Entenda os níveis de dificuldade de aprendizagem - Hospital Santa Mônica

O ano letivo se inicia e com ele as dificuldades de problemas comuns da aprendizagem. Eles não surgem do dia para a noite, há todo um caminho percorrido, com falhas e desencontros, iniciada no começo da vida com falta de estímulos cognitivos adequados e na própria deficiência da alfabetização. Na maioria dos casos, as dificuldades passam despercebidas pela família, que só nota mais a frente, quando o filho não consegue compreender o que é solicitado na escola, deixa de fazer as tarefas, tornar-se solitário e com dificuldades de socialização.

Os problemas de aprendizagem afetam negativamente a vida escolar, familiar, social e psíquica de muitas crianças e adolescentes, causando sofrimento e perda de autoestima. Sofrem, também, os pais e responsáveis, sentindo-se impotentes frente as dificuldades do filho. Dificuldades no processo de aprendizagem possuem múltiplas causas, desde a metodologia de ensino inadequada às necessidades da criança, como fatores de ordem emocional e deficiência auditiva não constatada (DPAC).

Há ainda algumas síndromes genéticas, como Síndrome de Down e Síndrome do X Frágil, transtornos do espectro autista, transtornos psiquiátricos, deficiência intelectual e patologias neurológicas diversas, inclusive Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Já os Transtornos de Aprendizagem são específicos em leitura (dislexia), escrita (disgrafia e disortografia) ou matemática (discalculia), e possuem base genética, ocorrendo em indivíduos que apresentam inteligência normal ou superior e rendimento escolar significativamente abaixo do esperado para sua idade, escolaridade e capacidade intelectual.

Para diagnosticar e intervir no problema da aprendizagem é necessário que a criança faça uma avaliação psicopedagógica, para que possa definir um plano de intervenção eficiente. Além de avaliar e intervir clinicamente, o psicopedagogo trabalha em conjunto com outros profissionais que atendem a criança, como médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos, dependendo do caso. Também atua em parceria com a escola, de modo à melhor adequar o ensino às necessidades da criança, levando em conta suas dificuldades e principalmente suas potencialidades.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h