Pessoas manipuladoras: como saber se você está lidando com uma? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado. Entretanto, muitas vezes, reconhecer uma pessoa manipuladora não é tão fácil, já que a vítima pode não perceber a manipulação.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a identificar e lidar com essas pessoas. Continue a leitura para saber mais!

Quais os hábitos de pessoas manipuladoras?

Existem diversos hábitos que podemos identificar em pessoas manipuladoras, e por isso, colocamos os principais para ajudar a você nessa questão. Confira!

Mostram-se inocentes

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima.

Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele. Por exemplo, se alguém condena o comportamento de uma pessoa manipuladora, ela dirá que o erro está em quem depositou grandes expectativas sobre suas condutas.

Mudam de assunto várias vezes

Ao perceberem que estão errados sobre alguma coisa, os manipuladores trocam de assunto para não terem que admitir isso. Desse modo, durante uma conversa, é normal que a discussão mude de rumo apenas com a intenção de evitar ao máximo a exposição da realidade dos fatos.

Dizem meias verdades

Pessoas manipuladoras moldam a verdade e assim fazem com que seu discurso e ações parecem estar corretos. Isso significa que a argumentação utilizada é construída a partir da omissão de informações e criação de uma nova concepção.

Com isso, conseguem convencer, bem como legitimar suas queixas para aqueles que estão ao seu redor.

Induzem a pessoa à culpa

Quem está acostumado a manipular sabe perfeitamente o que fazer para que outro indivíduo sinta culpa mesmo sem tê-la. Novamente, alega-se inocência, fraqueza e problemas para inverter a situação e tirar a sobrecarga de si.

Como lidar com essas pessoas?

Agora que você sabe identificar os hábitos de pessoas manipuladoras, é importante aprender como lidar com essas pessoas para que você não sofra com esse problema. Por isso, continue a leitura

Mantenha distância

O melhor a se fazer ao perceber pessoas manipuladoras é manter uma saudável distância delas, ainda mais se você não sabe lidar bem. Tente se envolver de maneira mais próxima somente se houver necessidade disso.

Use o tempo a seu favor

É fundamental não aceitar de imediato as propostas e ideias de quem tenta manipular você. Dessa forma, evite responder o manipulador com rapidez para que haja tempo de pensar e analisar bem a situação em que se está inserido.

Reflita também sobre a possibilidade de afastamento caso perceba que a relação tem efeitos negativos na sua vida.

Saiba dizer não

Para dizer não aos manipuladores você deve adotar uma postura firme que comprove sua autoridade e mostre à pessoa que ela não tem o domínio de tudo. No entanto, voltar atrás na decisão dificultará essa demonstração.

Elenque as consequências

Quando uma pessoa manipuladora não aceita seu posicionamento, apontar as consequências disso fará com que ela repense seus atos, o que a limitará mais.

Conheça os próprios limites

Ao conhecer os seus limites você poderá reconhecer quando está sendo manipulado e não permitirá tudo o que é imposto constantemente por aquele que tem o prazer em manipular.

Perceba então que pessoas manipuladoras são tóxicas e devem ser evitadas por quem não sabe lidar com elas. Esses indivíduos necessitam de auxílio terapêutico como o do Hospital Santa Mônica, que possui profissionais especializados para tratar essa personalidade.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam identificar quando convivem com alguém que manipula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos