Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Síndrome de becky bloom: saiba como funciona a compulsão em compras

Você já ouviu falar da síndrome de becky bloom? Esse é o nome dado ao vício extremo em comprar ou gastar, de modo prejudicial à qualidade de vida. Também chamado de oniomania, o transtorno afeta cerca de 8% da população do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e ao contrário do que muitos pensam, não está restrito às mulheres.

O problema vem acompanhado do descontrole nas compras, além de constantes tentativas para justificar a necessidade dos gastos, o que afeta negativamente as condições psicológicas e até financeiras da pessoa.

Para informar você melhor sobre o assunto, a Dra. Luciana Mancini Bari, médica do Hospital Santa Mônica, preparou este post. Continue a leitura e entenda como funciona a Síndrome de Becky Bloom!

O que é compulsão?

A compulsão pode ser entendida como um comportamento em que o indivíduo é levado a ter devido uma coerção interna ou estímulo interno. Assim, divide-se em dois momentos característicos: a satisfação parcial e temporária proporcionada por uma ação e, em seguida, a angústia provocada a partir disso.

Quais as causas da Síndrome de Becky Bloom?

Embora a compulsão por compras não tenha uma causa bem estabelecida, alguns fatores podem contribuir para que a síndrome surja. Por exemplo, a ansiedade, angústia e os medos, sejam eles oriundos de problemas familiares, razões individuais ou questões ligadas ao cotidiano, têm influência direta ou indireta no distúrbio.

Além disso, é possível também que a ação de comprar excessivamente seja como uma válvula escape diante dos conflitos internos e vazio emocional. Entretanto, a sensação de prazer proporcionada após alimentar o vício é momentânea, o que costuma fazer com que em pouco tempo a pessoa queira ter novos gastos para resgatar a satisfação.

Que sintomas são percebidos?

Pessoas que sofrem com a Síndrome de Becky Bloom costumam dar os seguintes sinais:

• buscam pelas compras diante de tristezas e frustrações;
  • têm preocupação excessiva em comprar;
  • compram itens desnecessários ou em grandes quantidades;
  • arrependem-se depois de comprar;
  • mentem, escondem e omitem os gastos excessivos.

Como é o tratamento?

Primeiramente, é importante destacar que é preciso reconhecer a compulsão, visto que muitos que sofrem com o problema não conseguem notá-lo ou não admitem, e são vítimas por bastante tempo. A partir daí, o tratamento da oniomania deve envolver o acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que profissionais capacitados analisem o caso de forma individualizada e consigam obter resultados positivos que devolverão a qualidade de vida.

Vale ressaltar que a escolha de uma instituição especializada, como o Hospital Santa Mônica, que conta com uma equipe multidisciplinar e têm uma excelente infraestrutura, permitirá o acesso às condições essenciais para restabelecimento da saúde e potencializará os efeitos da terapia.

Além disso, torna-se fundamental também dar atenção aos prejuízos financeiros gerados, para evitar mais danos psicológicos em decorrência da preocupação com possíveis dívidas.

Perceba então que a síndrome de becky bloom não deve ser banalizada e precisa de um tratamento eficaz para impedir grandes consequências na vida de quem sofre com esse transtorno. Trata-se de um vício tão grave quanto o desencadeado pelas substâncias químicas.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para complementar a leitura e saber mais sobre o assunto no vídeo preparado pelo psiquiatra do Hospital Santa Mônica, Claudio Duarte.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter