Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Saúde Mental

Mitomania tem cura? Entenda o que é e conheça os tratamentos

Mentir é algo que certamente eu e você já fizemos alguma vez na vida. Na verdade, esse é um ato consciente e intencional para a maioria das pessoas, exceto para aquelas que sofrem da chamada mitomania, um comportamento patológico que pode afetar a qualidade de vida e de relacionamentos interpessoais.

Se você nunca ouviu falar sobre essa patologia ou se ainda tem dúvidas sobre ela, chegou a hora de esclarecer o assunto. Neste post, você vai conferir o que é mitomania, quais são seus principais tipos, como ela se diferencia da mentira comum e muito mais. Fique atento e aproveite o conteúdo!

O que é mitomania?

Contar uma mentira é algo que já fez parte da vida de muita gente. Fazer uma declaração falsa pode ser considerado normal em alguns casos (apesar de antiético), mas, em outros, se caracteriza como uma doença, sabia disso? Pois é, o grande motivador de uma mentira é o medo de contar a verdade e o temor pelas consequências dos próprios atos. Só que nem sempre o ato de mentir ocorre por essa razão.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

O mentiroso patológico se perde, literalmente, nas próprias mentiras e acaba ficando sem muita noção do que é real e do que foi inventado pela sua cabeça. As causas para isso ainda são desconhecidas, mas a combinação de alguns fatores pode acabar desencadeando o quadro, como o histórico de vida do indivíduo, seus relacionamentos, suas experiências pessoais, o seu padrão de relação com parentes e até mesmo a genética.

Toda mentira compulsiva começa com uma mentira inocente, que geralmente está associada à necessidade de uma pessoa de obter atenção ou aceitação, principalmente em situações potencialmente constrangedoras. No começo, o hábito pode ser quase imperceptível, até que toma constância e passa a ser notado por quem convive com o mitômano.

Como identificar a diferença entre mentira comum e mitomania?

Como você viu, nem todo mentiroso sofre de mitomania. Então, o que diferencia uma mentira convencional de um hábito compulsivo de inventar histórias? Basicamente, é o exagero consciente da mentira. Normalmente, ao contar uma mentira a pessoa se sente culpada e com medo de ser descoberta. O mitômano não.

Para ele, mentir é um comportamento habitual, muitas vezes desenvolvido já na infância, que se tornou tão natural a ponto de não causar nenhum remorso. Inventar a própria versão de uma determinada história é tão comum que até a pessoa que conta acredita que aquilo é real.

E não precisa ser uma grande mentira, não. Mesmo que se trate de algo trivial e pequeno, quem sofre de mitomania acaba dando um jeito de adaptar as informações. Falar a verdade é algo que pode gerar extremo desconforto e estranheza para ele, mesmo que não haja nada de errado com ela.

Alguns sinais perceptíveis de mitomania são:

  • ausência de culpa ou de medo de ser pego pelas mentiras;
  • excesso de felicidade ou tristeza nas histórias contadas;
  • histórias grandes demais ou detalhadas demais sem motivo aparente;
  • muita elaboração de resposta para perguntas simples;
  • descrição demasiada de fatos rotineiros;
  • tendência a vitimizar ou tornar o mitômano heroico;
  • existência de diversas versões para uma mesma história.

Com quais outros males está relacionada?

Se o mentiroso crônico não procura ajuda especializada para iniciar um tratamento, as consequências do seu transtorno podem se agravar, gerando problemas sérios para a sua vida pessoal. O primeiro impacto a ser percebido é a quebra da confiança nas relações interpessoais, que ficam destruídas com o passar do tempo. Além disso, podem ocorrer problemas de ordem social, provocando situações que envolvem desconhecidos.

A mitomania é um risco até mesmo para o psicológico do paciente, que pode ser profundamente afetado pelas mentiras constantes. Com a reincidência das histórias fantasiosas, o indivíduo pode acabar acreditando em uma realidade que não existe e se afundar em uma espécie de isolamento compulsório pelo afastamento do grupo de convívio.

Em outros casos, os problemas podem resultar em complicações legais, fazendo com que o mitômano responda judicialmente pelas suas mentiras.

Quando pode se transformar em transtornos mais graves?

Dificilmente um mentiroso crônico procura ajuda por conta própria. Ele não acredita que suas mentirinhas sejam uma doença, por isso, não veem motivos para procurar tratamento. O problema é que a patologia pode se transformar em transtornos mais graves, associados a outras doenças psiquiátricas e psicológicas — transtornos de personalidade antissocial, por exemplo.

Além disso, a compulsão por contar mentiras está frequentemente associada a outros tipos de compulsão, seja por comida, por compras, por álcool e assim sucessivamente. Se alguém bebe frequentemente como uma tentativa de fugir dos problemas, pode acabar mentindo para tentar negar o fato. E então isso se torna um hábito, agravando o quadro de mitomania e facilitando a instalação de outras patologias, como o alcoolismo.

Para não ser pego pelas suas mentiras, o mitômano pode tentar se isolar dos amigos, dos familiares e das pessoas com quem convive. Dessa forma, ele consegue manipular mentalmente a própria realidade, acreditando que vive em outro ambiente.

O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.

A partir daí, o indivíduo toma consciência dos gatilhos que desencadeiam suas mentiras e do que precisa ser feito para mudar verdadeiramente a sua vida, se desfazendo da necessidade, do hábito e da compulsão pela mentira. Pode ser um longo processo, mas é bastante efetivo.

O Hospital Santa Mônica pode prestar todo o suporte necessário para o tratamento contra a mitomania, ajudando a interromper o círculo vicioso das mentiras e a evitar um transtorno de personalidade ainda maior. Além disso, você pode encontrar apoio para a cura de outras doenças associadas a essa patologia.

Se você se identifica com essa condição ou conhece alguém que pode estar sofrendo de mitomania, converse com a gente! Descubra como podemos ajudá-lo.

Banner com oferta de e-book gratuito sobre "Surtos em Sáude Mental"

35 Comentários em “Mitomania tem cura? Entenda o que é e conheça os tratamentos”

  • Eliana candido Reggiani

    diz:

    Bom dia, preciso de ajuda meu filho é um mitômano, urgente

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Eliana, estamos entrando em contato por email, mas segue nosso whatsapp 11 99534-4287

      Responder

  • Gida Alcântara Vieira

    diz:

    Boa tarde.Meu marido vive em um mundo onde acha que tudo qie ele faz ou fala é verdadeiro.Tudo que ele faz diz que não fez,mas co cameras escondidas vejo qie esta mentindo,mas nao admite jamaisTem preconceitos com negros entre outras coisas.E filho de uma mãe negra,tem um irmão negro mas não aceita a cor.Faz varias coisas e diz que nao fez.Como posso cuidar dessa situação?Ele acha que nao precisa de tratamento,se acha perfeito mas isso esta acabando com os filhos do primeiro casamento que moram com conosco e comigo que sou a esposa.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Gida, o ideal seria passar por uma consulta com um psiquiatra para avaliar o caso e tirar as dúvidas de vocês, fechar o diagnóstico e tratamento.

      Responder

  • Ricardo

    diz:

    o motivo pelo qual entrei neste site foi porque eu noto diariamente que eu minto sobre historias e epsodios da minha vida, as vezes para que a historia seja mais interessante, e outras vezes eu simplesmente invento uma historia para ter algo o que falar, acredito ser ansiedade ou baixa estima, mas nao consigo reconhecer isso com clareza ( se tenho baixa estima ou nao, mas isso deve ser caso de outro motivo psicologico, talvez devo ter um grau de desordem social que me faz ter dificuldade de saber oque realmente sinto ) tenho concinecia dos meus atos *verbais* e não gosto dessa atitude ou habito, enfim, de acordo com o texto “Dificilmente um mentiroso crônico procura ajuda por conta própria. Ele não acredita que suas mentirinhas sejam uma doença”, o que significa que não sou um mentiroso cronico (de acordo com meu raciocinio ),eu li em alguns sites ainda hoje que mentir muito causa desordem social, e uma das coisas que a desordem social causa é a dificuldade de ter um dialogo organizado com inicio meio e fim, o que eu realmente noto ter quando quero contar uma historia, eu muitas vezes me enrolo todo comeco a historia pelo meio ou fim e dpois eu digo ” ok espera, antis disso isso tinha acontecido” e isso acontece tanto quando minto ou quando conto a verdade, (e eu sinceramente quero uma ajuda entao contar uma mentira nese texto a favor do meu ego iria atrapalhar a analise de quem pode me ajudar, e eu não fui diagnosticado com isso ou seja não estou mentindo neste texto ) enfim, depois do meu texto que acredito eu estar formal e claro… sou eu alguem com algum grau de mitomania, ou só sou um sem carater ?

    obrigado pela atenção e espero que a resposta (caso tenha uma)possa ajudar quem se identificou mesmo esse sendo acredito eu um caso expesifico.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ricardo, identificar que algum problema existe, já é um passo importante para o tratamento, nossa recomendação é que procure um especialista, um psicólogo ou um psiquiatra para poder ajudá-lo neste processo, abraço

      Responder

    • Viviane

      diz:

      Olá, lendo a matéria tive a certeza que meu filho é um mitômano, ele tem 24 anos, o que eu faço ? É tarde para um tratamento?

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Olá Viviane, nunca é tarde para realizar um tratamento ao perceber os sinais, busque ajuda, procure agendar uma consulta com um psiquiatra. Estamos à disposição se precisar, abraço

        Responder

  • Ellen Santiago

    diz:

    Meu irmão sobre com isso. E como posso fazer essa abordagem com ele e meus pais sobre essa patologia? Meus pais nunca acreditariam que meu irmão sobre com isso. E meu irmão nunca aceitaria o tratamento. Eu preciso de ajuda para poder ajuda-lo. Pelo que eu li, ele está num grau avançado.

    Responder

  • Luiz Fernando

    diz:

    Boa noite , me chamo luiz e faço parte da população mitomania, não consigo para de mentir, minha vida é baseada nisso. Não sei mas o que faço, preciso de ajuda por favor

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Luiz, o ideal seria procurar um psiquiatra e fazer um tratamento para controlar o impulso, ficamos à disposição…

      Responder

  • João Paulo

    diz:

    Eu minto por medo de desagradar minha esposa, mas ela quando descobri fica uma situação muito pior, e quero me curar disso, quero me tornar uma pessoa admirável novamente por ela

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá, você já procurou um tratamento? essa é a maneira de buscar novamente a admiração da sua esposa, procure um psiquiatra próximo de onde está e faça um acompanhamento para tratar o seu problema, abraço

      Responder

    • Karina de Oliveira Baraúna Almeida

      diz:

      Olá , meu marido mente por coisas pequenas o tempo todo , e nega mesmo sabendo que está mentindo , o que fazer ?

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Olá Karina, o importante seria passar por uma avaliação médica com um psiquiatra, isso é um transtorno mental, a mitomania, e é importante passar por um tratamento e psicoterapia.

        Responder

  • Virgínia

    diz:

    Minha filha tem 21 anos e se alimenta de mentiras bobas e outras mais sérias . Faz terapia e mente pra sua terapeuta. Não sei como agir com ela quando sei que está mentindo. Ela não admite que mente, não aceita . Poderia me ajudar?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Virgínia, Já pensou em interná-la para tatar a mitomania? Seguem os nossos contatos (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Roberto Carlos bosenbecker

    diz:

    Boa tarde .
    Estou passando por um momento difícil por conta das minhas mentiras, pequenas coisas pu grandes, minha esposa que eu amo ,daria a vida por ela , quer se separar de mim , são 35 anos de casado e de mentiras da minha parte. Muitas vezes sairia mais barato falar a verdade mas eu menti , minto desde criança…e por aí vai num caminho que hoje não tem retorno…

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Roberto, o mais difícil você já fez que é o primeiro passo, aceitar que tem uma doença, agora é procurar ajuda, seguem nossos contatos (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287, ficamos à disposição, abraço

      Responder

  • Patrícia

    diz:

    Ola.
    Estou passando isso com uma vizinha ela está fantasiando que eu entro na sua casa de madrugada para ficar com o marido dela, que mexo nas coisas delas e estrago roupas e perfumes. Ela contando parece muito real, conta detalhes e sempre da mesma forma. Ela está me ameaçando de morte e tudo. Só que é mentira tudo isso. Não dá minha casa eu saio, moro com os meus pais e tenho medo de que aconteça algo com eles por me defender ou comigo. Não sei o que fazer, ou que procurar.
    Por favor me ajudem.
    Obrigada

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Patrícia, como é com uma vizinha é mais difícil, o ideal seria que ela procurasse ajuda, se tiver abertura com o marido dela para sugerir isso, ou evitar o contato.

      Responder

  • Por favor eu preciso de ajuda eu sou mitomania não para de mentir esconde estou acabando com meu relacionamento por mentira bobas com medo de encara ao descobrir fico mau …minto sempre com mesma coisa dinheiro devendo e não consigo dizer que estou precisando de ajuda e digo que não vou fazer novamente e tenho feito muito..
    Eu acho que perdi meu relacionamento ?????

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ana Paula, você está em tratamento? Nossa sugestão é que passe por uma avaliação com psiquiatra, se precisar seguem nossos contatos, abraço
      (011) 99667-7454
      (011) 99534-4287

      Responder

  • Walisse Paraíso

    diz:

    Oi boa noite eu estou pedindo uma ajuda eu sou um mitomania e preciso de ajuda estou perdendo a minha família e todos que estão ao meu redor por isso.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Walisse, você está em tratamento? Entre em contato conosco (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287.

      Responder

  • Katia Cilene Barros Santos

    diz:

    Boa tarde!
    Necessito urgente informações e tirar dúvidas a respeito mentira compulsiva. Vivo sofrimento por conta minha filha por causa mentira prejudicou minha vida é do irmão. Chegou a processo judicial.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      OLá Kátia, pode deixar vamos providenciar novos conteúdos, esperamos que fiquem bem!

      Responder

  • Viviane Andrade

    diz:

    Meu filho é mitômano, o que eu faço? Está nos afetando muito !

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Viviane, já tentou levá-lo em uma consulta com um psiquiatra?

      Responder

  • Lidian

    diz:

    Olá meu nome é Lidian eu acho que eu tenho uma doença da mentira eu preciso muito de ajuda eu moro no Rio de janeiro no Rio de janeiro vocês podem me indicar um grupo algo que eu posso fazer que eu tô destruindo a minha vida minha vida da outra pessoa é a minha eu tô bem mal

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Lidian, infelizmente não podemos indicar, mas recebemos pacientes de todo o Brasil, seguem nossos contatos (011) 98657-4262 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Carol

    diz:

    Pelo amor de deus peço ajuda a voçes estou passando por isso fui eu mesma quem causei e por causa disso estou com problemas serios na justiça gente pelo amor de deus se voces tem esse problema procurem ajuda imediatamente porque eu deixei para procurar ajuda so agora e vou enfrentar problemas com a justiça por causa da doença

    Responder

  • Rosângela Gonçalves de Souza Nunes

    diz:

    Bom dia , aqui vir seus anúncios no geogle, gostaria de saber , qual valor da consulta.para uma funcionária.que está num caso muito grave,MITOMANIa cada dia que passa fica pior , já tem quadro depressivo, mentira crônica desde criança .quero ajudar, fazendo um tratamento.voces tem clínica em vitoria es.ou só são Paulo .aguardo retorno.esta sendo muito prejudicial p ela e quem convive com ela.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Rosângela, estamos em SP, não temos relação com o hospital de Vitória, vamos responder o valor por email, abraço

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo