O que leva ao abuso de drogas?

O chamado abuso de drogas, abrange mau uso de uma série de substâncias que alteram a mente. Pode ter um grave impacto sobre o seu funcionamento, bem como a sua saúde física. O abuso de substâncias ou uso indevido é formalmente definido como o uso continuado de qualquer substância que altera a mente, que afeta negativamente a saúde física e mental da pessoa, situação social e responsabilidades. O exagero na bebida alcoólica é a forma mais comum de abuso de substâncias, mas qualquer droga, incluindo heroína, cocaína, crack e maconha, entra nesta categoria, assim como o uso indevido de cola e aerossóis como inalantes.

O abuso de substâncias também pode incluir fumar cigarros ou beber quantidades excessivas de café. Embora não sejam estritamente uma forma de abuso de substâncias, os transtornos alimentares, como a bulimia nervosa, ou o jogo patológico (ter problemas com bingo ou máquinas de vídeo poker) também são transtornos da impulsividade que guardam semelhança com o uso indevido de substâncias.

A maioria das formas de abuso pode dar uma sensação temporária de bem-estar, de alívio e de que o usuário está no controle do hábito, mas todos eles podem, em última análise, prejudicar a sua saúde. As formas mais graves de abuso de substâncias são normalmente tratadas por serviços de reabilitação de drogas e álcool especializadas, como o Serviço que o Hospital Santa Mônica oferece. Para as pessoas com problemas de saúde mental, que também são usuários de substâncias, a equipe de saúde mental normalmente estimula o paciente a complementar seu tratamento procurando um profissional especializado para obter ajuda. Há também muita coisa que você pode fazer para ajudar a si mesmo.

O que leva ao abuso de substâncias?

Há muitas razões pelas quais você pode começar a usar qualquer uma dessas substâncias. Você pode começar por causa da curiosidade, rebeldia ou devido a influência de colegas. Você pode achar a experiência agradável e querer repeti-la. Isso pode começar quando você está se sentido infeliz ou estressado ou quando estiver tentando lidar com problemas em sua vida. Drogas, álcool, nicotina, solventes e até mesmo abusar de alimentação inadequada podem começar como desculpa para ajudá-lo em tempos difíceis. Mas os sentimentos de alívio são apenas temporários e, como os problemas não desaparecem, você pode passar a usar mais e mais essas substâncias e com isso, surge o risco de se tornar dependente deles – o que por si cria novos problemas.

Tipos de drogas

Podem ser divididos de acordo com o principal efeito que têm sobre os usuários:

– Estimulantes

Os estimulantes incluem cafeína e tabaco, bem como as anfetaminas, esteroides anabolizantes, anfetaminas alucinógenas (ecstasy), cocaína e crack. Eles atuam sobre o sistema nervoso central e aumentam a atividade cerebral. Os usuários geralmente se sentem mais confiantes e em alerta, são capazes de ficar acordados por mais tempo e podem realizar tarefas físicas por um longo período de tempo sem sentir o cansaço.

Altas doses podem causar nervosismo e ansiedade. Estimulantes também podem causar sentimentos temporários de paranoia ou mesmo psicoses mais graves.

– Depressivos

Estes incluem tranquilizantes, ansiolíticos, remédios para dormir ou produtos domésticos como solventes, colas, aerossóis e gases. Depressivos atuam sobre o sistema nervoso central e desaceleram a atividade cerebral. Relaxam, fazendo você se sentir menos tenso e ansioso, mas, ao mesmo tempo prejudicam a atividade física e mental e diminuem o autocontrole. Podem deprimir a sua respiração e batimentos cardíacos, levando à morte eventualmente.

– Analgésicos

Alguns analgésicos podem causar sérios problemas se usados sem ajuda e critério médico. Entre estes se incluem heroína, ópio, petidina e codeína. Fazem os usuários se sentirem menos sensíveis a emoção e a dor física e produzirem sentimentos de conforto e contentamento.

– Alucinógenos

Dentre estes se incluem maconha (cannabis), LSD, cogumelos e muitos outros. Alucinógenos agem sobre a mente, aumentando sensações e distorcendo a maneira como os usuários veem e ouvem as coisas por exemplo.

Vale aqui destacar um pouco mais sobre dois assuntos:

– Nicotina

Você pode fumar tabaco para ajudar a relaxar ou você pode sentir que fumar ajuda a lidar com o estresse, mas os efeitos do tabagismo na saúde são muito graves. Fumar por longo período provoca câncer, doenças cardíacas e pulmonares e também prejudica a saúde de outras pessoas que estão expostas à fumaça do cigarro.

– Solventes

O abuso de solventes (normalmente substâncias voláteis) é a inalação de vapores de produtos domésticos comuns, a fim de obter uma sensação alucinógena. O famoso lança perfume ou cheirinho da loló são preparados comuns. Mas os produtos que podem ser inalados para dar “barato” incluem recargas para isqueiros (gás butano); aerossóis (nos quais o agente propulsor, muitas vezes, butano, que é inalado); colas, tintas e adesivos (cheirar cola), e até mesmo gasolina e outros combustíveis.

Produtos químicos mais voláteis atuam como depressivos, desaceleram a atividade do cérebro e fazem com que os usuários se sintam mais relaxados e menos tensos e ansiosos. Também prejudicam a atividade física e mental e diminuem o autocontrole. O uso prolongado de solventes e de substâncias voláteis pode resultar em danos para o cérebro, fígado e rins.

– Conheça nosso portal sobre a unidade de dependência química e fique por dentro de nossos serviços

Fonte – Unidade de Dependência Química do Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation. Colaboração Dr Cláudio Duarte, CRM 90215, psiquiatra do Hospital