Você já ouviu falar de transtorno de ansiedade de doença? Antigamente chamado, de maneira pejorativa, de hipocondria, ele pode ser definido como preocupação e/ou medo exagerado de desenvolver algum tipo de doença grave.
Isso deriva de uma interpretação equivocada de sintomas físicos não patológicos ou funções normais do corpo, como percepção dos batimentos cardíacos e sudorese.
Comumente, tal transtorno começa no início da fase adulta, ocorrendo em homens e mulheres. O indivíduo se sente muito angustiado e acaba se tornando incapaz de exercer suas atividades cotidianas. Isso prejudica tanto o seu desempenho no trabalho como seus relacionamentos pessoais.
No post de hoje, entenda o que é e como tratar o transtorno de ansiedade de doença. Boa leitura!
Quais são os principais sintomas do transtorno de ansiedade de doença?
Autoexame constante e preocupação com novas sensações somáticas
A pessoa passa a se auto examinar repetidamente, por exemplo, analisando sua garganta no espelho e/ou verificando lesões na pele. Ela fica facilmente alarmada com qualquer nova sensação somática.
Consultas médicas frequentes ou evitação de assistência
Há quem passe a procurar médicos com bastante frequência, enquanto outros evitam esse tipo de assistência a qualquer custo.
Como é feito o seu diagnóstico?
O diagnóstico é clínico e tem como base os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — 5º Edição. Depois de passar por avaliação médica rigorosa, o parecer é dado quando medos e sintomas (se houver) persistem por período igual ou maior a seis meses.
E de que maneira tratá-lo?
Uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS)
A serotonina é uma substância química produzida pelo nosso corpo, que funciona como um neurotransmissor. Ela afeta a maior parte das funções do cérebro, sendo chamada de “hormônio do humor” e, também, de “hormônio do prazer”.
Os ISRS bloqueiam a sua reabsorção, aumentando os seus níveis entre os neurônios. Esses fármacos são usados no tratamento de diferentes tipos de depressão, transtornos de ansiedade e transtornos de personalidade.
Terapia comportamental (TC)
Em geral, terapia é como se chama a psicoterapia: psico (mente) + terapia (cuidar). Já a terapia comportamental (TC) é um vertente recente na psicologia e costuma estar associada à terapia cognitiva.
Na TC, o terapeuta especializado identifica os comportamentos disfuncionais do paciente, isto é, suas ações que provocam sofrimento e/ou problemas de saúde. Com maior consciência sobre si mesmo, ele pode ter mais controle sobre seus hábitos e, dessa forma, criar comportamentos.
Lembre-se de que, para o sucesso de qualquer tratamento, é fundamental contar com o apoio de um profissional qualificado, a fim de que seja estabelecida uma relação médico-paciente consistente. Nós, da equipe do Hospital Santa Mônica, estamos à disposição para ajudá-lo a cuidar da sua saúde mental.
Se você leu até aqui, já sabe quais são os sintomas do transtorno de ansiedade de doença e como tratá-lo. Não hesite em procurar auxílio, caso note a necessidade.
Este post sobre transtorno de ansiedade de doença foi útil para você? Entre em contato conosco e obtenha mais informações sobre o assunto.