Hospital Santa Mônica de SP conquista selo de excelência em qualidade e segurança ONA 3

O Hospital Santa Mônica de São Paulo, com mais de 54 anos de atividades, referência em saúde mental infantojuvenil e adulto, acaba de receber o certificado que atesta o nível de excelência e padrão de qualidade ONA 3 da Organização Nacional de Saúde.

Um hospital psiquiátrico com nível de excelência desempenha um papel fundamental no cuidado e tratamento de pacientes com transtornos mentais e dependência química.

Primeiramente, contar com um hospital no nível de excelência do Santa Mônica é essencial para a qualidade, segurança e bem-estar dos pacientes, uma vez que está projeto para fornecer um ambiente adequado e livre de riscos, com medidas de segurança precisas para prevenir a ocorrência de episódios de violência ou autoagressão.

Em segundo lugar, a qualidade da equipe profissional é um fator crucial para a eficácia do tratamento psiquiátrico. Um hospital de excelência conta com médicos psiquiatras, clínicos, infectologista, nutrólogo, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais treinados e experientes em saúde mental. Essa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para proporcionar um cuidado integral e holístico, considerando não apenas a condição mental do paciente, mas também seu contexto social, emocional e físico.

Outro ponto importante é o atendimento humanizado e individualizado, com acesso a um leque diversificado de abordagens terapêuticas e tratamentos. Um hospital de excelência, como o Santa Mônica, oferece uma variedade de terapias, como terapia cognitivo-comportamental, terapia de grupo, terapia familiar, terapias expressivas (como arteterapia e musicoterapia), além de uma farmácia clínica 24h preparada para dispensar os medicamentos psiquiátricos e clínicos. Essa diversidade de opções permite que o tratamento seja personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

Além disso, a infraestrutura e os recursos disponíveis em um hospital psiquiátrico de excelência também são fundamentais. Acesso a tecnologias modernas, salas de terapia, incluindo para pacientes com TEA – Transtorno do Espectro Autista, laboratório de análises clínicas, eletroconvulsoterapia e ambientes terapêuticos adequados para oferecer o melhor tratamento possível.

Por fim, um hospital psiquiátrico com nível de excelência desempenha um papel importante na desconstrução do estigma em torno dos transtornos mentais. Ao oferecer serviços de qualidade, demonstra-se que as condições mentais são tratáveis ​​e que é possível ter uma vida plena e saudável mesmo após um episódio psiquiátrico. E isso é comprovado por meio dos inúmeros depoimentos de pacientes que buscaram ajuda e hoje levam uma vida em equilíbrio.