Qual é a relação entre violência e drogas? - Hospital Santa Mônica

A dependência química provoca alterações no organismo de uma pessoa e elas se refletem em seus hábitos e comportamento. Quanto mais avançado for o grau dessa dependência, mais intensos tendem a ser os sinais de agressividade. Assim, violência e drogas estão geralmente associadas.

Para quem convive com um amigo ou familiar nessa situação, é possível tomar algumas atitudes que minimizam o atrito com a pessoa e ajudam a reduzir sua agressividade.

O mais importante, porém, é estabelecer uma relação de confiança e respeito com o dependente, de maneira que ele se abra e sinta seguro para pedir ajuda.

Além disso, o tratamento médico adequado é fundamental para uma recuperação eficaz. Os cuidados são complexos e podem envolver medicamentos, sessões de psicoterapia e internação nos casos mais graves. Por isso, é necessário buscar ajuda especializada para identificar a melhor forma de tratar esse mal.

A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a relação entre violência e drogas e sobre como minimizar crises ou reações explosivas de dependentes químicos.

Drogas provocam a violência?

O consumo abusivo de substâncias químicas alucinógenas ou entorpecentes altera as funções do organismo. Essas substâncias são capazes de mexer com emoções e potencializar sentimentos. Assim, tanto o seu uso quanto a sua falta podem provocar a agressividade de um dependente.

De acordo com o contexto social e familiar do indivíduo, essa agressividade pode tomar proporções maiores e se transformar em violência. Vale ressaltar que não se trata só do comportamento do dependente em relação às outras pessoas, mas também em relação a si mesmo, uma vez que ele pode acabar se ferindo durante suas crises.

Além disso, a violência aflorada pelo uso de drogas pode mascarar ainda um outro problema: o transtorno mental. Uma pessoa pode já ter alguma doença mental de base ou predisposição à agressividade. Ao consumir drogas, ela tem seu comportamento alterado pelas substâncias e seu quadro clínico pode se agravar.

Por isso, é importante investigar as causas reais do problema, reconhecer os gatilhos que levam às crises e eliminar gradualmente os motivos desse desequilíbrio. Nesse quesito, buscar ajuda especializada é muito importante para encontrar o diagnóstico e o tratamento adequados.

Existem ainda formas básicas de combater as explosões de raiva causadas pelo consumo excessivo de drogas. Veremos as principais delas no próximo tópico.

Como combater a agressividade de um dependente químico?

Cuidar de um dependente químico exige paciência e compreensão. Uma pessoa que abusa de substâncias entorpecentes muitas vezes entende que o comportamento agressivo a prejudica e causa sofrimento para as pessoas à sua volta.

No entanto, suas atitudes são conduzidas de maneira inconsciente pelos efeitos das drogas. Nos casos mais graves, o dependente pode até representar uma ameaça para si mesmo e para familiares e amigos.

Partir para o enfrentamento não é, em nenhuma hipótese, uma forma de conscientizá-lo sobre a importância de buscar o tratamento adequado.

O ideal é um trabalho de longo prazo por meio do qual o próprio paciente deve reconhecer o que precisa ser feito para vencer seu problema.

Agora que você compreende um pouco melhor a relação entre violência e drogas, está pronto para se aprofundar em outras questões relacionadas à dependência química. Não deixe de compartilhar sua experiência nos comentários e conte conosco para um tratamento médico especializado. Estamos prontos para ajudar!

2 respostas para “Qual é a relação entre violência e drogas?”

1. Meu marido usa maconha diariamente e bastante. E pelo menos uma vez por semana usa cocaina. Porém muitas vezes ele se explode comigo por qualquer coisa boba que eu tenha falado, seja na frente de outras pessoas. depois que todos vão ele fica me xingando e me humilhando querendo até quebrar as coisas mas ainda se segura. Isso não pode ser normal..esta tudo bem e de repente quer quebrar tudo e acaba magoando a pessoa que ama. Preciso de uma ajuda no que devo fazer?

1. Olá Alana o ideal seria agendar uma consulta com um psiquiatra e interná-lo para um tratamento, mas é importante que ele queria isso ajuda muito na condução do tratamento.