Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Retaguarda Clínica

Suicídio entre idosos

Segundo o Relatório Global para Prevenção do Suicídio da Organização Mundial da Saúde, de 2014, o único feito até agora sobre este tema, as taxas mais altas de suicídio estão entre as pessoas acima dos 65-70 anos de idade. Ou seja: são justamente os mais velhos que mais chegam às vias de fato, tirando a própria vida. Em segundo lugar estão os adultos com idades entre os 30 a 49 anos. A SBBG informa ainda que 80 por cento dos idosos que cometem suicídio são homens.

Estes dados todos são muito mais do que simplesmente números. Indicam que existe a necessidade urgente de se tomar medidas práticas para atender estes idosos antes que eles se sintam tão pressionados, infelizes, solitários e depressivos que optam por tirar a própria vida.

De acordo com o médico geriatra Ulisses Cunha, a causa mais frequente deste ato desesperado é a depressão não diagnosticada, não tratada ou inadequadamente conduzida. Aproximadamente 70 por cento dos casos de suicídio nesta fase da vida podem ser atribuídos à depressão. As psicoses, demências e abuso de drogas como álcool também são apontadas como causas. Cunha esclarece ainda que em geral os idosos propensos a cometer um ato contra a própria vida dão pistas verbais ou de comportamento.

Existem, também, os suicidas passivo-crônicos, que são aqueles que cometem um suicídio lento, não claramente manifesto. Por exemplo: recusam alimentação, se negam a seguir prescrições médicas, deixam de tomar os remédios e, até mesmo, provocam quedas. O médico afirma que a forma mais eficaz de combater este mal é através do diagnóstico precoce da depressão e o tratamento da doença. E uma boa dose de carinho no tratamento com os idosos ajuda também muito, com certeza.

Fonte: Estúdio DC

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter