Ideação suicida: qual a relação do uso combinado de álcool e cocaína? - Hospital Santa Mônica

O consumo de drogas aumentou consideravelmente nos últimos anos. Jovens e adultos utilizam essas substâncias para se divertir e fugir dos problemas do cotidiano, sendo que alguns, inclusive, fazem o uso combinado de diferentes drogas e o álcool. Nesse sentido, devemos destacar a ideação suicida, que nada mais é do que a representação mental sobre como acabar com a própria vida.

Em outras palavras, é o desejo e a intenção de se matar. O número de problemas causados pelo uso combinado de diferentes substâncias é um dos principais causadores de problemas. Além disso, podemos classificá-la como um dos comportamentos suicidas mais graves.

Nesse contexto, preparamos este post para que você possa compreender a relação do uso combinado de álcool e cocaína. Não deixe para depois!

Qual a relação do uso combinado de álcool e cocaína?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos. Além disso, infelizmente, há um caso de suicídio a cada 40 segundos.

Contudo, várias dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Isso acontece porque, normalmente, o suicídio é o final de um processo gerado por transtornos mentais ou pelo uso abusivo de álcool e drogas.

Segundo estudo realizado pelo National Institute of Mental Health, o uso combinado de álcool e cocaína pode sinalizar indivíduos propensos a cometer suicídio. O órgão observou isso ao analisar 874 pacientes suicidas que chegavam a diversos prontos-socorros com triagem positiva para ideação suicida.

No estudo, foi observado o abuso de diversas substâncias, mas apenas a associação do álcool e da cocaína mostrou-se significativa para incrementar o número de tentativas de suicídio.

Durante as entrevistas, 5% dos pacientes declararam fazer o uso concomitante das duas substâncias. É válido ressaltar que esses pacientes apresentaram uma possibilidade 39% maior de chances de vir a pensar em suicídio em comparação às pessoas que não faziam o uso de álcool e cocaína.

E a relação com a ideação suicida?

O uso combinado de álcool e cocaína pode ser indicativo de alta probabilidade que o paciente desenvolva ideação suicida, segundo estudos realizados com pacientes que tentaram se suicidar e, após falharem, foram atendidos em prontos-socorros. Os pesquisadores identificaram que o uso de álcool não apresentou nenhuma relação com o aumento das tentativas de suicídio, enquanto o uso de cocaína teve uma relação significativa.

Contudo, o consumo associado dessas duas substâncias foi diretamente conectado a inúmeras pessoas com ideação suicida. Em outras palavras, a ideação suicida deve ser acompanhada de perto, pois essa é a única maneira de garantir que ela não se torne um problema ainda mais grave.

Quais os sinais de alerta entre a dependência e o suicídio?

É preciso deixar claro que existem alguns sinais aos quais precisamos ficar atentos e que possibilitam a resolução dos problemas. A união entre problemas de saúde mental, uso de drogas e suicídio também está ligada a sintomas de isolamento, mudanças de comportamento e declarações em tom de despedida ou que evidenciem uma vontade de morrer — inclusive nas redes sociais.

A falta de planos para o futuro e a tentativa de não deixar nenhum tipo de problema ou “dor de cabeça” para a família também merece a devida atenção. Deve-se avaliar também outros sintomas, como:

• histórico de suicídio na família;
  • fato de a pessoa viver sozinha;
  • grandes perdas econômicas;
  • perdas de status social;
  • falecimento do cônjuge, divórcio dos pais ou afastamento de amigos;
  • vulnerabilidade social.

A ideação suicida tem uma forte conexão com o consumo combinado de álcool e cocaína. Esse é um dos motivos pela qual o problema cresce cada vez mais dentro desta geração. Agindo de forma proativa e ficando atento aos sinais apresentados, é possível encontrar soluções e salvar vidas.

Este post foi útil para você? Então, para ter acesso a todos os nossos conteúdos sobre saúde mental, assine nossa newsletter gratuita e receba os novos posts diretamente no seu e-mail.