Com a chegada das férias de verão, as crianças ficam com bastante tempo ocioso e, muitas vezes, acabam passando a maior parte do dia assistindo à televisão, jogando no computador ou mexendo no celular. Apesar de serem prazerosas, essas atividades são bastante limitadas e podem levar ao vício em tecnologia ou ao isolamento.
Por isso, é importante que os pais aproveitem essa oportunidade para passar mais tempo com seus filhos, incentivem a prática de atividades diferentes e proporcionem experiências significativas, pois a infância é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial de um indivíduo.
Para ajudar você nessa missão, separamos algumas formas de fazer com que as crianças aproveitem ao máximo esse período!
Atividades ao ar livre
Realizar atividades ao ar livre é uma maneira divertida e saudável de aproveitar o tempo ocioso dos pequenos. Em espaços mais amplos, as crianças podem explorar o ambiente a sua volta, desenvolver novas habilidades e participar de brincadeiras que movimentam o corpo, como pega-pega, esconde-esconde e amarelinha.
Quando essas atividades são realizadas perto da natureza, os benefícios são ainda maiores. O contato com as plantas, os animais e a terra auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no aperfeiçoamento dos cinco sentidos e na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade.
Estar em lugares abertos também permite que os pequenos fiquem expostos durante algumas horas ao sol, promovendo a síntese cutânea de vitamina D. Essa substância tem como principal função facilitar a absorção de cálcio e fósforo e sua insuficiência pode aumentar os riscos de raquitismo em crianças.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estudos epidemiológicos apontam que a deficiência de vitamina D também pode estar associada a doenças como asma, diabetes tipo 1, doença cardiovascular, esquizofrenia e depressão. Por isso, uma das recomendações da entidade é justamente estimular as crianças a praticarem atividades ao ar livre.
Jogos de tabuleiro
Além de garantirem momentos lúdicos e descontraídos, os jogos de tabuleiro são excelentes ferramentas de aprendizado e treino do raciocínio lógico, concentração e memória. Esse tipo de brincadeira desafia as crianças a pensarem em estratégias, a expressarem sua criatividade e a terem espírito competitivo, pois envolve a disputa e a cooperação entre os jogadores.
Os jogos de tabuleiros também fazem com que as crianças desenvolvam inteligência social, pois muitos deles simulam situações do cotidiano que, provavelmente, serão enfrentadas no futuro. Assim, os pequenos aprendem a lidar com os desafios, a seguir regras, a criar empatia e a observar outras pessoas.
Passeios culturais
Os passeios culturais não devem ficar restritos ao cronograma escolar. Visitar museus, parques, bibliotecas e construções históricas pode ser muito mais divertido do que muitos imaginam. Muitos desses locais oferecem programações especiais para os pequenos, com espaços interativos e lúdicos.
Durante esse tipo de passeio, as crianças têm a oportunidade de aprender na prática sobre assuntos variados e de conhecer um pouco mais a nossa história. Isso ajuda a despertar ainda mais a curiosidade e a imaginação próprias dessa etapa tão importante da vida.
Muito mais do que ocuparem o tempo ocioso das crianças, essas atividades são fáceis de serem executadas e trazem diversos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental infantil. Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!