Os 10 principais motivos pelos quais você deve sorrir todos os dias - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Neste dia 06 de novembro, Dia Nacional do Riso, vamos entender quais são os benefícios do riso ou sorriso para a saúde mental das pessoas. Muitos veem o sorriso simplesmente como uma resposta involuntária a coisas que lhe trazem alegria ou risos. Embora essa observação seja certamente verdadeira, o que a maioria das pessoas esquece é que sorrir pode ser tanto uma resposta voluntária quanto uma escolha consciente e poderosa.

Inúmeros estudos científicos confirmaram que um sorriso genuíno é geralmente considerado atraente para outras pessoas ao nosso redor. Outros estudos lançaram luz sobre como o ato de sorrir pode elevar o seu humor e o humor das pessoas ao seu redor.

Foi encontrada uma forte ligação entre boa saúde, longevidade e sorriso. Mais importante ainda, os estudos mostraram que apenas o ato de sorrir (fazer as formas e movimentos faciais físicos), seja o resultado de uma alegria real ou um ato, pode ter benefícios de curto e longo prazo para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Ainda não está convencido? Aqui estão os 10 principais motivos pelos quais você deve fazer um esforço consciente para sorrir todos os dias:

1 – Sorrir nos torna atraentes

Somos naturalmente atraídos por pessoas que sorriem. Existe um fator de atração física real ligado ao ato de sorrir. Não é de surpreender que expressões faciais mais severas ou negativas, como carranca, carranca e caretas, na verdade funcionem de maneira oposta, afastando as pessoas. Em vez disso, use o poder de atração do seu sorriso para atrair as pessoas.

2 – Sorrir alivia o estresse

O estresse pode permear todo o nosso ser e pode realmente aparecer em nossos rostos. Sorrir não só ajuda a evitar que pareçamos cansados, abatidos e sobrecarregados no trabalho, mas também pode ajudar a reduzir o estresse.

Acredite ou não, sorrir pode reduzir o estresse, mesmo que você não tenha vontade de sorrir! Quando estiver estressado, reserve um tempo para sorrir. Você e aqueles ao seu redor colherão os benefícios.

3 – Sorrir eleva nosso humor

Da próxima vez que estiver se sentindo deprimido, tente sorrir. Há uma boa chance de que seu humor mude para melhor. Sorrir pode enganar o corpo para ajudá-lo a elevar seu humor, porque o ato físico de sorrir, na verdade, ativa mensagens neurais em seu cérebro.

Um simples sorriso pode desencadear a liberação de neuropeptídios que aumentam a comunicação neural, bem como neurotransmissores que aumentam o humor, como a dopamina e a serotonina. Pense em sorrir como um antidepressivo natural.

4 – Sorrir é Contagioso

Quantos sorrisos foram descritos como tendo o poder de iluminar a sala? Embora seja certamente um sentimento lindo, ele carrega uma pitada de verdade. Sorrir não só tem o poder de elevar o seu humor, mas também pode mudar o humor de outras pessoas e tornar as coisas mais felizes.

A parte do cérebro responsável por controlar a expressão facial do sorriso é uma área de resposta automática inconsciente. O que significa que sorrir pode ser completamente inconsciente, especialmente quando se trata do nosso hábito de imitar o sorriso de outra pessoa. Sim, está cientificamente comprovado que sorrisos são “contagiosos!”

5 – Sorrir estimula seu sistema imunológico

Sorrir também pode melhorar sua saúde geral. O ato de sorrir realmente ajuda o sistema imunológico humano a funcionar de maneira mais eficaz. Acredita-se que quando você sorri, a função imunológica melhora porque você está mais relaxado (graças à liberação de certos neurotransmissores).

Além de tomar cuidados como lavar as mãos, por que não tentar prevenir o resfriado e a gripe sorrindo?

6 -Sorrir reduz sua pressão arterial

Quando você sorri, há uma redução mensurável em sua pressão arterial. Experimente se você tiver um monitor de pressão arterial em casa. Sente-se por alguns minutos e faça uma leitura. Em seguida, sorria por um minuto e faça outra leitura, ainda sorrindo. Você percebe a diferença?

7 – Sorrir nos faz sentir bem

Estudos têm mostrado que sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina. Juntos, esses três neurotransmissores nos fazem sentir bem da cabeça aos pés. Esses produtos químicos naturais não apenas elevam o seu humor, mas também relaxam o corpo e reduzem a dor física. Sorrir é uma droga natural.

8 – Sorrir faz você parecer mais jovem

O sorriso não só pode torná-lo mais atraente, como também pode torná-lo mais jovem. Os músculos que usamos para sorrir também levantam o rosto, fazendo a pessoa parecer mais jovem. Portanto, em vez de optar por um lifting, tente sorrir durante o dia – você terá uma aparência mais jovem e se sentirá melhor.

9 – Sorrir faz você parecer bem-sucedido

Estudos têm mostrado que pessoas que sorriem regularmente parecem mais confiantes, são mais propensas a serem promovidas e são mais abordadas. Experimente sorrir em reuniões e compromissos de negócios. Você pode descobrir que as pessoas reagem a você de maneiras diferentes.

10 – Sorrir ajuda você a se manter positivo

Faça este teste: Sorria. Agora tente pensar em algo negativo sem perder o sorriso. É difícil, não é?

Mesmo quando um sorriso parece não natural ou forçado, ele ainda envia ao cérebro e, em última instância, ao resto do nosso corpo a mensagem de que “A vida é boa!” Fique longe da depressão, do estresse e das preocupações sorrindo.

Fonte: https://www.verywellmind.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos