lidando com adversidades: 6 dicas para aprender como superar tristezas - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

O sentimento de tristeza não é raro para ninguém. Em algum momento da vida, todo mundo já se sentiu triste e desesperançoso. Porém, quando as frustrações e impasses do dia a dia dominam os pensamentos e geram desânimo, é hora de ligar o alerta e procurar entender como superar tristezas para afastar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida.

Para isso, separamos algumas dicas importantes que podem ajudar a lidar com as decepções e que contribuem para perceber que é possível dar a volta por cima e seguir confiante e feliz.

1. Obtenha autoconhecimento para saber como superar tristezas

O sentimento de tristeza traz somente pensamentos negativos. Seja qual for o motivo, é importante conhecer a si mesmo para alcançar a origem dessa emoção e assim miná-la de uma vez. Por isso, a parte vital para entender como superar tristezas é o autoconhecimento.

Pare e tente refletir, por um momento, sobre os motivos que fazem a tristeza invadir sua alma. Perceba que frustrações, desânimo e situações em que você não encontra saída não são eternas e sempre há uma forma de vencê-las.

Para isso, é preciso ter pensamentos positivos e esquecer os erros do passado, que constantemente perturbam a mente. Aproveite para aprender com os erros já cometidos e seguir adiante, sem perder tempo alimentando culpas ou mágoas.

Portanto, procure desenvolver o amor por si mesmo! Conheça as atividades que geram prazer e que fazem com que seu corpo se sinta descansado e sua mente mais leve. Pois o amor próprio é o passo decisivo para conseguir amar as outras pessoas e cultivar pensamentos positivos, que deverão proporcionar alegrias ao dia a dia.

2. Mantenha os amigos sempre perto

Relacionamentos que geram bem-estar devem ser preservados. Por isso abandone os falsos amigos ou aquelas pessoas que promovem relações tóxicas. Identifique quem são e em seguida faça um esforço real e um compromisso consigo mesmo em não nutrir tais relacionamentos.

Para isso, procure por amigos que transmitem confiança, segurança e tranquilidade. Mantenha essas pessoas por perto e sempre que os pensamentos negativos vierem a sua mente, envie mensagens, ligue ou visite esses amigos, pois pessoas assim sempre tem uma perspectiva diferente e não alimentam os sentimentos negativos.

Pelo contrário, estar sempre perto de pessoas que fazem bem ajudará a transformar positivamente seus pensamentos, pois elas podem ensinar como superar tristezas.

3. Identifique o motivo da tristeza

Para conseguir identificar onde está a origem ou o que desencadeia emoções negativas, é preciso que entenda seus sentimentos e reflita sobre eles.

Uma boa prática é criar o hábito de escrever as coisas que incomodam e geram desconforto nos relacionamentos diários. Separe alguns minutos, mesmo que seja apenas 15 minutos e se distancie de ambientes com muito barulho ou movimento intenso. O silêncio e a calmaria ajudam nesse processo.

Escreva tudo que estiver sentindo: registre os pensamentos negativos, os medos, as preocupações e as tristezas mais profundas, pois soltar essas emoções ajuda a aliviar a mente e deixa o espaço livre para a emergência do pensamento positivo.

Para contribuir com um ambiente positivo, escreva também motivos pelos quais você sente gratidão. Há diversas razões para sentir-se grato e tal exercício traz uma reflexão esperançosa de que as coisas não são tão ruins quanto parecem e que há sempre maneiras de melhorá-las.

4. Crie hábitos saudáveis

A atividade física é uma aliada no desafio de como superar as tristezas, pois os exercícios liberam endorfinas que contribuem para melhorar a imunidade e garantem doses de bom humor. Invista em atividades como ioga, caminhada, dança e exercícios aeróbicos que podem baixar a pressão arterial, proteger de doenças e estimular a autoestima.

Para isso, especialistas recomendam começar com meia hora de exercício, pelo menos três vezes por semana e os benefícios já podem fazer efeito logo no início desse novo hábito.

Aliada a atividade física está uma boa alimentação. Investir no consumo de alimentos saudáveis e ter uma rotina de horários para as refeições, contribui para melhorar a disposição e afastar os sentimentos de fraqueza, estresse e cansaço.

Fator importante para manter os novos costumes é ter o sono em dia, pois sono e humor estão conectados. Dormir mal ou por poucas horas gera irritabilidade, esgotamento físico e mental. Por isso, tenha o compromisso de garantir horas de sono adequadas.

Uma boa noite de sono contribui diretamente para o melhor desempenho da mente e amplia a produtividade, o equilíbrio emocional, a criatividade e o bom humor para vencer as lutas diárias e a tristeza.

5. Transforme os pensamentos

O sentimento de tristeza bloqueia a mente para os bons pensamentos fluírem, pois gera culpa, reforça dúvidas e estimula uma conversa interna negativa, o que alimenta a tristeza e pode levar a um quadro de depressão.

Por isso, quando esses sentimentos invadirem a mente, treine não levá-los tão a sério, uma vez que você já conhece a origem deles. Ao contrário, recorde acontecimentos positivos e experiências prazerosa e mantenha o foco nesses bons sentimentos. Pois, apenas esse simples movimento interno já é capaz de gerar conforto e a segurança de que a tristeza é momentânea e logo passará.

6. Pratique meditação

A meditação ajuda a regular o estresse, a ansiedade e promove o bem-estar, o que vai intervir diretamente no humor e na saúde mental. Por isso, procure por aulas e exercícios de meditação para garantir que a mente fique livre dos pensamentos tóxicos.

Algumas práticas de meditação podem ser feitas em casa mesmo e tem o foco na respiração. Quando praticada regularmente e sob a orientação de um instrutor experiente, essa ferramenta ajuda a liberar as tensões e aliviar os sentimentos, trazendo à memória boas lembranças que auxiliam no processo de superação das tristezas.

É importante não desistir, pois a tristeza só será vencida com persistência. Seguir essas dicas e manter-se conectado com pessoas e ambientes que geram bem-estar é essencial para conseguir vencer as frustrações diárias.

Investir seu tempo no processo de como superar tristezas pode afastar doenças como depressão, que evoluem para um quadro ainda mais sério. Gerenciar as experiências negativas é essencial para dar a volta por cima e alcançar uma vida de alegrias.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e manter-se saudável, entre em contato com o Hospital Santa Mônica e entenda mais sobre como superar tristezas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos