De acordo com a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), um organismo da ONU, o vício em remédio supera o consumo de drogas. O uso abusivo de medicamentos como calmantes, estimulantes e tranquilizantes traz graves consequências à saúde e, por isso, pessoas com esse hábito precisam de ajuda o mais rápido possível.
Desse modo, preparamos este post para ajudar você a identificar alguém que está dependente da ingestão de medicações. Continue a leitura!
Como identificar alguém com vício em remédio?
Pessoas viciadas em medicamentos apresentam comportamentos característicos que facilitam a identificação de um quadro de dependência. Confira a seguir alguns sinais que podem indicar esse problema!
Mudança de comportamento
Normalmente, o indivíduo direciona suas ações para encontrar algo que justifique a sua necessidade de ingerir remédios. Sinais físicos pouco significantes como mal-estar gástrico ou uma fraca dor de cabeça são motivos para a automedicação.
Além disso, visitas constantes a consultórios médicos para conseguir receitas também são um indício.
Abstinência
Ao passar um período sem consumir remédios diariamente, a pessoa pode demonstrar inquietação, dores nos músculos e ossos, insônia, sensação de frio interno etc. Isso ocorre porque o organismo, que já estava acostumado com a substância, sente falta das doses de medicação e se manifesta com reações físicas.
Necessidade de aumentar a dose de medicamentos
Após tomar por determinado período a mesma dosagem de remédio, o corpo adquire uma tolerância aos componentes e não proporciona a mesma sensação de antes. Com isso, é necessário aumentar a quantidade da medicação para que o bem-estar seja sentido novamente.
Utilização indiscriminada de remédios
Nesse caso, o indivíduo ingere medicamentos por conta própria ou com prescrição médica, porém, não respeita os intervalos de uso nem a dose recomendada, o que provoca consequências graves como as que serão explicadas a seguir.
Quais as consequências do uso descontrolado de medicamentos?
Abaixo, listamos quais são os principais problemas que afligem as pessoas viciadas em remédio. Acompanhe!
Intoxicação
Segundo dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o consumo de medicamentos é a principal causa de intoxicação. Isso porque superdosagens resultam no acúmulo de componentes no organismo, o que provoca alterações na pupila, alucinações, diminuição da pressão, vômitos etc.
Interação medicamentosa
Esse problema ocorre a partir da ingestão de diferentes tipos de fármacos. Com a mistura das substâncias, é possível que haja exacerbação de reações adversas leves, moderadas ou graves que podem levar à necessidade de hospitalização.
Por que é importante buscar ajuda especializada?
Qualquer tipo de vício traz danos à saúde, e quando se trata do consumo exagerado de medicamentos o resultado pode ser fatal para o indivíduo. Por esse motivo, torna-se fundamental contar com uma instituição de referência como o Hospital Santa Mônica para que uma equipe multidisciplinar especializada e capacitada possa intervir de modo a proporcionar o restabelecimento da qualidade de vida e bem-estar.
Perceba então que o vício em remédio não deve ser tratado como um problema simples, visto que consequências graves e irreversíveis são geradas. Esteja atento aos sinais que indicam esse quadro.
E aí, gostou deste post? Conhece alguém com os sintomas do vício em remédio? Então, fale com o Hospital Santa Mônica e busque ajuda!