Publicado em Deixe um comentário

Conheça os 8 principais benefícios da terapia online

Diante das possibilidades que a tecnologia representa, a maioria dos serviços de saúde está passando por uma remodelação no formato de atendimento. Assim, a crescente popularidade da oferta de serviços de saúde mental via internet possibilita que mais pessoas conheçam os benefícios da terapia online.

Nessa perspectiva, o psicólogo do Hospital Santa Mônica, Antonio Chaves Filho, irá explicar ao longo do texto a importância de fazer terapia e destacar as principais aplicações desse tipo de assistência psicoterapêutica. Veja quais são as principais vantagens da terapia e como funcionam as consultas na modalidade online. Saiba, ainda, onde encontrar os melhores tratamentos e cuidar melhor da saúde emocional. Boa leitura!

Entenda como funciona a terapia online

Com as mudanças resultantes do cenário pandêmico, países como Canadá, Austrália e Reino Unido regulamentaram a terapia virtual. O Brasil seguiu o exemplo e adotou a modalidade de atendimento online. Esse foi um salto importante para o setor, pois, com a pandemia, houve uma maior prevalência de distúrbios mentais.

Também chamada de terapia eletrônica ou e-terapia, a terapia online é realizada, em tempo real, por meio de recursos digitais como smartphones, tablets, notebooks e outros ligados à internet. Diante do sucesso dessa prática, muitas clínicas e hospitais conectam profissionais e pacientes para assegurar a assistência à saúde mental, mesmo a distância.

Vale frisar, entretanto, que apesar de a terapia online ser associada aos cuidados psicológicos, ela influencia diferentes aspectos da vida social, afetiva e profissional. Por meio desse método psicoterapêutico, é possível melhorar a qualidade dos relacionamentos, aprender a superar a codependência emocional e harmonizar sentimentos, atitudes e comportamentos.

Confira os 8 principais benefícios desse método terapêutico

Um artigo publicado no Scielo destacou a relevância da assistência psicoterapêutica por meio dos recursos tecnológicos. Segundo os profissionais da área, o uso dessa estratégia flexibiliza a continuidade do atendimento no cenário pandêmico. Diante dos desafios ligados à crise existencial ou aos emblemas que envolvem a saúde da geração alpha, contar com a praticidade desses recursos é fundamental. 

Pelas vantagens que representa, não há dúvidas de que a psicologia online veio para ficar. Entenda os principais motivos!

1. Mantém o distanciamento

Promover essa metodologia de atendimento a distância representa vantagens em diferentes aspectos. Além de auxiliar na recuperação da estabilidade emocional, a terapia online também contribui com os protocolos de segurança nesses tempos de crise sanitária. 

2. Oferece maior flexibilidade

Bastante acessível e prática, os pacientes têm a oportunidade de conversar com seu psicólogo na segurança e no conforto de suas casas. É possível agendar as consultas ou sessões de terapia para os dias e horários mais adequados à rotina. Para facilitar a adesão aos serviços, muitos profissionais trabalham à noite, em feriados e finais de semana.

3. Garante o apoio emocional

Um dos benefícios da terapia online é minimizar os impactos gerados pela pandemia sobre a saúde emocional. Nessa fase, houve muitas perdas econômicas, conflitos familiares e desajustes afetivos que abalaram o estado psicológico. Contextualmente, o atendimento virtual se destacou como um importante suporte para promover a reabilitação mental.

4. Alcança os melhores profissionais

Poder contar com os serviços de psicologia à distância favorece as pessoas que moram em regiões isoladas, sobretudo aquelas que não teriam como se deslocar até os locais de atendimento presencial. Com isso, esses pacientes ainda têm a vantagem de alcançar os melhores profissionais e conseguir o apoio que precisam em apenas um clique.

5. Reduz custos

Mediante o cenário de crise que se prolonga desde o início da pandemia, a opção por essa modalidade de atendimento apresenta viabilidade econômica tanto para os terapeutas quanto para os pacientes. Como os profissionais podem diminuir diversas despesas com a manutenção do consultório, isso permite oferecer consultas a preços menores.

6. Facilita o acesso aos tratamentos

A assistência terapêutica eletrônica é considerada mais dinâmica, já que o paciente pode se submeter às sessões e receber atendimento psicológico em qualquer hora e lugar. Desde que faça um agendamento prévio, é possível manter o acompanhamento com os terapeutas com a mesma qualidade do serviço presencial.

7. Favorece quem tem dificuldade de locomoção

Outro ponto relevante dessa modalidade de terapia é flexibilizar soluções para pessoas idosas, principalmente quem tem doenças crônicas ou limitações relacionadas à locomoção. Muitos desses problemas podem evoluir para crises de depressão e ansiedade, o que requer um pronto apoio para a recuperação desses transtornos.

8. Promove a qualidade de vida

A possibilidade de fazer terapia online é uma excelente alternativa tanto para habitantes de cidades pequenas ou interioranas quanto para quem reside nos grandes centros urbanos. Pessoas que moram em áreas urbanas podem economizar tempo, dinheiro e ainda evitar desgastes no trânsito.

Já para quem mora distante, esse método terapêutico reserva benefícios também significativos. Entre eles, destaca-se a acessibilidade aos profissionais de outras cidades do Brasil e do exterior. Tais fatores influenciam diretamente o estado mental e promovem o bem-estar e a qualidade de vida.

Conheça a campanha de acolhimento gratuita do Medpass

Certamente, essa é uma etapa crucial — e desafiadora — da história da humanidade. Em sincronia com os avanços tecnológicos, as transformações que ocorreram nos últimos anos estimularam mudanças de comportamento. Como resultado dessas alterações, exige-se a adequação a um novo modo de se comunicar e de interagir, em tempo real, não apenas com as pessoas, mas também com os serviços.

Assim, para reduzir os efeitos dessas mudanças sobre as emoções, foi preciso encontrar meios de repensar a tecnologia de maneira estratégica e produtiva, mediada pelo contato virtual. Sob essa ótica, a terapia online surgiu como um recurso que flexibiliza soluções e possibilita uma assistência mais ampla, dinâmica e qualificada.

Sempre alinhado às tendências, o Hospital Santa Mônica, por meio da Medpass, está desenvolvendo uma campanha de acolhimento gratuito. A campanha “Sem saúde mental não tem saúde!” oferece a primeira consulta gratuita. Nossa equipe de psicólogos está à disposição para prestar orientação e acolhimento a quem necessita de apoio emocional para superar certos desafios.

Como você percebeu, a possibilidade de usar a internet para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida remodelou as formas de atendimento no setor de saúde. Nesse contexto, campanhas como a do Medpass estão se tornando uma excelente alternativa para ampliar os benefícios da terapia online e restabelecer a saúde emocional.

Agora que você já conhece os benefícios da terapia online, agende uma consulta gratuita no MedPass!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nossas redes sociais