Confira 5 dicas de como encontrar o sentido da vida - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Quem nunca se perguntou qual é o sentido da vida? Ou a importância de estar aqui e agora? Indagar sobre a própria existência pode ser muito para a evolução pessoal. Desde os primórdios, o homem tenta entender o seu papel no mundo e sua relação com tudo o que o cerca. Mas, para o desapontamento de muitos, até hoje não há consenso ou uma resposta única e definitiva para esse questionamento.

Isso acontece porque viver é um processo particular, no qual cada indivíduo cria sua história, percepções, características, ideias e opiniões, tendo como base suas experiências, subjetividades, desejos, sentimentos e influências externas. Ao viver em sociedade, firmar raízes e elencar objetivos, as pessoas ganham a confiança necessária para planejar o futuro, como se o seu caminho pudesse ser totalmente determinado e traçado.

Porém, diante de situações de sofrimento, interferências e obstáculos, tudo o que parecia certo começa a desmoronar e fica difícil saber como encontrar o sentido da vida para lidar com as frustrações e as perdas. Nesses momentos, a sensação é de fracasso e incapacidade, fazendo com que as pessoas fiquem inseguras, desmotivadas e ansiosas.

Muitas vezes, esses sentimentos servem de impulso para a autoanálise e para movimentos de mudança e transformação. Mas, em outras, podem contribuir tanto para o desenvolvimento de uma doença física quanto para problemas de saúde mental. Quando esses sintomas demoram a passar, o recomendado é procurar ajuda de profissionais especializados para entender se demandam um tratamento específico.

Frente às diversas oportunidades e possibilidades que o mundo oferece, algumas dicas podem auxiliar aqueles que estão em busca de realização pessoal e de um sentido para a vida.

Valorize sua individualidade

Entender que você é um ser único é o primeiro passo para encontrar um sentido para a vida. Apesar de ser possível compartilhar momentos, opiniões e desejos, ninguém é capaz de viver exatamente as mesmas experiências ou ter reações e sentimentos idênticos aos de outra pessoa. Cada indivíduo constrói o seu próprio significado de mundo, tendo que lidar com suas inseguranças e dúvidas em relação ao que está por vir.

O que acontece com frequência é uma pessoa tentar se enquadrar nos padrões sociais ou perseguir objetivos que não são seus, para atender a expectativas e pressões vindas de todos os lados, inclusive de pessoas que querem o seu bem e desejam o seu sucesso. Nesses casos, as motivações para fazer esforços e seguir em frente são frágeis, resultando no aumento das cobranças, no sentimento de fracasso e na baixa autoestima.

Saber como encontrar o sentido da vida é olhar para si mesmo e enxergar que suas vontades e características individuais são positivas e podem fazer a diferença, já que o crescimento e o desenvolvimento pessoal e coletivo são frutos da diversidade. Também é preciso ampliar a sua capacidade de pensar no que você acredita, nos seus atos e em quem você realmente é, para conseguir expressar suas opiniões e encarar os desafios inerentes a qualquer escolha e caminhada.

Descubra suas preferências

Na maioria das vezes, seguir o fluxo é mais fácil e confortável do que refletir sobre as suas reais preferências. Ir a um bar quando gostaria de ficar em casa, trabalhar em uma área que não traz nenhuma satisfação pessoal e consumir um produto somente porque está na moda são atitudes recorrentes, que muitas vezes são feitas de forma mecânica e acrítica.

Mesmo que suas escolhas caminhem ao encontro do desconhecido e do diferente, vale a pena explorá-las, pois essa é a melhor maneira de descobrir o que realmente faz diferença na sua vida. Para isso, é preciso abandonar velhos hábitos e fazer escolhas que tragam mais prazer e felicidade, sem esquecer, é claro, do respeito ao próximo e dos seus direitos e deveres como cidadão.

Busque um propósito

Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

Alguns encontram seu propósito em uma ação humanitária, outros no trabalho, em uma atividade de lazer ou no simples fato de fazerem alguém sorrir. Na verdade, não existe um propósito certo e único, mas sim vários, que podem ser finalizados, aprimorados ou mesmo trocados por outros.

O importante aqui é refletir sobre como a sua individualidade, personalidade, preferências, aptidões e desejos podem, juntos, trazer harmonia ou impactar positivamente as pessoas a seu redor, ou você mesmo, dentro da sua realidade e possibilidades.

Foque no que funciona

Olhar para o passado é essencial quando você quer aprender com os erros e entender o que realmente funciona ou não na sua vida. Focar no que importa e faz sentido para você é uma forma de mudar comportamentos prejudiciais e de trazer melhores perspectivas para o amanhã.

Evite buscar culpados, sentir remorso ou pensar no que poderia ter sido feito de diferente em situações passadas, pois isso trará desânimo e descrença de que é possível encontrar um sentido para a vida. O ideal é destacar as escolhas que deram certo, os aprendizados tirados de cada falha ou deslize, os atos despretensiosos de bondade e as transformações benéficas de atitude e pensamento. Com isso, você reúne forças para focar no aqui e no agora, que é o único momento disponível para que você tome atitudes positivas, que gerem benefícios para si e para o próximo.

Preste atenção aos detalhes

Pequenos detalhes normalmente passam despercebidos por causa da correria ou da falta de atenção no dia a dia. Mas saber apreciar esses momentos é importante para o amadurecimento e o entendimento de que há outras formas de enxergar e compreender a vida, o outro e todas as coisas ao redor.

A vida de cada indivíduo reflete as suas experiências, contatos, aprendizados, referências, descobertas, habilidades adquiridas, reflexões, atitudes, sonhos e imaginação. Assim, ver beleza em um gesto de carinho, valorizar a gentileza, observar uma paisagem durante alguns minutos e praticar o bem em qualquer situação são atos de grande importância, passos necessários na longa jornada de como encontrar o sentido da vida.

E uma última dica: converse com pessoas que tenham essa mesma preocupação, que também estejam em busca do sentido para a sua vida. Vocês se fortalecerão compartilhando essa busca em comum. Além disso, aprenda com a experiência de quem já viveu bastante e encontrou boas respostas para essa busca.

Indique este conteúdo para seus amigos e seguidores. Compartilhe nas suas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos