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A importância da saúde mental na liderança nas empresas

Talvez você nunca tenha pensado sobre o assunto, mas a relação entre liderança e saúde mental é fundamental para o sucesso do negócio. Mais do que um discurso de promoção do bem-estar, o foco deve ser a prática para evitar problemas, como o turnover e até um afastamento do trabalho devido ao burnout.

Dentro desse contexto, é importante destacar que o líder é o exemplo da equipe. Portanto, se ele não está com sua saúde mental em dia, dificilmente conseguirá incentivar os colaboradores da forma correta — e isso interfere nos resultados organizacionais.

Para entender melhor essa relação, vamos explicar a importância da saúde mental na liderança das empresas, os problemas que a exaustão pode causar e como evitar essa situação. Então, que tal saber mais?

Por que é importante ter saúde mental na liderança nas empresas?

Ter saúde mental na liderança nas empresas é fundamental para uma boa cultura organizacional. Por isso, esse tema deve ser uma prioridade, já que ajuda a reduzir a chance de adoecimentos e afastamentos. Além disso, permite que a pessoa busque a ajuda necessária, especialmente se houver algum tipo de transtorno psiquiátrico.

Esse cuidado é ainda mais relevante devido ao grande número de doenças ocupacionais relacionadas ao âmbito mental. Uma delas é a síndrome de burnout. Segundo levantamento da International Stress Management Association (Isma) indica que o Brasil está na segunda colocação com mais casos desse distúrbio.

Além disso, o Brasil é o país com mais casos de depressão na América Latina. Ainda existem outras doenças mentais relacionadas ao trabalho. As principais são o estresse ocupacional, a ansiedade e a síndrome do pânico.

Esse cenário faz com que os transtornos mentais sejam o terceiro fator de afastamento do trabalho. Com isso, mais de 200 mil pessoas se ausentaram do cargo temporariamente devido a esse motivo.

Quando se trata especificamente da relação entre liderança e saúde mental, os números também são preocupantes. Isso porque um estudo da The School of Life indicou que os principais sintomas sentidos na saúde por esses profissionais são:

Toda essa situação dificulta o alcance dos objetivos organizacionais e tende a contaminar toda a equipe. Assim, é importante criar estratégias para solucionar essa questão.

Quais são os problemas de ter líderes exaustos?

Ter líderes exaustos causa diferentes problemas, gerando incapacidades. O problema presente em um profissional específico se refletirá em toda a equipe — e isso trará dificuldades para a eficiência da gestão.

Na prática, isso se traduz em queda de produtividade, adoecimento coletivo da equipe e aumento dos índices de afastamento, turnover e presenteísmo. Vale a pena observar que esse último termo se refere ao trabalhador que comparece na empresa, mas não está engajado nem motivado. Ou seja, ele fica “apenas de corpo presente”.

No final das contas, esses efeitos acabam gerando custos significativos para a empresa. Um estudo da ISMA sinalizou que o gasto só com burnout atinge 80 bilhões de dólares ao ano no Brasil. Além disso, o estresse gerou uma alta de 140% nas despesas trabalhistas das empresas nacionais nas últimas décadas.

Como gerenciar equipes exaustas?

Gerenciar equipes exaustas pode ser um desafio para os novos líderes. Ele precisa saber equilibrar as diferentes áreas da vida, lidar com a sobrecarga de trabalho — a fim de evitar o burnout — e administrar as demandas diárias de forma saudável.

Portanto, ele precisa aplicar essas ideias na sua vida e, então, ser um exemplo para os colaboradores. Nesse cenário, o líder deve ter algumas habilidades socioemocionais que ajudem nesse sentido.

A principal delas é a resiliência, um conceito que precisa ser ressignificado. Isso porque, muitas vezes, a palavra está relacionada à capacidade de suportar o acúmulo de trabalho e uma carga horária excessiva.

No entanto, o conceito deveria ser encarado como a capacidade de enfrentar situações críticas e encontrar alternativas. Esse é o ponto-chave para evitar problemas e garantir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Nesse cenário, a liderança deve agir da forma correta para alcançar bons resultados. É recomendado:

  • ter uma cultura organizacional coerente;
  • dar autonomia para o colaborador agir da forma que preferir para produzir mais;
  • ser transparente e oferecer abertura ao diálogo;
  • oferecer benefícios corporativos que façam sentido para as necessidades da equipe.

Como promover liderança e saúde mental?

Promover a liderança e a saúde mental nas empresas exige atenção a alguns cuidados. Veja quais são eles.

Tenha uma visão estratégica

Ter foco em todas as demandas e clareza sobre os objetivos a seguir ajuda a alcançar as metas organizacionais e a tirar a pressão sobre os colaboradores. Dessa forma, todos sabem o que fazer e compartilham dessa visão estratégica.

Seja bom com as pessoas

Trabalhar as habilidades socioemocionais é fundamental para ocupar qualquer cargo atualmente. Por isso, é importante investir no trato interpessoal e na comunicação.

Equilibre metodologia e flexibilidade

Perceba que é importante reconhecer os ciclos da vida profissional e saber flexibilizar padrões e regras. Por isso, é necessário saber se adaptar.

Tenha empatia e equilíbrio emocional

É importante desenvolver essas habilidades, mesmo que seja difícil. Essas duas características ajudam a contornar as dificuldades, os imprevistos e os momentos de tensão.

Saiba se comunicar

Estabelecer uma boa comunicação ajuda a otimizar a rotina corporativa e trazer mais eficiência ao dia a dia. Isso porque os feedbacks, a delegação de funções, a explicação de tarefas e mais se tornam mais acertadas. Ao mesmo tempo, os colaboradores sabem se comunicar sobre demandas, prazos, erros e expectativas. Isso garante um alinhamento maior.

Portanto, saber lidar com liderança e saúde mental exige muita habilidade socioemocional. Cabe ao líder adotar as boas práticas consigo mesmo e ser um exemplo para os outros. Assim, é possível alcançar melhores resultados para a empresa e os profissionais envolvidos, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

E você, achou interessante saber sobre essa relação da saúde mental com o ambiente corporativo e a liderança? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre a importância desse assunto para outras pessoas. Mas se ficou com alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas.

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