Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

O que leva ao abuso de drogas?

O chamado abuso de drogas, abrange mau uso de uma série de substâncias que alteram a mente. Pode ter um grave impacto sobre o seu funcionamento, bem como a sua saúde física. O abuso de substâncias ou uso indevido é formalmente definido como o uso continuado de qualquer substância que altera a mente, que afeta negativamente a saúde física e mental da pessoa, situação social e responsabilidades. O exagero na bebida alcoólica é a forma mais comum de abuso de substâncias, mas qualquer droga, incluindo heroína, cocaína, crack e maconha, entra nesta categoria, assim como o uso indevido de cola e aerossóis como inalantes.

O abuso de substâncias também pode incluir fumar cigarros ou beber quantidades excessivas de café. Embora não sejam estritamente uma forma de abuso de substâncias, os transtornos alimentares, como a bulimia nervosa, ou o jogo patológico (ter problemas com bingo ou máquinas de vídeo poker) também são transtornos da impulsividade que guardam semelhança com o uso indevido de substâncias.

A maioria das formas de abuso pode dar uma sensação temporária de bem-estar, de alívio e de que o usuário está no controle do hábito, mas todos eles podem, em última análise, prejudicar a sua saúde. As formas mais graves de abuso de substâncias são normalmente tratadas por serviços de reabilitação de drogas e álcool especializadas, como o Serviço que o Hospital Santa Mônica oferece. Para as pessoas com problemas de saúde mental, que também são usuários de substâncias, a equipe de saúde mental normalmente estimula o paciente a complementar seu tratamento procurando um profissional especializado para obter ajuda. Há também muita coisa que você pode fazer para ajudar a si mesmo.

O que leva ao abuso de substâncias?

Há muitas razões pelas quais você pode começar a usar qualquer uma dessas substâncias. Você pode começar por causa da curiosidade, rebeldia ou devido a influência de colegas. Você pode achar a experiência agradável e querer repeti-la. Isso pode começar quando você está se sentido infeliz ou estressado ou quando estiver tentando lidar com problemas em sua vida. Drogas, álcool, nicotina, solventes e até mesmo abusar de alimentação inadequada podem começar como desculpa para ajudá-lo em tempos difíceis. Mas os sentimentos de alívio são apenas temporários e, como os problemas não desaparecem, você pode passar a usar mais e mais essas substâncias e com isso, surge o risco de se tornar dependente deles – o que por si cria novos problemas.

Tipos de drogas

Podem ser divididos de acordo com o principal efeito que têm sobre os usuários:

– Estimulantes

Os estimulantes incluem cafeína e tabaco, bem como as anfetaminas, esteroides anabolizantes, anfetaminas alucinógenas (ecstasy), cocaína e crack. Eles atuam sobre o sistema nervoso central e aumentam a atividade cerebral. Os usuários geralmente se sentem mais confiantes e em alerta, são capazes de ficar acordados por mais tempo e podem realizar tarefas físicas por um longo período de tempo sem sentir o cansaço.

Altas doses podem causar nervosismo e ansiedade. Estimulantes também podem causar sentimentos temporários de paranoia ou mesmo psicoses mais graves.

– Depressivos

Estes incluem tranquilizantes, ansiolíticos, remédios para dormir ou produtos domésticos como solventes, colas, aerossóis e gases. Depressivos atuam sobre o sistema nervoso central e desaceleram a atividade cerebral. Relaxam, fazendo você se sentir menos tenso e ansioso, mas, ao mesmo tempo prejudicam a atividade física e mental e diminuem o autocontrole. Podem deprimir a sua respiração e batimentos cardíacos, levando à morte eventualmente.

– Analgésicos

Alguns analgésicos podem causar sérios problemas se usados sem ajuda e critério médico. Entre estes se incluem heroína, ópio, petidina e codeína. Fazem os usuários se sentirem menos sensíveis a emoção e a dor física e produzirem sentimentos de conforto e contentamento.

– Alucinógenos

Dentre estes se incluem maconha (cannabis), LSD, cogumelos e muitos outros. Alucinógenos agem sobre a mente, aumentando sensações e distorcendo a maneira como os usuários veem e ouvem as coisas por exemplo.

Vale aqui destacar um pouco mais sobre dois assuntos:

– Nicotina

Você pode fumar tabaco para ajudar a relaxar ou você pode sentir que fumar ajuda a lidar com o estresse, mas os efeitos do tabagismo na saúde são muito graves. Fumar por longo período provoca câncer, doenças cardíacas e pulmonares e também prejudica a saúde de outras pessoas que estão expostas à fumaça do cigarro.

– Solventes

O abuso de solventes (normalmente substâncias voláteis) é a inalação de vapores de produtos domésticos comuns, a fim de obter uma sensação alucinógena. O famoso lança perfume ou cheirinho da loló são preparados comuns. Mas os produtos que podem ser inalados para dar “barato” incluem recargas para isqueiros (gás butano); aerossóis (nos quais o agente propulsor, muitas vezes, butano, que é inalado); colas, tintas e adesivos (cheirar cola), e até mesmo gasolina e outros combustíveis.

Produtos químicos mais voláteis atuam como depressivos, desaceleram a atividade do cérebro e fazem com que os usuários se sintam mais relaxados e menos tensos e ansiosos. Também prejudicam a atividade física e mental e diminuem o autocontrole. O uso prolongado de solventes e de substâncias voláteis pode resultar em danos para o cérebro, fígado e rins.

– Conheça nosso portal sobre a unidade de dependência química e fique por dentro de nossos serviços

Fonte – Unidade de Dependência Química do Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation. Colaboração Dr Cláudio Duarte, CRM 90215, psiquiatra do Hospital

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter