Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

Como lidar com o excesso de álcool no fim de ano?

Excesso álcool final do ano

O mês de dezembro sinaliza o início de um período de festas em que as pessoas se reúnem com suas famílias, amigos e colegas de trabalho ou de estudos para celebrar o encerramento de mais um ano. Durante a época, contudo, em tantas reuniões, é comum que haja consumo em excesso de álcool, e o hábito requer cuidado.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão alcoólica crítica é responsável por cerca de 5% de todas as doenças globais. Em 2016, mais de três milhões de pessoas faleceram por causas relacionados ao uso nocivo de álcool.

Não é à toa, a substância tem forte efeito sobre o organismo e pode afetar funções cerebrais, o que leva a casos de dependentes químicos. Continue a ler nossa publicação a seguir e entenda por que e como não exagerar no próximo fim de ano, além de saber de que forma lidar se houver excesso de álcool consumido.

Sintomas de abuso do álcool

Você chega a mais um Natal em família e começa a beber socialmente para acompanhar parentes queridos que há muito não encontrava. Aos poucos, de uma inocente cerveja passam a uma taça de vinho e começam a somar outras bebidas.

Rapidamente, a confusão mental e as alterações na voz e no equilíbrio são experimentadas. Identificou-se com essa situação? Pois saiba que ela é bem comum e caracteriza um momento típico em que os primeiros sintomas de excesso de álcool se apresentam.

Ao lado deles, destacam-se sensações como enjoo, confusão mental, sonolência, convulsões, diminuição da frequência cardíaca e comprometimento do equilíbrio, o que leva a uma total ausência de reflexos. Além do enjoo, é comum que muitas pessoas, embriagadas, vomitam e sintam forte mal-estar digestivo, causado pelos compostos do álcool.

Riscos de excesso de álcool em festas

O abuso do consumo alcoólico é prejudicial em quaisquer momentos da vida, mas durante as festas de fim de ano ele requer ainda mais atenção: tanto por ser comum quanto por ter potencial de causar problemas como discussões e até emergências psiquiátricas, em casos de pacientes que já têm histórico de dependência química ou transtornos mentais.

Ao abusar, o cansaço e disfunção cognitiva podem impedir que confraternize do modo com que gostaria com quem você ama, já que tem a capacidade de se comunicar limitada e pode até exagerar ao expor alguma opinião.

Outros problemas, como blecaute alcoólico, também conhecido como amnésia alcoólica, ocasionam perda de memória após algumas doses de bebida e deixam o indivíduo em situação de vulnerabilidade contra ele e contra todos que estiverem a seu redor. Favorecem-se, assim, reações violentas e impulsivas, pouco saudáveis ao ambiente de confraternização do fim de ano.

Dependentes químicos e as festas de fim de ano

Quem já apresenta um quadro anterior de dependência química requer atenção e ainda mais cuidado, já que nas reuniões é difícil controlar o acesso a álcool. Ademais, o período do final do ano, por si, pode gerar melancolia e sensações que tornem um copo de destilado ainda mais tentador a quem sente angústia pela situação.

É importante, nesses casos, que familiares e amigos fiquem ao lado de quem tem dependência do álcool e conversem com a pessoa, a fim de mantê-la mais calma diante da situação.

Caso ainda assim haja uma crise, com reações violentas, como surtos, automutilação e tentativas de suicídio, a remoção conduzida pela equipe de um hospital psiquiátrico é capaz de auxiliar.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter