Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Psiquiatria

O que é alucinação? O que fazer em uma crise?

O que é alucinação?

Você sabe identificar uma alucinação? Esse é um problema que, apesar de não ser tão abordado, é mais comum do que pensamos e é um sinal de que a saúde mental não está bem.

Para você ter ideia, o estudo publicado British Psychiatry Journal concluiu que uma a cada 20 pessoas já teve um episódio de alucinação.

Para entender melhor o que é esse problema, como ele manifesta, qual a diferença em relação aos delírios e quando é preciso estar atento para tomar uma medida mais séria, como internar seu familiar, leia este conteúdo até o final e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que é alucinação?

Uma alucinação ocorre quando a percepção do indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade, como se fosse uma impressão subjetiva.

Em linhas gerais, as pessoas que sofrem desse transtorno psicológico apresentam vivências bastante reais, mesmo que o objeto, a pessoa ou fato alucinado não exista de verdade. Com isso, o problema altera a percepção de realidade, fazendo com que exista a sensação de experiência real de estar vivendo algo que não está acontecendo ou sequer existiu.

É interessante destacar que a alucinação é um fenômeno que surge internamente. Assim, a partir das distorções apresentadas pela própria mente, o objeto alucinado normalmente é muito nítido, até mais do que o real. Por essa razão, quem sofre com o problema tem certeza do que está vivenciando naquele momento.

Apesar da verossimilhança com o real, as alucinações não têm compromisso com o lógico, ou seja, fatos totalmente impossíveis ou sem concordância com a realidade não são raros. Assim, é perfeitamente plausível que pessoas com alucinação tenham visões como animais falantes, monstros, vozes ou qualquer coisa que dependa de algum sentido (visão, olfato, paladar, audição e tato) para ocorrer.

Qual a diferença entre alucinação e delírio?

Depois entender melhor como funciona a alucinação, você pode estar se perguntando se existe uma diferença nítida entre esse transtorno e um delírio, certo? Basicamente, a diferença reside no tipo de influência que cada um sofre para que ocorra, pois, enquanto as alucinações são fenômenos internos e criados pela mente, os delírios precisam de algum estímulo externo para surgir.

Com aparecimento repentino, o delírio é uma alteração que pode ser causada por diversos fatores, o que o torna de difícil diagnóstico. É caracterizado como uma perturbação grave na capacidade mental de uma pessoa, resultando na diminuição da consciência e pensamento confuso.

Os delírios não dependem dos sentidos para emergirem, mas, sim, causam uma interpretação errada da realidade a partir da distorção dos estímulos. Eles podem ser de várias naturezas e alguns dos mais comuns são o delírio de perseguição, quando a pessoa se sente perseguida por algo ou alguém.

Já o delírio de grandeza, a pessoa tem certeza de ser alguém que é melhor que todos à sua volta — outro caso comum é em relação a ataques de ciúmes baseados na crença de uma suposta traição.

Quando é preciso ter atenção?

Conheça alguns dos possíveis sinais da manifestação das alucinações.

  • visuais: ver algo que não está diante dos olhos, como um animal, por exemplo;
  • auditivo: ouvir alguém que não existe, como o famoso “canto das sereias”;
  • táteis: sentir algo encostando na pele, como a sensação de ter as pernas puxadas durante o sono;
  • olfativos: sentir cheiros inexistentes, como o cheiro de fezes em algum ambiente;
  • gustativos: sentir o sabor de algo que não entrou em contato com as papilas gustativas, como o gosto de terra, por exemplo.

Já considere a possibilidade de internação?

Dependendo da gravidade, as melhores opções são recorrer à orientação profissional, buscar por tratamentos especializados ou mesmo a internação. O Hospital Santa Mônica é referência nesse tipo de tratamento e proporciona atendimento multidisciplinar,  médico clínico 24 horas, psiquiatras, além de um ambiente tranquilo para o paciente e auxílio individualizado de acordo com as necessidades.

Agora que você já conhece o que é uma alucinação, ao identificar alguns dos sintomas apresentados ao longo deste post, o ideal é contar com o apoio da família e dos amigos e procurar uma orientação médica adequada e instituições que respeitem os pacientes como o Hospital Santa Mônica.

Caso tenha dúvidas, sugestões ou relatos sobre o tema, deixe seu comentário!

36 Comentários em “O que é alucinação? O que fazer em uma crise?”

  • Diego

    diz:

    Preciso de Ajuda

    Responder

  • Grácia Maria de Carvalho Braz Figueira

    diz:

    Meu marido está com problemas de alucinações e algumas vezes acredito que sejam também delírios. Ele vê coisas e animais e tem mania de grandeza, traição, ciúmes etc.. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se aqui existe um hospital semelhante a esse de São Paulo

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Grácia, não conhecemos para indicar, mas recebemos pacientes de todo o Brasil, entre em contato conosco (011) 98657-4262 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Rosiclea Rodrigues Lemos

    diz:

    Boa noite .a minha filha passou ter alunicao voz de comando .soreu uma decepção amora em seguida começou sofre dessa maneira

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Rosiclea, o ideal seria agendar uma consulta para ela com um psiquiatra para avaliar o quadro, se precisar, entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

      Responder

  • Ildyne

    diz:

    Estou tendo insônia, quando feito para dormir fico escutando pessoas conversando, esses dias uma gritou tão alto que me assustei

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ildyne, vamos entrar em contato

      Responder

  • Eu fico imaginando coisas como alguém tá mim perseguindo eu escuto pessoas falando meu nome eu n sei oque er

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Edirley, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra para avaliar seu quadro. abraço

      Responder

  • Patricia

    diz:

    Minha irmã está tendo vários delírios, falando que os vizinhos estão a perseguindo, diz que estamos sendo coniventes, etc. Ela escuta vozes, risadas até no mercado. Como posso ajudá-la? Ela não aceita passar com psiquiatra. Pior de tudo que trabalha como auxiliar de enfermagem na área da saúde.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Patrícia, tente convencê-la a passar com um psiquitra, se não conseguir agende com um clínico geral para fazer alguns exames e ver se algo possa estar provocando esse quadro, se clinicamente não tiver nada, aí provalmente ela será encaminhada para o psiquiatra, abraço

      Responder

  • Neide

    diz:

    Tenho alguém na família que vê coisas, diz ver bebê com calda no canto da cama. Esses dias viu 2 bichos tbm com calda (Tipo Bixo de 2 pés), e chora muito e fica mostrando pra gente, nós não conseguimos ver nada e nem sentir se fosse o caso de sobrenatural.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Neide, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra para avaliar o quadro clínico e mental da sua parente, se quiser agendar conosco, o telefone é 11 98500-3238, abraço

      Responder

  • Ana clara

    diz:

    Um dia eu vi um gato branco andando
    Pela casa depois eu chamei minha mãe para ver o gato sumido.
    Isso e um tipo de alucinação?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ana Clara, não dá para saber você pode ter visto mesmo um animal ou ter imaginado um, se persistir procure uma ajuda profissional se consultando com um psiquiatra, abraço

      Responder

  • Thiago da Silva

    diz:

    Olá, Mônica então tenho 38 anos. Tem uns 3 meses que comecei a enchegar bichos, vozes, escutar também. Muitas vezes minha família achou que era droga com bebida. O que devo fazer? Tenho uma filha tbm. Depois que separei, depois um tempo achei q estava em depressão até. Mais tô de boa com a mãe dela e com minha filha separamos de boa.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Thiago, o ideal seria passar por uma avaliação médica, com um psiquiatra e fazer exames, inclusive de sangue, para ver se está tudo bem com o seu organismo, as vezes é só tratar a saúde, abraço

      Responder

  • Keila Luiza

    diz:

    Boa tarde,meu amigo está vendo algum que não existe,fala que tem um homem querendo mata ele.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Keila, ele pode estar em surto, por alguma questão física ou emocional, o ideal seria ele passar por uma avaliação com um psiquiatra que irá pedir mais exames clínicos para avaliar o caso.

      Responder

  • Mário Elvis

    diz:

    Meu irmão começou essa semana a falar coisa com coisa, dizendo vários fatos que não aconteceram, ele fala como se fosse realmente real, o que pode ser?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Mário, ele está com algum problema de saúde? Está usando drogas? O ideal seria passar por uma avaliação com um médico clínico ou psiquiatra. Seguem nossos contatos (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Romildo pereira da costa

    diz:

    Minha mente conversa o tempo todo tenho 44anos e isso acontece deus dos 15 preciso de um tratamento meu nome e Romildo

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Romildo, entraremos em contato.

      Responder

  • Adalto J. Custodio

    diz:

    Olá eu peguei o abto de ficar falando sozinho já fiquei a noite toda falando comigo mesmo e tem horas que tenho surto de ver coisas que não são reais sempre saio correndo pra rua achando ter cobras de casa pra mim parece ser muito real mas sempre e algum pano ou pedaço de goma tenho prena concorrência mas ja passei muita vergonha com isso

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Adalto, nossa recomendação é que agende uma consulta com um psiquiatra para que possa analisar seu histórico e condição clínica, abraço

      Responder

  • Sandra_10alves@hotmail.com

    diz:

    Ola meu nome é sandra egostaria de saber, o que fazer meu tem 9 anos e está começando ver coisas, como alguém puxando a perna dele ,vendo um vultos e a noite ele disse que alguém levantou a cabeça dele o que fazer?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Sandra, bom dia, melhor passar por uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra especializado em infantojuvenil para que possa entender melhor o caso.

      Responder

  • Patrícia Oliveira

    diz:

    Minha mãe sofre de Parkinson diagnosticada há 20 anos,está no estágio 4 da doença e começou a ver pessoas dentro do quarto dela, crianças,adultos que sobem na cama dela pulam na cadeira dela. Ela se perde dentro do próprio quarto e no banheiro, chora com medo destas pessoas e ultimamente junto destas pessoas ela tem visto a mãe dela que morreu há 24 anos,ela diz conversar com minha vó e dormirem juntas na cama. Ela já faz uso de antipsicótico duas vezes no dia, não sei mais o que fazer!

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Patrícia, já pensou em internação para avaliação? Se precisar, seguem os nossos contatos (011) 98657-4262/(011) 99534-4287

      Responder

  • Leticia

    diz:

    As vezes vejo alucinações quando estou começando a cair no sono, e elas são sempre bizarras, é normal?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Letícia, ver alucinações não é normal, mas precisa verificar se não é algo clínico ou psiquico, sugiro agendar uma consulta com um clínico geral ou diretamente com um psiquiatra para avaliar seu quadro.

      Responder

  • Rafael Honório Machado

    diz:

    Entrem em contato comigo.
    Pois tenho pensamentos malucos de fazer mal a minha esposa.
    De que estou em depressão por amar ex mas é mentira pois amo a minha esposa.
    E veio que eu estou tendo entrando atrás do meu pescoço o caráter de um tal de Jair.
    Esse caráter é para eu mentir para a minha esposa e fica em pensamentos de combinação com ele para ele fazer mal a minha esposa comigo e jejuando para ex vir e jejuando para fazer mal a minha esposa.
    Veio que para eu ter sucesso a minha esposa deveria morrer(choro), mas ela não me impede de ter sucesso.
    Isso em mim é um transtorno que não aguento mais.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Rafael, você já pensou em se internar para tratar? Poderia passar por uma avaliação médica para analisar se é o caso de internação, seguem os nossos contatos (011) 98657-4262 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Jhully Nunes

    diz:

    Ola vc pode me ajudar .
    Tenho problemas de sono e o no ano passado comecei a ter alucinações acordada , de vê , sentir cheiros e ouvir barulhos que ninguém mais escutou . Pode ser apenas ansiedade?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Jhully, o ideal seria passar em uma consulta com um psiquiatra, ele poderá orientar melhor você sobre tratamento e diagnostico

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter