Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Psiquiatria Saúde Mental

Surto psicótico: causas, sintomas e prevenção!

Surto psicótico causas, sintomas e prevenção

A palavra “surto” é popularmente utilizada para descrever mudanças de comportamento inesperadas ou desproporcionais diante de um acontecimento do dia a dia. Porém, diferentemente do que acontece em situações cotidianas específicas, como um acesso de raiva passageiro em meio a uma briga, por exemplo, o surto psicótico normalmente ocorre sem aviso, sendo acompanhado por sintomas psicóticos (ou psicose).

André de Aguiar Wolter, médico psiquiatra do Hospital Santa Mônica, explica que esses sintomas podem ser definidos como “fenômenos sensoriais (envolvem os cinco sentidos) ou conteúdos de pensamento que fogem da realidade”. Diante das inúmeras dúvidas que surgem sobre esse tema, selecionamos as principais questões relacionadas às causas, sintomas e formas de prevenção do surto psicótico. Confira abaixo!

Banner com oferta de e-book gratuito sobre "Surtos em Sáude Mental"

Por que o surto psicótico acontece?

Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas. Segundo o doutor Wolter, a “descompensação de quadros de esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e depressão grave são algumas das causas que cursam com sintomatologia psicótica”. Ou seja, a psicose é um dos indícios de algumas das formas mais graves de transtorno mental, e pode se manifestar repentinamente.

Doenças hepáticas, problemas na tireoide, acidentes vasculares cerebrais (AVC), lúpus, sífilis, AIDS ou mesmo infecções simples podem causar esse tipo de sintoma, dependendo da condição clínica geral do paciente. “Não é raro em idosos, por exemplo, a primeira manifestação de um quadro infeccioso se dar por sintomatologia psicótica e alteração de comportamento. No entanto, nesses casos, o tratamento da causa elimina o sintoma psicótico”, afirma o psiquiatra.

O abuso ou a abstinência de substâncias estão entre as principais causas do surto psicótico, pois todas as drogas, principalmente as ilícitas, têm potencial de alterar o funcionamento do sistema nervoso central, seja de forma temporária, seja prolongada. Isso significa que os usuários podem sofrer com problemas físicos e mentais que envolvem, principalmente, mudanças nas suas percepções, sentimentos e pensamentos.

Outros fatores mais raros que podem estar relacionados ao surto psicótico são efeitos adversos a medicamentos, lesões cerebrais, estresse psicológico severo, experiências traumáticas, privação de sono prolongada, desequilíbrio hormonal, procedimentos pós-cirúrgicos e predisposição genética.

Quais são os principais sintomas do surto psicótico?

Como já mencionado, os principais sintomas do surto psicótico são alterações comportamentais agudas causadas principalmente por alucinações ou delírios. As pessoas em surto psicótico costumam perder o contato com a realidade e reagem de maneira muito diferente do habitual.

De acordo com Wolter, as alucinações caracterizam-se por “fenômenos de sensopercepção, ou seja, ouvir vozes, ver pessoas ou objetos que não existem”. Já os delírios são “ideias não reais, não compartilhadas pelos seus próximos e que não cedem com nenhum tipo de argumentação lógica. Por exemplo, ter a certeza que está sendo perseguido ou observado por câmeras”.

Outros sintomas comuns do surto psicótico são: confusão mental, ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva.

Como prevenir um surto psicótico?

Uma das formas de prevenir um surto psicótico é evitar o uso de drogas, como maconha, cocaína e alucinógenos, pois essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, alterando funções importantes em todo o organismo. O doutor Wolter ressalta que alguns tipos de substâncias podem comprovadamente induzir uma doença psiquiátrica grave, como é o caso da maconha, que está entre os fatores de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia.

Segundo o médico, as demais causas são imprevisíveis. Apenas alguns indícios podem ser detectados, como queda no rendimento escolar, no trabalho ou em outras atividades do dia a dia. Por isso, é preciso ficar atento aos pequenos sinais e buscar a orientação de profissionais especializados. “Qualquer tipo de alteração comportamental é suficiente para justificar uma avaliação médica. Na dúvida, este profissional pode auxiliar a direcionar a um diagnóstico e tratamento corretos”, completa Wolter.

Como agir diante de uma pessoa em surto psicótico?

A melhor maneira de ajudar uma pessoa em surto psicótico é manter a calma e tentar entender a situação o mais rápido possível. Buscar informações sobre os sintomas apresentados pelo indivíduo pode evitar consequências graves, tanto para a pessoa afetada quanto para quem está em volta.

Tente levar o indivíduo para um lugar tranquilo e isolado, sem insistir caso haja resistência. Evite confrontar ou discutir se a pessoa estiver tendo comportamentos agressivos, pois isso pode gerar mais estresse e piorar a situação. Também retire do caminho objetos que possam ser perigosos em caso de descontrole, como facas e peças pontiagudas.

Mesmo que seja um familiar, evite apelar para o sentimentalismo ou resolver tudo por conta própria, pois a pessoa provavelmente estará agindo de forma irracional e sem conectar o que está acontecendo com a realidade. O mais indicado é acionar imediatamente um serviço profissional, como o SAMU, corpo de bombeiros, serviço especializado de remoção ou clínica especializada para prestar socorro e auxílio.

Qual o tratamento mais adequado para surto psicótico?

O tratamento para psicose deve ser indicado após um diagnóstico minucioso, realizado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Uma avaliação médica completa e detalhada oferece subsídios para a escolha das melhores técnicas utilizadas no atendimento às necessidades específicas de cada paciente.

Entre os principais tratamentos para sintomas psicóticos, estão os medicamentosos e os psicoterapêuticos. Eles podem ser realizados de forma isolada ou em conjunto, dependendo das causas do problema e do estágio em que a pessoa se encontra.

Qualquer procedimento deve ser realizado com a prescrição e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais capacitados e preparados para esse tipo de intercorrência.

Em casos de consumo abusivo de substâncias psicoativas, os sintomas podem passar após o término dos efeitos da substância. Porém, se isso não ocorrer, serão necessárias outras medidas além da simples desintoxicação para tratar o surto psicótico, como o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e até mesmo internação.

Ficou com alguma dúvida sobre as causas, os sintomas e as formas de prevenir o problema? Deixe um comentário!

57 Comentários em “Surto psicótico: causas, sintomas e prevenção!”

  • Jone

    diz:

    A varias vez já fiquei cego de raiva mais eu me controlo ou tento me controlar sou muito nervoso isso me atrapalha muito minha vida .desemprego casamento .com filhos com a situação atual mais tem pessoas que não entende e enves de ajudar coloca mais lenha na foqueira

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Jone você está fazendo algum tratamento?

      Responder

    • Fabricio

      diz:

      Minha prima repentinamente, não é mais a mesma pessoa, depois de passar por diversas situações perigosíssima pra sua saúde mental e utilizar válvulas de escape como a maconha e o álcool pra esquecer, começou a ter crises de raiva e estresse, ela se descontrolava muito, desenvolveu delírios e começou a falar coisa com coisa, esqueceu quem é e das pessoas que conhece, após esse período ela começou a ter alucinações e comportamentos apáticos, parecia que não estava mais nessa realidade, sem reação ou essência nenhuma dentro de si… Isso tá me preocupando muito e não sei o que fazer e nem a minha família… Ela até tentou fazer terapia mas o psiquiatra passou um remédio pra depressão sendo que ela não tem depressão ( cloridrato de amitriptilina) e ela ficou pior do que já estava

      Responder

    • Luciety

      diz:

      Ja tive um surto e pior coisa que existe e sem controle e so Deus mesmo

      Responder

  • joana

    diz:

    tenho muitos problemas de convívio social , muitas das vezes não me sinto bem com varias pessoas , isso me afeta em muitas situações , sinto um tristeza enorme , ja estou cansada .

    Responder

  • Fabiana

    diz:

    Minha sogra está com esse problema.Acha q os vizinhos estão perseguindo vigiando ela ,Não sai de casa p nada nem quer ir ao médico. Agente não sabe o que fazer p ajudar ela. Estamos todos sofrendo com essa situação.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      OLá Fabiana, precisa ir em um clínico ou psiquiatra para que possa avaliar se não é uma questão clínica.

      Responder

    • Naty

      diz:

      isso é um sintoma do surto psicótico ? pq minha mãe já teve por mais de umas vez esse sintoma e a gente teve que entrar na dela pra ela poder melhorar trancamos as janelas e as portas vigiamos pra ver se n tinha ninguém e só ai ela parou

      Responder

      • Mônica

        diz:

        Mas ela está em tratamento? Procure ajuda!

        Responder

  • Alessandra

    diz:

    Olá. Minha filha tem 12 anos autista . Teve um surto psicótico em Janeiro .2020 que durou até Setembro…. melhorou mas essa semana está voltando tudo de novo.. eu estou em pânico dela voltar como tava antes….mas ja passei em 7 medicos e nenhum conseguiu me ajudar com medicações. Difícil né.

    Responder

  • Camila Victoria santana bigi dos santos

    diz:

    eu não sei o que eu tenho mais já aconteceu três vezes depois de ter passado por situações desgastantes. Eu simplesmente apago,mas eu não dormo meus amigos e as pessoas que estavam comigo quando aconteceu disseram que eu estava acordada,mas eu não reagia,ficava parada olhando para o nada eu não me lembro de nada do que aconteceu durante esses meus apagões.tenho medo do que eu possa fazer se isso por acaso sair do controle.

    Responder

  • Maria Lucimar de aranda

    diz:

    Minha irmã toma dpakenee de 500 clopramazjna de 25..aripripazol de 10 mg .só que continua agressiva.sentindo se irritada.ja tricô vários remédios e não adianta ..oq fazer?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Maria Lucimar, talvez um caminho seja a internação, entre em contato conosco (011) 98657-4262 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Maria Lucimar de aranda

    diz:

    Preciso de ajudar

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Maria Lucimar, entre em contato conosco (011) 98657-4262 / (011) 99534-4287

      Responder

  • Tathiane Souza

    diz:

    Meu filho está tendo surtos psicóticos. Ontem, e me tentou.matar minha mãe com uma inchada. Anda muito nervoso com a situação de desemprego e a namorado está grávida. Não sei maisnonque fazer. As pessoas não é de sem que ele está doente.

    Responder

  • rafaela carvalho

    diz:

    quando eu surtoeu realmento pareco sair de mim. é como se eu nao olhasse mais ninguem perto , a raiva me toma e meu comportamento fica tao diferente que comerço a quebrar alguma coisa, tento resoirar fundo e me controlar, mais demora muito, coisa de horas, e sem contar que fico toda me tremendo, oque tenho que fazer pra mudar isso!

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Rafaela entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-428

      Responder

  • Maria Helena

    diz:

    Seu site é muito esclarecedor.
    Obrigada
    Maria helena

    Responder

  • Valéria Pereira Teixeira

    diz:

    Tenho uma tia que vê pessoas, bichos, carros sujeira onde não há. Passou por um trauma recente. Pode ser um surto psicótico?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Pode ser um estresse pós-traumático, o ideal seria passar por uma avaliação com um psiquiatra, ou pode ser algo clínico, se preferir entre em contato conosco (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

      Responder

  • GLORIA MARIA DE AZEVEDO

    diz:

    EU TENHO UM FILHO DE 7 ANOS Q TUDO INDICA Q ELE ESTÁ TENHO UM SURTO PSICÓTICO, ELE FALA Q VÊ DEMÔNIOS, QUER FUGIR, BRIGA E BATE EM OUTRAS CRIANÇAS, PUXA FACA DISSE Q IRIA ME MATAR, AGORA ELE QUER SE MATAR, EU JÁ ESCONDI TODAS AS FACAS, SACA ROLHAS, ABRIDOR DE LATAS, TUDO QUE ELE POSSA SE CORTAR, DIZ Q NINGUÉM GOSTA DELE E Q POR ISSO ELE TEM QUE MORRER, MUITAS PESSOAS Ñ ENTENDEM ISSO NELE SÓ O CONDENAM ACHANDO Q ISSO É DELE MESMO. O QUEFAZER, QUAL O MELHOR TRATAMENTO

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Gloria o ideal seria passar por uma avaliação médica, se estiver em surto pode ser recomendada a internação para tirá-lo do quadro, caso deseje mais informações você pode ligar para (011) 99667-7454 (011) 99534-4287

      Responder

    • Leia

      diz:

      Meu psiquiatra disse que a religiao concomitante ao tratamento ajuda

      Responder

  • Elizabete lima tenho a sessão de tá vendo as coisas se mexendo outra hora de tem culto dentro do meu quarto isso é só a noite

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Elizabete, nossa indicação é que procure um psiquiatra para uma avaliação, abraço

      Responder

  • Joaquim

    diz:

    Minha mãe tem 50 anos,e tem tido surtos, o último foi o mais demorado. Ela passou mais de seis hora praticamente gritando sem parar, brigava com todo mundo, batia, tentou quebrar tudo o que podia, e quando não podia gritava mais, ela dizia coisas como querer ir embora e morrer, colocava a culpa do estado dela estar assim nos outros, e quando via alguém que não lhe agradava ela o atacava. Isso geralmente acontece quando ela esta sob muito estresse e desconta na bebida, ela bebe muito e sempre acaba tendo surtos assim. Horas depois, ou mesmo no dia seguinte ela age como se estivesse tudo bem, como se não lembrasse do que aconteceu, como se nada tivesse acontecido. Já não sei mais o que fazer, a situação é desesperadora e eu não sei a ajuda de qual profissional eu deveria procurar. Ela tem prejudicado as relações dela com todo mundo por conta disso. É a coisa mais difícil do mundo ver a minha mãe neste estado…

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Joaquim, podemos ajudar?

      Responder

  • Erika

    diz:

    Meu irmão tem 22 anos e de uns 3 meses pra cá tem agido de forma totalmente diferente do que ele é,fica o tempo todo muito calado,sentado no quarto sozinho olhando pro nada,e tbm muito agressivo de uma hora pra outra,tem falado coisas totalmente sem sentido,como por ex:que ele tá vendo coisas,que ele tem o poder de prever o futuro,que ele é a unica cura para a Pandemia entre outros delírios,ele mistura a realidade com coisas ireais,ele tem um caroço de nascença atrás da orelha e ele fala que esse caroço é o olho que tudo vê, não aceitou passar no psicólogo E nem tomar os remédios não sabemos como agir.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Erika, o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra, anotar tudo que vocês reparam do comportamento e discutir com o profissional para chegar a um diagnóstico do quadro dele. A pandemia infelizmente fez com que muitas pessoas tivessem uma piora do quadro de saúde mental. Ficamos à disposição caso queira agendar conosco, 11 98500-3238. Abraço

      Responder

  • Ana Carolina

    diz:

    Meu sogro teve covid passamos ele no psiquiatra e ele esta em surto psicótico .
    Esta tomando algumad medicações mas esta comecando a ficar agressivo . Como podemos agir diante disso ?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ana Carolina, se ele não tinha nada antes da COVID-19, ele fez algum exame clínico também? o ideal seria discutir com o médico para verificar se a medicação ou dosagem está adequada ou precisa de alguma alteração.

      Responder

  • Ola, meu nome é André lucas.
    Aos 51 anos meu pai teve o primeiro surto psicótico, e foi uns dos grandes pelo oque os médicos disseram, ele ta hospitalizado, os médicos disseram que o surto geralmente não aparece na idade dele, geralmente as pessoas na idade dele já estão no 2,3 ou 4 surto já, ele teve esse surto por causa de uma infecção, ainda no momento não sabemos a infecção que foi, porem já estão tratando do estado clinico dele também.
    a minha pergunta é, realmente o surto dele acaba logo apos tratar essa infecção?
    os médicos disseram que sim, por isso já entraram com antibiótico pra entre 3 ou 4 dias já passar a infecção
    Desde já obrigado, eu conseguir tirar muitas duvidas aqui no primeiro dia que meu pai foi internado, e as duvidas que foram tiradas aqui me deixou bastante confortado, porque como é a primeira vez que eu também passo por isso, eu fiquei desesperado, porem depois de pesquisar muito e acessar a pagina eu conseguir ir ficando mais tranquilo, agora é só esperar meu pai chegar em casa, seguir com os tratamentos certos e como ele não usar nenhum tipo de drogas e nem bebe bebidas alcoólicas se deus quiser não vai ter mais nenhuns surtos, porque pessoal, era difícil controlar meu pai no ápice do surto, meu medo era dele se matar, moramos em APT de 3 andares e ele ficava as vezes muito perto da varanda do quarto dele pra gritar e gritava muito.
    OBS. : Meu pai tem um problema serio no coração, ele é cardíaco, tem arritmia cardíaca, como ainda não sabemos o problema da infecção ao certo, os médicos acreditam que seja uma infecção urinaria, tomara que seja, porque eles temem bastante que sejam uma infecção na veia do vascular, porem a medica disse que pela experiencia dela essa infecção é urinaria.
    Obrigado novamente.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá André, Doenças hepáticas, problemas na tireoide, acidentes vasculares cerebrais (AVC), lúpus, sífilis, AIDS ou mesmo infecções simples podem causar esse tipo de sintoma, dependendo da condição clínica geral do paciente. “Não é raro em idosos, por exemplo, a primeira manifestação de um quadro infeccioso se dar por sintomatologia psicótica e alteração de comportamento. No entanto, nesses casos, o tratamento da causa elimina o sintoma psicótico.

      Responder

  • Lucas

    diz:

    Olá , me chamo Lucas , então andei dando uma olhada na postagem de vcs sobre surto psicótico , vamos lá: tenho 21 anos e fumo maconha diariamente desde os 16 , de um tempo pra cá notei q após fumar (não sempre mas as vezes ) sinto tremores intensos no corpo como se tivesse tremendo de frio isso desde o final de 2020 , queria saber se isso seria um indicador de surto psicótico ou de início de esquizofrenia, sei q o relato é superficial dms para uma conclusão mas gostaria de saber a opinião de vcs
    Pra situar : aos 17 pelo fim do fim do ano , iniciei um tratamento para TDA com o medicamento Venvanse , diário de segunda a sexta , tomo ele até hj q estou na universidade

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Lucas, infelizmente não temos como afirmar apenas pela sua fala, o ideal seria consultar um psiquiatra, o uso da medicação + a maconha, pode estar provocando algum tipo de transtorno mental, como a esquizofrenia, uma vez que existem inumeros estudos que confirmam que a maconha está atrelada ao desencadeamento da esquizofrenia.

      Responder

  • Hermes Teixeira de Souza

    diz:

    Boa tarde!! Meu filho de 22 anos, estudante de direito, não usa drogas nunca usou, não bebê está passando por isto parece ter um personagem junto dele em sua mente, e fica agressivo é muito ruim esta situação.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Hermes, pode ser outra questão de saúde mental não relacionada a dependência química, ele já se consultou com um psiquiatra?

      Responder

  • Stela Ferreira

    diz:

    Meu namorado estava com fanatismo na religião, saia para rua e se perdia, tentou se matar se jogando na frente de um carro. Me reconhecia, mas dizia que não era eu falando com ele, então chamei o SAMU, pelo estado que ele foi encontrado.
    Ele diz que lembra de tudo.. isso seria um surto psicótico?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Stela não dá para afirmar, ele consome algum tipo de chá na religião que ele segue? algumas seitas usam chás alucinógenos.

      Responder

  • Jordânia Barcelos

    diz:

    Meu filho tem tido comportamento estranho, às vezes euforia,isolamento social e até pensamentos de ser ou ter algo irreal. As redes sociais tem sido um fator que contribui para pensamentos estranhos. Não sei por onde começar estou sofrendo muito com isso.Pois desde pequeno percebi atitudes incomuns e a psicóloga me disse que nada havia de errado com ele e hoje vejo o quanto poderia ter se precavido se tivesse tido um diagnóstico precoce.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Jordânia, se você está em dúvida deveria consultar um psiquiatra, para que ele possa avaliar melhor seu filho e tirar as dúvidas, o que acha?

      Responder

  • Andreza

    diz:

    Minha mãe teve varios episódios de raiva extrema. nessa ultima vez foi bem pior ela ficou vários dias dizendo que as pessoas estavam armando planos para acabar com a vida dela. Então ela ficou hospitalizada por alguns dias com surto psicótico. Estamos aguardando a avaliação do psiquiatra. Será que tem chances de ser esquizofrenia?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Andreza, é difícil avaliar sem conhecer a paciente, mas precisa analisar se os exames dela estão ok, as vezes, alguma questão clínica, pode provocar esse tipo de comportamento, o ideal seria passar pela avaliação do psiquiatra, abraço

      Responder

  • AidaMohamed Ghadie

    diz:

    Meu pai tem 91anos, cardiaco, usa marca passos e surdez, ja nao ouve praticamente quase nada. De 1 mes para ca ele comecou ter surtos. Levei no neuro ele diagnosticou umAVC lado esquerdo do cerebro e que nao havia medicamentos que fizessem ele para de falar o tempo todo Ele acalmou mas hoje, repentinamente teve uma crise. Grita o tempo todo que estao o perseguindo e que o marca passos esta inchado, que profissional devo leva lo?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Aida, o melhor seria encaminhá-lo para um médico clínico para avaliar como está a saúde dele.

      Responder

  • Bianca Rodrigues Lima

    diz:

    Oiii eu tenho lupus e já tive surto psicótico em hospital quando estava internada ouvia vozes será que tem possibilidade ter eu ter outra crises ser sim ela vem quando minha doença lupus estar em atividade

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Bianca, sim algumas questões clínicas podem provocarrar o surto e alucionações, por isso, é importante ter acompanhamento médico.

      Responder

  • Janielson

    diz:

    Tenho um amigo que, do nada, grita a pessoa, chinga… Depois age como se nada tivesse acontecido. Ultimamente ele está passando por um momento econômico delicado e uma separação há 8 meses, mas ele já mostrava pequenos sinais desse comportamento já na adolescência. Hoje ele tem 26 anos e esses sinais pioraram.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Janielson, também poderia ser algum transtorno de personalidade, mas só uma avaliação psiquiátrica poderia verificar melhor o quadro, a crise pode acirrar o quadro.

      Responder

  • Jorge Jose

    diz:

    Ola , minha namorada teve um surto que começou em junho, e possivelmente continua ate hoje.
    Começou por terminar a relação, dizendo que descobriu um novo mundo e que eu não fazia parte do mesmo, depois acabou por se desconectar com a realidade, e quase que so voltou a ter contacto com o mundo depois de 2 meses, ela vive a base de medicamentos, mais ainda insiste a dizer que gosta de uma outra pessoa, e que as pessoas não entendem o seu chamado.

    A pergunta é, é normal um surto demorar tanto ?
    Estou preocupado.

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Jorge, os transtornos psicóticos duram de 1 dia até 1 mês, enquanto que, em casos mais severos, podem acompanhar o indivíduo por toda a vida. Por isso é importante buscar um psiquiatra a fim de realizar a avaliação do caso e iniciar seu tratamento.

      Responder

  • Graziela de Oliveira

    diz:

    Boa noite
    Meu filho tem esquisofrenia e faz uso de drogas que afeta mais ainda o problema dele
    Esse hospital e particular ou oferece tratamento gratuito ele piora a cada surto mesmo tomando a medicacao

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Graziela, somos um hospital privado e atendemos além de particular, vários planos de saúde, mas não somos credenciados ao SUS, caso precise de ajuda, seguem os nossos contatos (011) 99667-7454/(011) 99534-4287

      Responder

  • Simone Francisca Santana

    diz:

    Olá meu nome é Simone, minha irmã do nada começou a ficar triste chorosa, e a derrepente passou a falar coisas que não era verdade, chinga tds, falar que odeia nós da família, quinta feira ficou agressiva e tivemos que internar , ainda tá fazendo os exames , fez uma tomografia da cabeça e não deu nada oque pode ser?

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Simone, pelo seu relato não parece um surto, mas não sei se ela está em hospital geral, talvez veja se não é o caso de encaminhar para um hospital psiquátrico para investigação do quadro. Ficamos a disposição (011) 98657-4262/(011) 99534-4287

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter