Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Saúde Mental

Líderes psicopatas: como evitar e quais são os prejuízos a equipe e aos negócios

Você já deve ter ouvido falar que as grandes empresas contam com chefes psicopatas. Pessoas com essa condição têm uma tendência a ocuparem posições de liderança. No entanto, podem causar estragos significativos, tanto na equipe quanto nos resultados da companhia.

Isso acontece porque a psicopatia é um transtorno de personalidade antissocial, conforme a Associação Americana de Psiquiatria. Portanto, pessoas com esse perfil costumam ser manipuladoras e insensíveis. Ou seja, pouco se importam com as necessidades dos membros da equipe.

Então, quais são os sinais de que um líder é psicopata? Como evitar esse perfil e quais são os prejuízos potenciais? Neste post, vamos explicar melhor. Continue lendo.

Quais são os sinais dos chefes psicopatas?

Os sinais dos chefes psicopatas nem sempre são óbvios. Afinal, os traços podem representar casos mais leves. Além disso, existe uma tendência de ocultar esse comportamento. De toda forma, os principais indicativos são os que listamos a seguir.

Quebra de regras com certa frequência

A atitude é gerada pelo egocentrismo, já que a pessoa nessa condição acredita estar acima de tudo e todos. Por isso, faz o que pode para alcançar seus próprios objetivos, mesmo que isso prejudique os outros e até o negócio.

Incapacidade de assumir responsabilidades

O normal é culpar uma terceira pessoa por um erro cometido ou roubar ideias e méritos. Ou seja, os líderes psicopatas mentem de forma patológica. Assim, sempre dizem que as conquistas foram por sua causa, enquanto as falhas não passaram por eles.

Controle das emoções

O domínio elevado dos sentimentos é outra característica importante, o que leva ao enfrentamento de muitas situações de risco. A capacidade de se expor é maior do que nas outras pessoas. Mesmo assim, esses líderes conseguem manejar os fatos a seu favor, a fim de sempre tentar saírem por cima das situações negativas.

Manipulação

Os psicopatas conseguem identificar os pontos fracos das outras pessoas e usá-los a seu favor. Assim, adotam uma “máscara” para obter aquilo de que precisam. Em alguns casos, oferecem algo em troca, como dinheiro, influência e até sexo. Tudo para alcançar os objetivos esperados.

Incapacidade de sentir culpa, remorso ou empatia

As atitudes colocadas em prática não levam a esses sentimentos. Isso acontece porque eles não se importam com ninguém, exceto eles mesmos. Por isso, você pode ser um profissional valioso em um dia, mas ser substituído no outro. Tudo porque deixou de facilitar a vida do chefe psicopata.

Vale a pena observar que esses são sinais importantes, mas não são taxativos. Por isso, é preciso contar com um diagnóstico preciso, proveniente de um psiquiatra. De toda forma, esses comportamentos chamam a atenção e exigem uma análise.

Por que as empresas devem cuidar dos líderes psicopatas?

É provável que a empresa em que você trabalha tenha alguém que aparenta ser um psicopata. Esse perfil sempre existiu no dia a dia e, muitas vezes, é valorizado no ambiente corporativo.

Isso é o que mostram alguns levantamentos realizados. Segundo estudos, 1% das pessoas do mundo têm psicopatia. Além disso:

  • 4% dos indivíduos em cargos de gestão apresentam sinais desse transtorno;
  • 12% dos líderes empresariais apresentam características psicopatas.

No entanto, essas características podem trazer muitas dificuldades. Normalmente, os chefes psicopatas afastam os candidatos a empregos na companhia. Assim, uma empresa que busque a responsabilidade social corporativa fica com sua reputação manchada devido a esses profissionais.

Por serem insensíveis, manipuladores, impulsivos e incapazes de demonstrar empatia, tendem a desmotivar a equipe. Fazem cobranças exageradas para atender aos seus objetivos, o que tende a elevar a rotatividade de colaboradores.

Também costuma desengajar os profissionais do time. Isso porque a equipe sabe que não pode confiar. Além disso, o chefe psicopata dificilmente tem sua necessidade de segurança e afirmação preenchida. Portanto, está sempre em busca do alcance de mais objetivos.

Como evitar ter psicopatas na liderança da sua empresa?

Identificar um chefe psicopata não é tarefa fácil, porque ele sabe mentir e manipular. Por isso, na etapa de recrutamento, ele tende a se mostrar como um bom candidato. No entanto, é preciso adotar algumas precauções para evitar a contratação desse perfil.

Nesse cenário, algumas boas recomendações são as que listamos a seguir. Confira!

Busque referências

Pesquise informações sobre o profissional, tanto no que se refere a conhecimentos técnicos quanto ao perfil de comportamento e possíveis problemas de relacionamento. Aqui, vale a pena avaliar:

  • possíveis casos/denúncias de assédio;
  • avaliação do candidato por seus pares e superiores;
  • passagem rápida por muitos empregos.

É interessante destacar que esse último aspecto nem sempre denota psicopatia. O período curto nas empresas deve ser derivado de fatores circunstanciais. Porém, também é um sinal a atentar, já que o chefe com esse transtorno tem dificuldade em construir vínculos profissionais ou sociais.

Além disso, a mudança de emprego é uma estratégia para não ser desmascarado. Essa situação é gerada devido às intrigas causadas com outros colaboradores. Por fim, há a possibilidade de sair da vaga por frustração, já que nem sempre seu desejo é atendido.

Crie um ambiente seguro — e assegure-o

É importante ter canais de denúncia, realizar avaliações 360° e pesquisas de clima. Junto a isso, é preciso criar um clima organizacional capaz de incentivar o diálogo. Isso faz com que o profissional se sinta bem ao compartilhar experiências.

Em outras palavras, é preciso que o colaborador não tenha medo de perseguição, retaliação ou demissão na hora de denunciar o chefe. Se isso não acontecer, a tendência é que ele prefira deixar a organização.

Eduque as equipes

É fundamental que todos na empresa saiba identificar os sinais de um chefe ou líder psicopata. Mais do que isso, é importante que se identifique qualquer comportamento desviante. Entre eles estão:

  • tratar os colaboradores com hostilidade;
  • praticar bullying e assédio em público;
  • humilhar as pessoas na frente dos outros colaboradores.

Ainda é recomendado aplicar e interpretar testes de personalidade, avaliações de comportamento e feedbacks. Isso ajudará a identificar potenciais chefes psicopatas.

Reforce a cultura e os valores positivos

Recomenda-se que a empresa incentive uma cultura organizacional positiva, em detrimento da competição. Apesar de reforçar a necessidade de conquistar bons resultados, é fundamental deixar claro que não se deve utilizar qualquer método para isso.

Por isso, evidencie o que é aceitável e qual é a punição para quebrar as regras. Isso demonstra que é contraindicado adotar a postura “os fins justificam os meios”.

Quais são os prejuízos de contar com chefes psicopatas?

Os prejuízos de contar com chefes psicopatas são variados. Entre eles estão a perda de talentos, de reputação e de aspectos financeiros. Isso ocorre porque a busca é sempre pelo alcance dos objetivos pessoais, nem sempre considerando a empresa.

Além disso, a qualidade das decisões tende a ser prejudicada. A tendência é que essa situação aconteça pela inibição no compartilhamento de informações. Ainda é importante citar o aumento da rotatividade de colaboradores, a dificuldade de conquistar talentos e o potencial de danificar a reputação corporativa.

Para os colaboradores, um prejuízo significativo é no que se refere à saúde mental. Boa parte deles deverá se sentir desmotivada e desengajada. Dessa forma, é comum mudarem para outra empresa, o que prejudica a manutenção do capital intelectual.

Por isso, ainda que o ambiente corporativo valorize algumas características dos chefes psicopatas, os prejuízos também são grandes. Portanto, vale a pena identificar os sinais para evitar a contratação de pessoas com esse transtorno de personalidade.

Quer se aprofundar em um tema relacionado? Entenda o que são os transtornos do comportamento disruptivo e quais são os aspectos relevantes da doença. Ou se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter