Saiba como identificar a Depressão Atípica - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

A depressão é uma condição que faz com que as pessoas sintam tristeza contínua e perdem o interesse pelas atividades que antes desfrutavam. Sintomas adicionais podem incluir isolamento social, sentimentos de desesperança e inutilidade, insônia (dificuldade em adormecer e/ou adormecer), diminuição do apetite com perda de peso, fadiga, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio. A depressão pode interferir na capacidade de realizar tarefas diárias. Também pode contribuir para uma ampla gama de problemas físicos e impactar negativamente os relacionamentos.

O que é depressão atípica?

A depressão atípica (também chamada de depressão maior com características atípicas) é um tipo específico de depressão em que os sintomas variam dos critérios tradicionais. Um sintoma específico da depressão atípica é uma melhora temporária do humor em resposta a eventos positivos reais ou potenciais. Isso é conhecido como reatividade do humor.

Quão comum é a depressão atípica?

A depressão é bastante prevalente, afetando aproximadamente 121 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar do nome, a depressão atípica é bastante comum, afetando 18 a 36% das pessoas com transtorno depressivo.

A depressão atípica tem pelo menos duas vezes mais chances de afetar mulheres do que homens. Além disso, a depressão atípica tende a começar mais cedo (na adolescência e no início dos 20 anos) e a durar mais (geralmente se tornando uma condição crônica) do que a depressão típica.

Quais são os sintomas da depressão atípica?

Além da reatividade do humor (descrita em “o que é depressão atípica”), as pessoas com depressão atípica apresentam pelo menos dois dos seguintes sintomas:

  • Aumento do apetite e / ou ganho de peso significativo;
  • Sonolência excessiva (hipersonia);
  • Sentimento pesado nos braços ou pernas (também chamado de paralisia com chumbo);
  • Reação intensa e maior sensibilidade a críticas ou rejeição, o que resulta em comprometimento social e do trabalho significativo.

Esses sintomas diferem dos sintomas típicos de depressão, que geralmente incluem perda de apetite e insônia (dificuldade em adormecer e/ou adormecer). Além disso, o humor das pessoas com depressão típica geralmente não melhora, mesmo quando coisas boas acontecem.

O que causa depressão atípica?

A ciência ainda não consegue explicar por que algumas pessoas experimentam depressão ou depressão atípica. No entanto, as teorias incluem:

  • Prejuízo do funcionamento dos neurotransmissores (substâncias químicas que transportam sinais cerebrais para outras partes do corpo) e / ou neurorreceptores (os “receptores” dos sinais);
  • A genética (ter um membro da família com transtornos do humor, incluindo transtorno bipolar e distimia [depressão a longo prazo] também pode contribuir para o desenvolvimento de depressão atípica;
  • Trauma;
  • Estresse.

Fatores de risco adicionais para o desenvolvimento de depressão atípica incluem:

  • Experiências negativas na infância;
  • Abuso emocional, físico ou sexual;
  • Doença significativa;
  • Luto após uma perda significativa;
  • História de abuso de substâncias.

Agora que já sabe como identificar, é importante saber que optar por uma instituição de referência em saúde mental — como o Hospital Santa Mônica — é essencial para auxiliar o paciente e seus familiares na superação desse problema. Ser criterioso na escolha do hospital é importante para garantir que todo o processo que envolve a internação para depressão seja focada na recuperação da saúde integral e da qualidade de vida.

Está enfrentando problemas relacionados à depressão? Busque ajuda para superar a doença: entre em contato com o Hospital Santa Mônica e conheça nossos tratamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos