Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Pessoas manipuladoras: como saber se você está lidando com uma?

Como lidar com pessoas manipuladoras

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado. Entretanto, muitas vezes, reconhecer uma pessoa manipuladora não é tão fácil, já que a vítima pode não perceber a manipulação.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a identificar e lidar com essas pessoas. Continue a leitura para saber mais!

Quais os hábitos de pessoas manipuladoras?

Existem diversos hábitos que podemos identificar em pessoas manipuladoras, e por isso, colocamos os principais para ajudar a você nessa questão. Confira!

Mostram-se inocentes

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima.

Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele. Por exemplo, se alguém condena o comportamento de uma pessoa manipuladora, ela dirá que o erro está em quem depositou grandes expectativas sobre suas condutas.

Mudam de assunto várias vezes

Ao perceberem que estão errados sobre alguma coisa, os manipuladores trocam de assunto para não terem que admitir isso. Desse modo, durante uma conversa, é normal que a discussão mude de rumo apenas com a intenção de evitar ao máximo a exposição da realidade dos fatos.

Dizem meias verdades

Pessoas manipuladoras moldam a verdade e assim fazem com que seu discurso e ações parecem estar corretos. Isso significa que a argumentação utilizada é construída a partir da omissão de informações e criação de uma nova concepção.

Com isso, conseguem convencer, bem como legitimar suas queixas para aqueles que estão ao seu redor.

Induzem a pessoa à culpa

Quem está acostumado a manipular sabe perfeitamente o que fazer para que outro indivíduo sinta culpa mesmo sem tê-la. Novamente, alega-se inocência, fraqueza e problemas para inverter a situação e tirar a sobrecarga de si.

Como lidar com essas pessoas?

Agora que você sabe identificar os hábitos de pessoas manipuladoras, é importante aprender como lidar com essas pessoas para que você não sofra com esse problema. Por isso, continue a leitura

Mantenha distância

O melhor a se fazer ao perceber pessoas manipuladoras é manter uma saudável distância delas, ainda mais se você não sabe lidar bem. Tente se envolver de maneira mais próxima somente se houver necessidade disso.

Use o tempo a seu favor

É fundamental não aceitar de imediato as propostas e ideias de quem tenta manipular você. Dessa forma, evite responder o manipulador com rapidez para que haja tempo de pensar e analisar bem a situação em que se está inserido.

Reflita também sobre a possibilidade de afastamento caso perceba que a relação tem efeitos negativos na sua vida.

Saiba dizer não

Para dizer não aos manipuladores você deve adotar uma postura firme que comprove sua autoridade e mostre à pessoa que ela não tem o domínio de tudo. No entanto, voltar atrás na decisão dificultará essa demonstração.

Elenque as consequências

Quando uma pessoa manipuladora não aceita seu posicionamento, apontar as consequências disso fará com que ela repense seus atos, o que a limitará mais.

Conheça os próprios limites

Ao conhecer os seus limites você poderá reconhecer quando está sendo manipulado e não permitirá tudo o que é imposto constantemente por aquele que tem o prazer em manipular.

Perceba então que pessoas manipuladoras são tóxicas e devem ser evitadas por quem não sabe lidar com elas. Esses indivíduos necessitam de auxílio terapêutico como o do Hospital Santa Mônica, que possui profissionais especializados para tratar essa personalidade.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam identificar quando convivem com alguém que manipula!

Banner com oferta de e-book gratuito sobre "Surtos em Sáude Mental"

41 Comentários em “Pessoas manipuladoras: como saber se você está lidando com uma?”

  • Helena

    diz:

    Boa tarde
    Parabens
    Gostei imenso
    Tenho vivido este problema ultimamente com pessoas manipuladoras
    Tentarei implementar os ensinamentos transmitidos.
    GRatidao

    Responder

    • valdileia dos Santos Alves

      diz:

      Gostaria de saber mais sobre o perfil dessas pessoas.

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Olá Valdileia, vamos produzir um novo conteúdo, fique atenta no nosso blog. Mas alguns sinais são:
        Manipulação
        Comportamento passivo-agressivo
        Mentir e culpar
        Ameaças e coercitividade
        Retirada e retenção
        Isolamento

        Responder

  • Maria lecy

    diz:

    Muito bom

    Responder

  • Claudina Ferreira Abreu

    diz:

    Muito proveitoso esse texto sobre pessoas Manipuladoras,amei.
    Bom saber com quem convivemos, e com está orientação tudo ficou claro

    Responder

    • Alessandra Xavier Lopes

      diz:

      Muito interessante…

      Responder

  • Mercia

    diz:

    Amei ter lido sobre isso

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Mercia, que bom, ficamos à disposição

      Responder

      • Mª Izabel

        diz:

        Muito obrigada, Mônica! Somos em 5 irmãs e um irmão, este irmão infernizou a vida de todas nós por um longo tempo. É certo que ele teve perdas importantes, mas todos nós tivemos e demoramos anos para entender que ele se aproveitava disso para manipular a todas nós, foi duro mas entendemos a tempo e esse artigo vai nos ajudar muito, vou enviar para elas para não se sentirem culpadas por dizer umas verdades pra ele, é claro que ele respondeu várias grosserias e ‘concluiu’ que todas nós estamos equivocadas, rs…abraço!!!

        Responder

        • Mônica

          diz:

          Sim Izabel, vocês precisam se cuidar e cuidar da saúde mental de vocês, sabemos que não é fácil conviver com pessoas manipuladoras e que mudam o sentido das coisas, fiquem bem!

          Responder

  • cris

    diz:

    Boa tarde! Sou Hipnoterapeuta, estudante de psicanalise, gostei muito do conteúdo sobre os manipuladores, vivemos em mundo onde maioria das pessoas mais próximas, são manipuladores invejosos se aproxima de vc, por que realmente quer algo, muitas vezes esta na própria família, muito triste isso, gostaria de receber em meu e-mail mais informações sobre os conteúdos.
    Desde de já agradeço..
    Att, Cris Galdino…

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Cris, muito obrigada pelos seus comentários, sim, estamos incluindo você no mailing, abraço

      Responder

    • Nalynne

      diz:

      Nossa, eu também queria receber mais conteúdos sobre no meu email, pois achei interessante. Já tinha consciência que venho de um berço familiar onde muitos são manipuladores o que acabou me causando alguns traumas, mesmo que eu diga que não. E tenho medo de acabar me tornando uma manipuladora também, sem ter consciência disso. Se puderem enviar os conteúdos sobre eu irei amar. Como identificar, como lidar, o que fazer e como não ser, não se tornar um

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Olá Nalynne, estamos incluindo o seu contato no mailing para receber os emails, abraço

        Responder

      • Maria

        diz:

        Ola bom dia gostei de ler este artigo tou a lidar neste momento kom uma pessoa assim obrigada

        Responder

        • Mônica

          diz:

          Olá ficamos felizes em saber, abraço

          Responder

  • Rosangela

    diz:

    Convivi por 4 anos com uma pessoa manipuladora! Só vim me dar conta depois que terminei o relacionamento!

    Responder

  • Cleide Mattos Quaresma

    diz:

    Nossa, eu estava pesquisando na internet sobre o assunto e encontrei todas as características citadas neste site, na pessoa de um familiar meu, que eu estava suspeitando que era manipuladora. Mas depois da leitura deste post, as minhas suspeitas se confirmaram. Quando é alguém, muito próximo, a gente não quer se afastar, quer ajudar. Mas como ajudar alguém, que não quer se ajudado? Que acha que suas atitudes são normais?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Cleide, é importante que a família converse francamente com a pessoa, aos poucos ela pode ir se conscientizando de qua algo não está bem e procura ajuda, mas se tiver riscos para ela ou para outros, o ideal seria internar, mas só o psiquiatra pode avaliar o quadro, por isso, o ideal seria começar com uma consulta com um psiquiatra para avaliar o caso. Ficamos à disposição.

      Responder

  • Cristiane

    diz:

    Eu estou em uma relação assim meu namorado mente muito e toda vez que descubro ele tenta me convencer com uma história fantasiosa e acabo descubrindo que a história era apenas um meio de encobrir outra mentira está impossível confiar nesse relacionamento

    Responder

  • Cristiane

    diz:

    Eu estou em uma relação assim meu namorado mente muito e toda vez que descubro ele tenta me convencer com uma história fantasiosa e acabo descubrindo que a história era apenas um meio de encobrir outra mentira está impossível confiar nesse relacionamento muito triste ?

    Responder

  • Márcia

    diz:

    Excelente matéria. Estou passando por isso. Não sou manipulada, mas essas pessoas são manipuladoras. Infelizmente, no momento não posso me afastar totalmente delas, porque dependo do meu emprego e elas estão lá. Parabéns pela matéria.

    Responder

  • Idelmira Semedo

    diz:

    Bom dia!
    Quando encontrei essa página fiquei curiosa e acabei lendo tudo.
    Confesso que fiquei muito emocionada e ao mesmo tempo triste, porque acabei uma relação só porque descobri que a pessoa manipuladora.
    Ele tem todas as características descritas aqui. Aproveito para vos agradecer por estarem à ajudar as pessoas de como lidar com esses tipos de pessoas.
    Um bem haja.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Idelmira, esperamos ter ajudado, abraço

      Responder

  • Ailson

    diz:

    Bom dia pesquisando sobre isso, agora adorei o teste, tô convivendo com uma pessoa assim, nunca admite suas mentiras, e sempre saindo como vítima, gostaria de receber conteúdo no meu e-mail tbm se possível?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ailson, estamos incluindo seu contato na nossa base para que passe a receber nossos emails com notícias, ficamos à disposição caso precise, abraço

      Responder

  • Maria Conceição

    diz:

    Gostei Muito do texto encontrei todas as carasteriticas em uma pessoa no meu local de trabalho

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Maria Conceição, sabemos que não é fácil conviver com colegas manipuladores, mas como já identificou as características é mais fácil, abraço

      Responder

  • Genuzia Leonardo de Oliveira

    diz:

    O texto é excelente termos uma sobre pessoas manipuladoras

    Responder

  • Emelym mousinho

    diz:

    Sou casada 21 anos o meu esposo sempre me manipulou a minha vida toda quando li esse assunto ele tem todas as características de manipulador já tava desconfiado ele e manipulador agora só confirmar nesse caso q sou casada como posso lidar com tudo isso Mônica? Gostaria de mas informações soube manipulação

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Emelym, o primeiro passo é procurar ajuda para você, porque o seu emocional pode estar abalado, se precisar estamos à disposição (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287, e quando você estiver bem, tomar as medidas que entenderá ser melhor para a sua vida, mas antes, precisa cuidar da sua saúde mental, ficamos à disposição, abraço

      Responder

  • leni

    diz:

    Olá
    Estamos vivendo uma situação assim com minha mãe de 81 anos ,há mais de 3 anos com o mesmo comportamento, na verdade ela sempre foi assim agora está aproveitando por ser idosa e não querer mais sair de casa, tá muito difícil estamos surtando , levei ao medico fez todos exames até da cabeça e tá com a saúde perfeita, hoje procurando artigos encontrei esse post e realmente confirmei oq achava.

    Responder

  • GLAUCIA

    diz:

    Muito bom esse texto gostei muito eu tenho um filho criei ele sozinha o pai foi embora hoje ele tem 15 anos a uns quatro notei que ele estava sofrendo depressão síndrome do Pânico e ansiedade hoje faz acompanhamento com psicóloga mais por causa da doença noite que ele se aproveita e tenta me manipular e ainda me faz sentir culpada se n concordo com ele nossa tá sendo muito difícil as vezes n sei o que fazer.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Glaucia, sabemos como é difícil lidar com as pessoas manipuladoras, já pensou em internação? Seguem os nossos contatos (011) 99667-7454
      (011) 99534-4287

      Responder

  • Maria Leticia

    diz:

    Sempre que tinha que me defender em qualquer situação sentia uma angustia imensa.
    Aos poucos, com a terapia, fui percebendo que esta angustia vinha do vocabulário comum de família: o da manipulação e do narcisismo.
    Tinha conflitos intermináveis com meu pai e irmâ mais velha.
    Tenho tentado me posicionar, sendo mais firme, e assim me sinto melhor.
    O narcisismo e manipulação do meu pai era tão grandes que até proibiu minha mãe de me acolher e proteger. Miminhas contestações eram respondidas com agressão fisica e verbal: isso sim me enfraqueceu.
    Hoje, com 60 anos de idade, tenho muito o que viver e sorrir.
    A luta é grande e o aprendizado é diário.

    Gostaria de receber artigos sobre manipulação, narcisismo, como agir e como retomar a nossa força interna.

    Responder

  • Elimar Ferreira da Silva Melo

    diz:

    Tenho amigos assim que me manipular e não se afastar de mim só pensa no bem estar dele eu nunca sei dizer não e com isso se aproveita de mim só me põe pra baixo .

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Elimar, seria bom você procurar ajuda psicológica assim estará mais forte para superar seus desafios.

      Responder

  • Liane voigt

    diz:

    Olá. Não sei bem certo ainda se estou lidando com uma pessoa manipuladora .mas as coisas estão saindo do controle. Minha filha venho percebendo que ela me culpa de tudo que acontece a vida de ruim . Não sei como lidar com isso pelo fato de ser minha filha .não quero parecer não estar preocupada .mas não quero que ela coloque como a culpada de tudo .

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá, já pensou em procurar ajuda psicológica para ela?

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter